A escolha do design ideal para um vídeo em Motion Graphics ou Animação 2D pode ser a diferença para um projeto de sucesso. Mas esta decisão não é uma simples questão visual, de aparência ou gosto. A escolha do design de um vídeo está na essência de seu funcionamento.
Com a palavra, Steve Jobs:
“Design is a really loaded word. I don’t know what it means. So we don’t talk a lot about design around here, we just talk about how things work. Most people think it’s about how they look, but it’s about how they work” – Steve Jobs
Em outras palavras, o design de um vídeo reflete a sua lógica interna, a forma como será percebido, mais do que meramente princípios de beleza ou harmonia.
Mas e então, como decidir o design ideal para um vídeo? E quais as opções?
Aqui na Matilde Filmes já foram mais de 10 anos de experiência e inúmeros projetos em Motion Graphics, e não nos cansamos de aprender a cada dia. Assim, listamos aqui as tendências que achamos mais interessantes e promissoras, para você se inspirar e fazer as escolhas mais inteligentes.
Então acompanhe este artigo imperdível até o final!
Mas vamos começar pelo começo: o que é Motion Graphics?
Para quem está chegando agora, de maneira bem simplificada, Motion Graphics é dar vida ao design gráfico por meio da animação, ou seja, quando elementos – como círculos, linhas, retângulos, textos, mapas, setas, ícones, etc – movem-se no tempo e no espaço da tela para contar uma história.
Por outro lado, com o avanço da técnica e dos softwares de Motion Graphics, cada vez mais estão disponíveis no arsenal efeitos em 2D, 3D, partículas, entre outras opções pra lá de high-tech.
Mas o que poucos se dão conta é que o Motion Graphics é um recurso quase tão antigo quanto o próprio cinema, e aos poucos se tornou uma das tendências mais marcantes da produção audiovisual atual.
E por que Motion Graphics faz tanto sucesso?
É que com Motion Graphics é possível dar vida a histórias com praticamente qualquer finalidade, com custos relativamente reduzidos (se comparado a animações tradicionais ou a gravações de cenas reais) e ainda com a possibilidade de transmitir informações de maneira extremamente clara e com alto valor percebido.
Assim, está presente em aberturas de filmes, em Vídeos Institucionais, Explicativos, Vídeos de Treinamento, Propagandas, Conteúdos para Marketing e muitos outros exemplos.
Vamos a elas: as 17 tendências dos Vídeos em Motion Graphics
Agora que você já está por dentro do que é Motion Graphics e por que esta técnica tem sido tão usada atualmente, vamos falar um pouco sobre as grandes tendências que identificamos.
É válido lembrar que, embora o Motion Graphics seja uma técnica com vida própria, muitos dos estilos e conceitos possuem paralelo com design sem movimento, arquitetura, design de objetos, design de aplicativos e das artes visuais em geral.
Então confira abaixo!
1. Realismo ou Skeumorfismo
O QUE É?
O Skeumorfismo, ou realismo, é talvez a forma mais intuitiva no mundo do design, pois se trata de transpor o mundo real de três dimensões para telas de duas dimensões de maneira relativamente fidedigna. Isso significa uso de sombras, efeitos de iluminação, pontos de fuga e formas que lembram o mundo real.
Esta tendência foi muito importante nos primórdios do design digital, justamente por facilitar o entendimento para leigos.
Quando, por exemplo, o Windows lançou a sua primeira versão na década de 80, o ícone para a lixeira era uma lixeira que lembrava uma lixeira real. Nas versões do Windows para desktop este padrão ainda permanece até hoje. Da mesma maneira, a lupa do Photoshop foi representada como uma lupa realista.
CARACTERÍSTICAS:
Grande uso de sombreamento, iluminação, texturas realistas, ponto de fuga, reflexos e efeitos que imitam a profundidade do mundo real.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Possibilidade de impressionar a audiência com concepções visuais de alto valor percebido, por poder envolver técnicas avançadas de computação gráfica, partículas, iluminação e até true 3D.
- Por trabalhar com imagens que são familiares ao cotidiano dos usuários, a associação com o mundo físico é direta.
- Foi muito importante para as primeiras aplicações digitais, pois o público era em grande parte leigo e precisava de referências claras do mundo físico.
2. Estilo 3D
O QUE É?
Uma extensão do estilo realista é a Animação 3D, que surgiu na década de 1990. Atualmente, softwares de Motion Graphics, como o Adobe After Effects, incluíram módulos de 2.5D e de 3D, os quais possibilitam que os elementos reajam de maneira orgânica a câmeras e fontes de luz, com reflexos e sombras altamente realistas. Nos últimos anos passou a ser possível inclusive importar objetos 3D diretamente para o After Effects, para máximo nível de realismo.
CARACTERÍSTICAS:
Alto padrão de fidelidade em relação à realidade, com sombras, reflexos, iluminação e texturas realistas. Além disso, movimentos de câmera que lembram filmes de Hollywood normalmente são utilizados.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Facilidade de entendimento: é possível mostrar imagens que representam a realidade de maneira muito fiel.
- Animações 3D conferem status: é sabido pelo grande público que animações 3D dão mais trabalho e em geral representam um investimento várias vezes maior do que outras técnicas de animação, por isso quando esta técnica é utilizada confere status instantâneo ao projeto e à empresa.
3. Flat Design
O QUE É?
Uma revolução em relação aos estilos realistas, a premissa aqui não é tão intuitiva, porém é poderosa: se os usuários já estão familiarizados com o ambiente virtual, não precisam mais de ícones e imagens realistas, nem de todas aquelas sombras, degradês e efeitos de iluminação. Todos estes elementos passam a ser vistos como “sujeira” ou “ruído”.
As origens deste estilo chapado e simplificado de design remontam à famosa Escola de Design Suíça, das décadas de 40 e 50, mas atingiu o mainstream apenas a partir do final da década de 2000, com o lançamento do Windows Phone 7 e do Zune Media Player, ambos no estilo Flat Design.
É importante entender que o Flat Design está para o Realismo assim como o meteoro está para os dinossauros. Sim, uma mudança de proporções sísmicas atingiu todo o mundo do design e de repente as amarras do mundo real foram cortadas.
Entramos no mundo puro do digital e, como veremos a seguir, diversos estilos são desdobramentos desta mudança inicial. Desta maneira, entender a profundidade desta mudança no imaginário coletivo é crucial para perceber o contexto atual das artes visuais na era digital.
CARACTERÍSTICAS:
Em resumo, este modelo é caracterizado pela ausência de efeitos como sombra, luz e profundidade. Usa cores sólidas, sem degradês, valoriza espaços negativos ou vazios e fontes sem serifas. Ou seja, tudo que não é essencial deve ser descartado.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Mais clareza e elegância.
- Transmite a ideia de algo moderno e inovador.
- Tende a ter um custo mais atrativo.
4. Flat Design Long Shadow
O QUE É?
Com a grande inovação do estilo Flat Design, houve uma espécie de corrida pelo ouro e designers de todo o mundo passaram a recomendar e a utilizar o novo estilo.
Porém, ao usá-lo em excesso e também por o estilo ter uma natureza restritiva, as peças passaram a ficar saturadas e até mesmo repetitivas. Desta maneira, não demoraram a surgirem elementos do antigo realismo, trazendo de volta uma certa profundidade às composições, ainda que o ambiente como um todo permanecesse chapado.
O estilo Long Shadow surge nesse contexto e consiste basicamente em uma sombra diagonal com linhas paralelas, dando uma “ideia” de algo tridimensional à composição chapada, e uma maior liberdade para representar reflexos e sombras em geral.
CARACTERÍSTICAS:
Esta abordagem consiste em adicionar sombras alongadas aos elementos da composição chapada, conferindo-lhes profundidade, sem perder o conceito original do Flat Design. Além disso, uma maior liberdade para representar sombras e iluminação.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Todas as vantagens do Flat Design.
- Agrega um toque de estilo realista, gerando mais impacto visual.
5. Flat Design com Degradê
O QUE É?
Seguindo o mesmo raciocínio do Long Shadow, o acréscimo do degradê é mais uma tentativa de devolver um pouco de impacto visual ao conceito restritivo do Flat Design. Aqui, ao invés da profundidade da sombra, agregou-se um degradê, que pode ser aplicado aos objetos da composição ou ao fundo.
O estilo Flat Design com Degradê tem sido mais uma verdadeira febre e designers de todo mundo o aplicam para empresas de todos os portes. Marcas como Oi e Instagram, por exemplo, atualizaram a sua identidade visual para a nova tendência.
CARACTERÍSTICAS:
Nesta abordagem, cores sólidas e chapadas que predominavam no estilo Flat dão lugar ao uso de gradiente ou degradê. Além disso, quando o fundo é que tem o degradê, a iconografia tende a ser em linhas.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- A junção de duas ou mais cores nesse estilo é capaz de criar uma aparência mais única e moderna, aumentando lembrança da marca.
- Além disso, como na natureza não existem cores totalmente planas, o uso de gradiente tende a tornar as composições mais orgânicas e confortáveis para o olho humano.
6. Isométrico
O QUE É?
O estilo Isométrico não é exatamente novo na praça, já sendo usado desde final do século XIX para representar objetos do mundo real em planos, ou em bom português: desenhos técnicos.
Sabe aquele cubo que você desenhava quando era criança? Então, é isso.
Porém, atualmente este estilo ganhou ares modernos ao representar, não objetos realistas, mas ícones de um contexto de Flat Design. Assim, ainda que este estilo remonte a mais de 100 anos de história, é associado a uma tendência bem moderna de composição, à medida que foi atualizado pelos designers de todo mundo.
CARACTERÍSTICAS:
A perspectiva isométrica mantém as mesmas escalas para altura, largura e comprimento do objeto a partir de um eixo. Isso significa que embora estejam representadas as três dimensões o objeto não pode ser visto por um ângulo aleatório, mas sempre estar de frente para um dos eixos.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Ao simular objetos em 3D, o estilo isométrico passa o sinal de algo com maior valor agregado e gera o famoso efeito “wow”, sem os custos excessivos do True 3D, já que na verdade cada objeto em geral é apenas uma ilustração em duas dimensões que se move pela tela como um objeto qualquer do Motion Graphics.
- Sendo um estilo usado em ambiente de Flat Design, mantém as vantagens daquele estilo, em termos de simplicidade, elegância e custo atrativo.
7. Minimalismo
O QUE É?
Quem nunca ouviu a famosa expressão: “menos é mais”? Esta é umas das principais premissas do minimalismo, movimento estético, cultural e científico que surgiu no século 20 e se tornou uma das principais correntes de design de todos os tempos.
Você deve estar se perguntando: “mas então, qual a diferença entre o minimalismo e o estilo Flat Design? ” É simples! Apesar de parecidos, o estilo minimalista não precisa necessariamente apresentar o aspecto plano e chapado do Flat Design. Ele precisa apenas ser simples.
Assim, para representar os Beatles, no Flat Design em geral serão feitas imagens iconográficas, enquanto no minimalismo a tendência é um estêncil, veja:
“Beatles no estilo Flat Design Long Shadow”
“Beatles no estilo Minimalista”
CARACTERÍSTICAS:
Utilização de elementos essenciais, abusando dos espaços vazios e das tipografias grandes e limpas.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Facilidade e custo de produção.
- Informações transmitidas de maneira clara e direta.
- Tendência tem ares de sofisticação, por ser identificada com um design de certa forma retrô.
8. Flat Design Linhas Finas
O QUE É?
A linha é um elemento crucial no design, podendo ser utilizada para decorar, ilustrar, dividir, ligar, representar.
Porém, no caso do estilo Flat Design Linhas Finas, as linhas deixam de ser apenas um ornamento e passam a exercer papel de protagonismo.
Esta é mais uma grande tendência que se desdobra da revolução do Flat Design, porém desta vez a intenção não é devolver elementos próprios do realismo, mas sim dar um passo a mais na direção do digital, através da inserção da linha, um elemento que não se encontra na natureza. Assim, os objetos possuem contornos marcados e muitas vezes prescindem de preenchimento.
Muitas empresas têm adotado este estilo, uma delas é o Dropbox, dentro de uma variação “feito a mão”.
CARACTERÍSTICAS:
De nomeação intuitiva, a grande característica deste estilo são as linhas finas que compõem a animação. Mas lembre-se, não se trata de utilizar meramente contornos no design, mas criar uma estética iconográfica e dentro dos conceitos do Flat Design, porém com as linhas.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Transmite muito a ideia de modernidade, pois de todos os estilos é um dos que mais se distancia do realismo.
- Iconografia e composições tendem a ser limpas e elegantes.
9. Retrô Moderno
O QUE É?
Como muitas coisas na vida, o mundo do design também é um eterno ciclo de tendências que desaparecem, apenas para aparecerem novamente com uma nova roupagem.
O retrô moderno é a prova disso. O conceito vem ganhando força ao utilizar cores e estilos próprios das décadas de 70, 80 e 90, porém em um contexto moderno, seja minimalista ou em Flat Design.
CARACTERÍSTICAS:
As características do Retrô Moderno variam de acordo com a década em que é inspirado, mas como tendência geral podemos destacar tipografias personalizadas, cores vivas, uso de ilustrações baseadas em pixel e grande utliização de texturas.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Por brincar com o passado e com a nostalgia, este estilo pode criar um vínculo afetivo com a audiência.
- Consegue transmitir a ideia de algo moderno e ao mesmo tempo tradicional, um conceito muitas vezes poderoso.
- Associado a sofisticação.
10. Animação Fluida (ou Animação Líquida)
O QUE É?
Um estilo próprio do Motion Graphics, o conceito em geral consiste em manter um ambiente em Flat Design, ou seja, chapado e digital, porém com animações no estilo orgânicas.
Assim, os elementos digitais reagem de acordo com as leis da física e tendem a se movimentar de maneira fluida.
Esta dualidade entre o digital e os movimentos que lembram o mundo físico geram um resultado extremamente interessante visualmente, capaz de captar e manter a atenção da audiência do início ao fim do vídeo.
CARACTERÍSTICAS:
Estilo caracterizado pelas formas fluidas e líquidas que as ilustrações podem tomar no decorrer das animações, levando em conta os 12 princípios da Animação 2D, estabelecidos na década de 1930 por Frank Thomas and Ollie Johnston, lendários animadores da Walt Disney Studios.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- O uso de animações e elementos que lembram o mundo físico passa o sinal de um projeto de maior valor agregado, conferindo status à mensagem e à empresa.
- O resultado é extremamente interessante visualmente, capturando a atenção da audiência.
11. Material Design
O QUE É?
Estilo que acabou de sair do forno diretamente para a mesa das inovações, o Material Design foi criado pelo Google e é mais uma tentativa de devolver elementos com profundidade e que lembram o mundo físico à atmosfera muitas vezes excessivamente digital do Flat Design.
Assim, o Material Design usufrui de aspectos tanto do realismo (no que diz respeito a sombra e profundidade) quanto do Flat Design (no que se refere a design plano, iconografia simplificada e valorização de espaços vazios).
CARACTERÍSTICAS:
Este estilo é diferenciado principalmente pela possibilidade de elevar elementos planos em 3 dimensões, podendo ser vistos de cima ou por um ponto de vista isométrico, com uso de sombras projetadas no plano de fundo que revelam estas elevações.
Além disso, o estilo utiliza cores vivas, tipografias grandes e prevê na origem a inserção de fotos dentro dos planos.
Para mais detalhes sobre esta tendência altamente excitante e inovadora, veja o manual completo aqui.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Por se tratar de uma técnica extremamente nova e moderna, a aplicação pode diferenciar a marca, uma vez que ainda não são muitas as suas utilizações no mercado.
- Transmite a ideia de modernidade.
- Por unir elementos que lembram o mundo físico, este estilo gera um bom impacto visual.
12. Whiteboard
O QUE É?
Whiteboard, ou Animação em quadro branco, é um estilo que busca inspiração nas aulas e nos professores, que sempre desenham e escrevem os ensinamentos na lousa.
Assim, aqui a premissa é transmitir ideias, conteúdos ou até contar histórias com uma narração e um desenho feito em tempo real. Além disso, possui uma atmosfera íntima e próxima da audiência.
Inovador no universo do Vídeo Marketing, este formato é uma boa oportunidade de chamar atenção no meio da multidão.
CARACTERÍSTICAS:
Com um fundo branco, uma mão irá desenhar em tempo real as cartelas.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Os vídeos produzidos neste estilo são muito didáticos por lembrar, de certa maneira, uma sala de aula.
- Visualmente o resultado prende muito a atenção, pois as pessoas gostam de olhar como as imagens vão sendo desenhadas.
- Um estilo identificado com uma conversa franca ou mesmo íntima.
- Custo relativamente reduzido em relação a outras técnicas.
13. Motion Graphics com Imagens
O QUE É?
A utilização de imagens e ilustrações é uma possibilidade a mais na hora de produzir um vídeo. Este recurso pode ser extremamente poderoso para cativar seu público de interesse, uma vez que imagens reais possuem grande apelo e também um alto valor percebido.
Imagine que seu produto ou serviço está relacionado a animais de estimação. Por que não mostrar fotos dos bichinhos, por exemplo?
CARACTERÍSTICAS:
Aqui é possível mesclar vídeos, fotos e ilustrações com outras técnicas de animação, para um resultado final que chama atenção visualmente.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- A possibilidade de mostrar imagens do produto, do serviço ou da própria empresa pode ser uma grande vantagem.
- Com imagens reais muitas vezes é possível gerar identificação ou mesmo desejo de maneira direta.
14. Motion Graphics com Apresentador
O QUE É?
Como o próprio nome sugere, esse formato é caracterizado pela presença de um apresentador, normalmente em estúdio, com animações Motion Graphics ao lado dele.
CARACTERÍSTICAS:
É possível utilizar chroma key ou cenário físico e o estilo do Motion Graphics propriamente dito poderá ser qualquer um dos listados nesta postagem.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- A presença do apresentador traz dinamicidade e estilo ao vídeo.
- O toque humano pode ser um elemento visual que transmite autoridade, empatia e chama atenção visualmente.
- O uso de Motion Graphics tem como objetivo tornar o vídeo mais didático, agradável e dinâmico, em oposição a uma pessoa e uma apresentação pouco dinâmica ao lado.
15. Corporativo
O QUE É?
Como dissemos no começo, o Motion Graphics aos poucos se tornou uma das grandes tendências da produção audiovisual. Assim, empresas de todos os portes passaram a adotá-lo para vídeos diversos.
Com o tempo, porém, designers e empresas perceberam que alguns dos estilos não transmitem a seriedade necessária em determinados contextos. Esta percepção levou a surgir o conceito de “estilo corporativo”.
CARACTERÍSTICAS:
O chamado “estilo corporativo” não é um estilo fixo, como outros de que tratamos acima, mas uma intenção. Assim, são feitas adaptações no estilo do design utilizado para um contexto corporativo, com menos cores e cores frias, grande predominância de ícones e elementos visuais limpos, entre outros detalhes.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Vídeos neste formato tendem a transmitir mais seriedade e confiança, extremamente importante no mundo corporativo.
- Por em geral se manter um estilo visual simples, o estilo corporativo tende a ter custo e prazo atrativos.
16. Cartoon
O QUE É?
O estilo Cartoon é um desdobramento do realismo, no qual o intuito é reproduzir a realidade. Porém, neste caso, por se tratar de um estilo “divertido”, quaisquer liberdades podem ser tomadas.
CARACTERÍSTICAS:
No que se refere ao design, este estilo é caracterizado pelo uso de sombras, brincadeiras com claro e escuro, profundidade, pontos de fuga e demais efeitos em 2D que dão a ilusão de um cenário 3D, porém sempre em um estilo irreverente e até mesmo caricato.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- O modelo é rapidamente identificado com storytelling, o que pode ser usado em favor de um determinado objetivo.
- A possibilidade de usar personagens pode ser uma grande vantagem, na medida em que ele poderá falar, explicar uma ideia, expor um conceito, rir e fazer rir.
17. Infantil
O QUE É?
Quando nos referimos ao estilo infantil, estamos falando na verdade de uma intenção: alcançar e cativar a atenção das crianças.
Assim podem ser utilizados diversos dos estilos de design citados acima, mas com adaptações para o público em questão.
CARACTERÍSTICAS:
Uso de cores vivas e estilo mais exagerado ou caricatural de ilustrações.
PONTOS FORTES
Diante das características acima, identificamos vantagens:
- Possibilidade de atingir um público específico e que em geral não irá se interessar por outros estilos.
- Vídeos infantis tendem a viralizar muito facilmente.
E afinal, como decidir qual estilo é melhor?
Como vimos aqui, a lista de estilos de design é extensa, mas lembre-se: mais do que características visuais, o design é sobre como as coisas funcionam. Este é o ponto de partida para uma decisão efetiva.
Além disso, é interessante entender que há um equilíbrio entre a inteligência coletiva do design, em sua busca pela composição perfeita, e uma audiência que aos poucos vai se saturando desta ou daquela tendência, o que faz com que as tendências sejam dinâmicas e ao mesmo tempo cíclicas.
Por isso, a recomendação final é sempre contar com uma produtora de vídeo especializada em animações para que todas as etapas da produção, desde a elaboração do roteiro até a finalização, sejam realizadas com qualidade e com garantia de resultados.
E você, de qual estilo gosta mais? Tem algum estilo que você acha bacana e não inserimos? Comente aqui! E como sempre, ajude-nos a fazer um conteúdo cada vez melhor, compartilhando esta postagem! Até a próxima!
Caraca que legal !!! pessoal só preciso de uma grande ajuda, sou da área de Tecnologia e não conheço quais ferramentas são utilizadas para produzir esses videos !!! vocês poderiam me ajudar, a parte de elementos ultimamente descobri o free pik, mas o software para fazer estes videos eu não conheço :/ Sugestões ?
Oi, Vinicius, tudo bem?
Quase todos os nossos elementos são ilustrados de maneira personalizada, não gostamos de usar bancos free, já que não apresentam a qualidade necessária para termos resultados satisfatórios. São diversos softwares usados, sugiro fazer um curso na área de animação! Um abraço!