Todo mundo já pensou em anunciar na TV. E a razão é simples: em geral as pessoas assistem à TV no dia a dia! Mesmo com a recente queda nos níveis de audiência dos canais abertos, esse meio de comunicação continua muito popular. Isso sem contar que parte da audiência migra para os canais fechados, mais segmentados, criando muitas oportunidades para anunciantes de todos os portes. Então vamos ao que interessa, veja as nossas dicas de ouro para anunciar na TV:
[DICA Nº 1]
Comece pelo objetivo
Os vídeos — ou série de vídeos — a serem exibidos na TV devem ter um objetivo claro e mensurável. O número de clientes que visitam a loja, a meta de vendas de um ou mais produtos, o aumento dos cadastros no site, a proporção dos visitantes da loja on-line, assim em diante. Determinar, desde o começo, os seus objetivos é a única forma de saber, ao final, se o investimento foi efetivo ou não. Além disso, essa etapa é absolutamente fundamental na hora de conversar com a produtora de vídeos sobre o roteiro. E falando nele…
[DICA Nº 2]
Faça um roteiro focado no objetivo
Antes de efetivamente anunciar na TV, sua empresa deve ter uma conversa extremamente clara com a produtora de vídeos sobre o objetivo do anúncio para traçar um bom roteiro. O vídeo vai: a) anunciar uma promoção — como uma oferta de verão ou de dia das mães, por exemplo —, b) consolidar a marca, c) lançar um produto ou d) encorajar o público a trocar de marca e experimentar uma novidade? É preciso realmente focar nessa meta, uma vez que cada um desses objetivos pede um roteiro diferente.
[DICA Nº 3]
Anuncie de forma segmentada
Em geral, pequenas e médias empresas fazem melhor ao exibirem anúncios locais ou regionais. Se você é dono de um restaurante ou de uma oficina de bairro, por exemplo, não há necessidade de alcançar toda a audiência do Jornal Nacional ou da novela das 9, não concorda? Procure escolher programas sobre hobbies que tenham a ver com seu produto ou sua empresa — como aqueles sobre carros ou videogames, por exemplo — ou cujo público seja semelhante a seus consumidores — há programas para jovens, donas de casa, mulheres, idosos, homens, pequenos empresários, professores, religiosos e assim em diante.
Ressaltando que seu poder de negociação aumenta significativamente se for contratar várias exibições locais simultâneas em vez de uma regional. Sua produtora de vídeos, sendo experiente no assunto, pode fornecer orientações. E fique atento para como se contrata propaganda na TV.
[DICA Nº 4]
Não se esqueça da Ancine
Quem quer que queira anunciar na TV no Brasil deve registrar seu comercial na Agência Nacional do Cinema (Ancine). A produtora de vídeos deve cuidar dessa parte para você, mas entre nossas dicas de ouro não pode faltar esta: verifique se a produtora está em dia com a documentação e se ela está acostumada com esse tipo de trâmite legal, pois, do contrário, a campanha poderá atrasar ou até ser recusada pela emissora. Melhor prevenir!
[DICA Nº 5]
Divulgue o vídeo em outros meios
Anunciar na TV é, de fato, extremamente poderoso. Todo mundo que já deu uma entrevista ou apareceu na TV de alguma forma se lembra dos telefonemas e das mensagens que recebeu, com vários “te vi na TV” eufóricos. E o mesmo vai acontecer com seus anúncios! Mas também é uma boa ideia publicar o vídeo no perfil do Facebook da sua empresa, em seu canal no YouTube, no blog institucional e por aí vai.
Por meio dos comentários e de outras tantas métricas, você poderá conhecer melhor seu público, o que vai ajudá-lo na produção dos próximos vídeos. Não se esqueça, há muitos jeitos de divulgar vídeos.
[DICA Nº 6]
Meça os resultados
Para fechar nossas dicas de ouro, vale trazer a máxima da administração: medir para gerenciar. Ao final da campanha, depois de anunciar na TV e em todos os espaços disponíveis, estude o impacto nas vendas, nas visitas, nos cliques, nos cadastros ou no que você tenha definido como objetivo. Essas informações servem inclusive para subsidiar novos investimentos. Você logo verá como é fácil e recompensador anunciar na TV! O mercado irá passar a enxergá-lo com outros olhos!
Alguma dúvida a respeito de como anunciar na TV? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos! Participe!