8 de março é o Dia Internacional da Mulher, e apesar de ser obrigação de todos valorizar e respeitar as mulheres em todos os dias do ano, essa data é um ótimo motivo para refletir sobre o papel e a importância das mulheres na sociedade!
Por esse motivo, fizemos uma seleção de 17 filmes, nos mais diversos estilos e com as histórias mais inspiradoras, para mostrar a importância de cada dia mais buscarmos a equidade entre homens e mulheres.
Acompanhe abaixo essa lista incrível!
As Sufragistas (2015)
Conta sobre o movimento de mulheres do início do século XX na Inglaterra, pelo direito ao voto, além de outras reivindicações.
O filme possui um teor histórico incrível sobre este importante movimento social, vale a pena conferir!
Mulher-Maravilha (2017)
O primeiro filme de super heróis em muito tempo com protagonista mulher. Como se não bastasse é considerado um dos melhores títulos produzidos pela DC nos últimos anos.
Além da protagonista feminina, o filme também é o primeiro de super heróis a ser dirigido por uma mulher, o que também é um grande avanço para as mulheres no mundo do cinema!
Estrelas Além do Tempo (2016)
Em plena Guerra Fria, EUA e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial. Ao mesmo tempo a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão entre brancos e negros.
Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigado a trabalhar em um local separado dos demais. E é lá que estão três amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado na NASA.
O filme, baseado em fatos reais, mostra o grande protagonismo das 3 mulheres, que além de estarem em um cenário dominado por homens, também tinham que lutar contra o racismo.
A Hora Mais Escura (2012)
Dirigido por Kathryn Bigelow, a única mulher a levar um Oscar de direção de arte para casa, o filme narra a trajetória de dez anos da inteligência americana na busca por Bin Laden, e é protagonizado por Maya, uma agente da CIA.
Muito havia se falado sobre a “história da maior caçada humana da história” e sobre o time de operações que matou o terrorista. Porém, pouco havia sido dito sobre quem esteve por trás desta caçada. A personagem de Maya é baseada em uma agente real, que não pode ter sua identidade revelada, a qual teve um papel crucial na busca do homem mais procurado do mundo.
O filme ganhou 5 indicações ao Oscar de 2013, entre elas a de Melhor Filme e Melhor Atriz. Vale a pena conhecer essa história!
Thelma & Louise (1991)
As amigas Thelma e Louise resolvem deixar tudo pra trás e colocar o pé na estrada, mas acabam se envolvendo em um crime, o que gera a trama do filme.
As protagonistas se autoproclamaram autoras da primeira selfie no cinema, e hoje são referência para gerações de mulheres!
Azul é a Cor Mais Quente (2013)
O filme francês nos leva desde o fim do colegial até os primeiros anos da vida adulta de Adèle, que descobre sua sexualidade quando se apaixona por Emma, uma artista plástica de cabelos azuis.
A jornada de amadurecimento da protagonista parece simples e por isso mesmo é tão verdadeira. O filme foi aplaudido de pé pela crítica e rendeu a primeira Palma de Ouro “tripla” do Festival de Cannes, concedida ao diretor e às duas atrizes protagonistas.
A Cor Púrpura (1985)
A Cor Púrpura conta a história de Celie, começando em seus 14 anos e pela vida adulta. Sua juventude foi marcada por dificuldades, como a violência que sofria do pai e a gravidez de duas crianças antes de se tornar estéril.
Sendo negra, a personagem então vive um drama duplo: é separada dos filhos e é tratada de forma ambígua pelo marido – como escrava e companheira. Ela compartilha seu sofrimento em cartas e, com o tempo, se revolta com a situação, em uma época em que mulheres negras eram consideradas cidadãs inferiores.
É realmente um filme inspirador e que conta uma história de superação!
Histórias Cruzadas (2011)
Skeeter é uma garota branca e jornalista iniciante. Com a ajuda das empregadas domésticas Aibileen e Minny, quer expor o preconceito racial que a classe sofre diariamente no Mississipi, durante o movimento dos direitos civis dos anos 60.
Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.
É um filme forte e emocionante, daqueles que te fazem refletir!
Frida (2002)
A vida dramática e cheia de cores da pintora mexicana Frida Kahlo foi retratada com maestria em Frida. O casamento conturbado com Diego Rivera, o caso com o teórico comunista Leon Trotsky e a força da sua luta política são algumas das dificuldades mostradas no longa.
O filme sobre um dos maiores símbolos do feminismo conquistou 6 indicações ao Oscar de 2003, das quais venceu em duas categorias: Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora Original!
Olga (2004)
O filme brasileiro Olga, conta a história de Olga Benário Prestes, uma jovem judia alemã e ativista do comunismo. Forçada a fugir para a União Soviética, Olga recebe treinamento de guerrilha e logo se destaca no Partido Comunista, onde conhece Luís Carlos Prestes, que viria a se tornar um dos principais líderes comunistas do Brasil e seu futuro marido.
Em 1934, quando Prestes volta ao Brasil, a jovem é designada para escoltá-lo e juntos planejam a derrubada do governo Getúlio Vargas. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão que lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência. É de arrepiar!
Que Horas Ela Volta? (2015)
Um grande sucesso do cinema brasileiro, o filme de Anna Mulayert é protagonizado por mulheres e aborda um tema bem complicado: o trabalho doméstico baseado na exploração.
Fala ainda da emancipação feminina e da transferência do trabalho doméstico de uma mulher a outra, como uma forma de emancipação que acaba piorando a desigualdade entre mulheres.
What Happened, Miss Simone? (2015)
O documentário retrata a história da grande cantora Nina Simone, que teve uma longa e difícil caminhada, cercada de racismo, machismo, frustrações profissionais e muita superação.
Ativista da causa negra, Nina usava sua música como arma política e acabou sendo menosprezada por isso, sofrendo grandes boicotes em sua carreira. Todas as dificuldades geraram problemas psicológicos em Nina, que se tornou uma pessoa difícil de conviver.
Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas do nosso tempo.
Malala (2015)
Uma grande história de coragem e superação é contada neste documentário sobre a jovem paquistanesa Malala Yousafzai. Aos 15 anos, ela morava no Paquistão e sofreu uma tentativa de assassinato com um tiro na cabeça pela milícia Talibã. O motivo foi o seu ativismo em favor da educação de mulheres.
Interessada em expor o problema para o mundo, a jovem começou a escrever o blog Diário de uma Estudante Paquistanesa. Foi quando Malala sofreu o ataque. Ela foi levada ao Reino Unido para fazer uma cirurgia, sobreviveu e se tornou símbolo da luta pelos Direitos Humanos. Em 2014, a ativista recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Flor do Deserto (2009)
Filme que conta a história real da modelo Waris Dirie, que nasceu em uma família de criadores de gado nômades, na Somália. Já tendo que lidar com desafios desde cedo, aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado, atravessou o deserto por dias até chegar a Magadishu, capital do país.
Seus parentes a enviaram para Londres, onde trabalhou como empregada na embaixada da Somália. Os anos vão passando e dentre muitas dificuldades, Waris é descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson, que a ajuda na construção de sua carreira como modelo.
Apesar da vida de sucesso, Waris ainda sofre com um segredo de infância e a grande diferença entre a vida da mulher na Somália e na Inglaterra.
Joy: O Nome do Sucesso (2015)
Baseado em fatos reais, o filme conta a história da inventora Joy Mangano, uma mãe solteira que apesar dos diversos problemas, não deixa de ter ideias criativas. Ela cria o Miracle Pop, um esfregão feito com um tecido ideal para ser torcido, sem a pessoa molhar as mãos.
É a partir dessa invenção que ela constrói um negócio milionário e se torna presidente de uma companhia que cria utensílios que ajudam no dia a dia dos afazeres domésticos.
Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)
Um dos maiores fenômenos dos filmes infantis dos últimos anos, nele vemos duas princesas que sofrem com vários problemas pelos quais outras meninas também passam, como a opressão, a autoaceitação e a busca pelo pretendente ideal.
E durante o filme as personagens vão evoluindo e aprendendo a se aceitarem e a enxergarem que o amor verdadeiro não está no príncipe encantado e sim na relação das irmãs!
Com certeza uma ótima quebra de paradigmas e uma ótima opção para as crianças!
Valente (2012)
Mérida é uma jovem princesa que possui um espírito livre e independente. Porém, sua família deseja que ela seja a sucessora perfeita e organiza uma competição para que outros príncipes possam lutar pela mão da valente princesa.
Acontecem vários conflitos ao longo do filme, mas o fundamental é que Mérida revela-se mais uma protagonista dos contos de fada que não precisou de um príncipe encantado!
E você, lembra-se de mais algum filme com mulheres inspiradoras? Deixe nos comentários!
E se gostou desta postagem, não deixe de curtir e compartilhar com todos os seus amigos!
Até a próxima!