Produção Audiovisual: 10 grandes tendências para o futuro

Tendências da Produção Audiovisual

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Ficar por dentro das tendências do vídeo é se preparar para um futuro promissor e não ficar para trás, qualquer que seja a sua área de atuação. Vemos diante dos nossos olhos uma verdadeira revolução, com incremento sem precedentes em quantidade, qualidade e finalidade das produções audiovisuais, usadas para apresentar ideias, empresas e produtos, tanto quanto para educar pessoas ou dar suporte a clientes.

Por isso leia este post até o final para saber 10 grandes tendências da Produção Audiovisual que prometem mudar o mundo. E que seja um futuro brilhante!

Tendências da Produção Audiovisual A Produção Audiovisual vai dominar cada vez mais a paisagem da comunicação

Um dado mostra claramente esta tendência: atualmente 64% de todo tráfego da internet é de pessoas assistindo a vídeos. Em 2019 esse número chegará a 80%, segundo white paper da Cisco. Um estouro. Porém, 2016 provavelmente será…

Tendências da Produção Audiovisual O ano em que as visualizações como “medida” acabam

O Youtube, em termos bem gerais, apresenta visualizações “reais”, mas nesta briga pelo crescente bolo de anunciantes outras plataformas vêm bombando artificialmente seus resultados para fazer clientes e clientes de clientes mais felizes.

A principal bomba? O Facebook. É que a rede social conta visualizações em 3 segundos e mesmo que o vídeo esteja no mudo, ou seja, em grande parte visualizações que não aconteceram. Esse fato é agravado por ser um sistema de timeline, ou seja, as pessoas não clicaram ativamente no vídeo para assisti-lo, como no Youtube, mas apenas são atingidas por ele.

Com certeza, não faz o Facebook ser ruim como plataforma de marketing, esta é inclusive uma das tendências para 2016, como falaremos mais abaixo. O ponto aqui é que, com uma importância crescente da Produção Audiovisual para o marketing em geral, em 2016 cada vez mais será necessário entregar métricas que tenham impacto real nos objetivos do cliente.

E é nesse contexto que identificamos uma tendência avassaladora para os próximos anos, com potencial para mudar o coração do mercado, à medida que…

Tendências da Produção Audiovisual Produtoras de vídeo vão cuidar também de marketing

Como dissemos, empresas de todos os portes já sabem que precisam de vídeos. Porém, para funcionar, um projeto audiovisual precisa de muito mais do que uma boa produção.

Muitas coisas precisam funcionar antes, durante e depois para o sucesso da empreitada, das quais, reservadas as diferenças de cada projeto, destacamos as principais:

Excelente diagnóstico inicial;

Landing pages voltadas para conversão;

Email marketing otimizado;

Criação de campanhas matadoras em meios digitais;

Otimização de Video SEO;

Posicionamento do vídeo e ancoragem adequados no website; e

Escolha adequada dos meios para divulgar os vídeos.

Alguns dos itens acima não estão presentes em todos os projetos, mas, em maior ou menor grau, falando claramente, fatores assim podem determinar sucesso ou fracasso das campanhas. Assuntos com os quais os leitores que nos acompanham provavelmente já estão familiarizados (veja aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui).

Mas a grande questão nesse cenário é: como criar uma campanha de Video Marketing sem precisar se tornar um especialista em todos esses assuntos?

A resposta, que promete causar um terremoto no mercado: as produtoras de vídeo cada vez mais irão se responsabilizar pelas campanhas de marketing desde o início, e isso inclui tudo que é necessário para o vídeo funcionar, como atendimento especializado inicial, medição dos resultados após um determinado prazo, criação e gestão de campanhas e até mesmo implementação de melhorias no website do cliente.

Um dos fatores mais importantes a se considerar, nesse contexto, são as muitas e inovadoras possibilidades que o mundo digital oferece, pois…

Tendências da Produção Audiovisual 4Empresas irão cada vez mais usar plataformas externas de vídeos

Esta é mais uma tendência que se confirma e se amplia, com 79% de todos os websites que usam vídeos hospedando-os em plataformas externas, sendo o Youtube, de longe, o mais popular.

Há muitas razões para o Youtube ser a preferência, das quais destacamos duas:

NADA MENOS QUE 82% dos vídeos que aparecem na busca universal do Google são do Youtube. Dos 18% restantes, 5% vêm do Vimeo, 5% do Dailymotion e 8% é dividido para todo o resto da internet, segundo a Searchmetrics. Ou seja, se você quer ser encontrado nas buscas, vá de Youtube sem pensar duas vezes.

YOUTUBE NÃO TEM VALIDADE E GANHA TRAÇÃO COM O TEMPO, ao contrário de outras plataformas e redes sociais, em que vídeos e postagens possuem validade instantânea ou de dias. Isso significa que, ao usar o Youtue como plataforma de vídeos, com o tempo mais pessoas irão acessar o seu canal e voltar para assistir a outros vídeos, gerando um buzz escalável com o tempo, baseado em um investimento constante.

Porém, uma coisa é hospedar vídeos e buscar resultados em médio e longo prazo para a marca, outra bem diferente é gerar vendas rapidamente para um nicho de mercado, motivo pelo qual, embora o Youtube seja uma plataforma incrível de marketing…

Tendências da Produção Audiovisual O bolo publicitário do Facebook Video Ads vai disparar

Porque nem todo interesse é a médio e longo prazo. Ora, quando você quer estourar com um produto ou serviço rapidamente e deseja fazer propaganda, há três grandes razões para os vídeos no Facebook serem uma grande tendência:

A SEGMENTAÇÃO DA AUDIÊNCIA É MATADORA, porque o Facebook possui uma extensa base de dados concretos sobre seus usuários, enquanto outras plataformas confiam em dados indiretos, de comportamento ou cookies.

O FACEBOOK ENTREGA NÃO SÓ PARÂMETROS REAIS como também segmentações intangíveis valiosas, como a famosa segmentação por early adopters (pessoas que gostam de mudança), ideal para Startups ou empresas que oferecem produtos e serviços inovadores.

FACEBOOK É VOLTADO PARA PROPAGANDA, então você consegue, por exemplo, configurar um código no seu site, o chamado Pixel, que avisa o Facebook quando uma pessoa realmente converteu, otimizando automaticamente os algoritmos com o tempo.

O Facebook iniciou a batalha pelos vídeos na internet em 2015 e vai continuar a fazê-lo em 2016, simplesmente, porque é um bolo muito grande e em crescimento. Segundo levantamento da Aol, metade dos anunciantes de TV, os chamados grandes anunciantes, estão migrando (tirando de um item e colocando em outro) suas verbas para o digital.

Quanto a empresas que não são grandes, boa parte já descobriu o Facebook Video Ads. A outra parte vai descobrir em um futuro próximo, digamos assim.

As duas gigantes do Vale do Silício, Google e Facebook, querem uma fatia desse gigantesco bolo publicitário, e marketeiros em todo mundo estão aprendendo as particularidades de cada uma das plataformas, uma discussão fértil e que já gerou comentários por aqui.

Mas não só Google e Facebook vão chegar para a festa, pois…

Tendências da Produção AudiovisualOutras redes sociais entram no páreo dos vídeos

Desde 2015 o Facebook vem ganhando terreno no vasto mercado de vídeos digitais, inclusive com a plataforma Instagram. Mas não está sozinho. Twitter também prioriza vídeos com os lançamentos do Twitter Video, Periscope e Vine, registrando dezenas de milhões de uploads mensais. Fora isso, Snapchat, Instagram e Tumblr também vêm criando possibilidades pagas e orgânicas para empresas tirarem proveito.

Todas as plataformas, inclusive o Facebook, entregam estatísticas sobre engajamento, tempo médio visto, quantidade de cliques e por aí vai, essenciais para afinar os instrumentos do marketing.

Não faltam maneiras de divulgar vídeos e, sem dúvida, boa parte dessas plataformas vão ganhar tração em 2016, no embalo de outra importante tendência…

Tendências da Produção Audiovisual 7Os vídeos serão cada vez mais assistidos em smartphones

Sim, nós sabemos, esta tendência “smartphone” vem se repetindo ano após ano, mas é que ela não vai parar até conquistar tudo, ao que parece.

Segundo Wibbitz, incríveis 44% dos millennials (geração que nasceu entre o início da década de 80 e meados da década de 90) primariamente consomem conteúdo através de seus smartphones, sendo que quase um quarto o usam como única fonte para se informar. Segundo Twitter, quase 90% das visualizações de seus vídeos foram em smartphones, sendo 70% diretamente nas barras de rolagem.

À medida que mais conteúdo é voltado para smartphones e redes sociais…

Tendências da Produção AudiovisualOs anúncios em vídeo ficarão ainda mais curtos

Mas não só por causa das redes sociais. Talvez as pessoas entendam o recado mais rapidamente? Ou a oferta de conteúdo é muito grande? O fato é que anúncios digitais no Youtube em geral variam entre 10 segundos e 2 minutos, mas quanto mais os marqueteiros compreendem os formatos que funcionam nas redes sociais e smartphones, mais os ads com vídeos caem para 5 a 8 segundos de duração.

Porém, dentre tudo o que falamos, há uma tendência silenciosa que talvez tenha o maior potencial de revolucionar o mundo, que é quando…

Motivos para investir em Facebook Ads (9)Vídeos vão dominar também educação e treinamento de pessoas

Seja em empresas ou instituições de ensino, o uso de produções audiovisuais para ensinar pessoas é uma tendência que não vai sair da lista tão cedo. Nos EUA, sempre na vanguarda da inovação, dois terços das instituições de ensino superior já usam vídeos para educação à distância, segundo Kaltura Report.

Há razões contundentes para vibrar com esta tendência:

PARA EMPRESAS: PRODUTIVIDADE. Com vídeos, empresas conseguem treinar uma quantidade potencialmente ilimitada de pessoas com facilidade e redução de custos.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR cada vez mais deverão atender à demanda revolucionária de ensino à distância. Sabe aquele curso dos sonhos em Harvard? Pois é, pode entrar agora no site da instituição e se inscrever em uma das muitas opções.

VÍDEOS SÃO MUITO BONS PARA ENSINO, porque nem sempre é fácil contar com um grande professor ao vivo para tudo que você quer aprender e no momento certo. Agora, imagine um grande professor dando uma aula com todos os recursos do vídeo para auxiliá-lo, em meio a uma plataforma de discussão entre as pessoas que assistiram à aula e para uma plateia ilimitada? O resultado disso são aulas definitivas sobre temas relevantes, algo que não só já existe como faz muito sucesso em plataformas como o TED, em séries como Cosmos, em diversos canais do Youtube, nas empresas, nas Universidades, enfim, o futuro batendo à porta!

Motivos para investir em Facebook Ads (10)ESTABILIZOU: Motion Graphics

Uma tendência que decolou nos últimos anos e se revelou a base técnica de boa parte das mudanças citadas acima: a ascensão do Motion Graphics, notoriamente com seu estilo chapado de design.

Há duas razões para acreditar que o Motion Graphics continuará dominando a Produção Audiovisual:

MOTION GRAPHICS PERMITE uma escala maior do que gravações ou animações 3D, fazendo uma quantidade maior de vídeos e cobrindo uma quantidade maior de tópicos com a mesma verba. Fator essencial para uso de vídeos para marketing tanto quanto para educação.

DE LONGE A TÉCNICA MAIS EFICAZ para explicar qualquer coisa rapidamente e de maneira efetiva, com base na famosa Teoria dos Dois Canais, como já explicamos anteriormente. Motivo pelo qual Motion Graphics está presente na grande maioria de projetos audiovisuais atualmente, seja em vídeos inteiramente feitos com design em movimento ou mesclando com gravações. Exemplos não faltam.

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Viu como o vídeo está presente na vida das pessoas? Nós vibramos com todas essas mudanças e mudamos com elas!

E você, identifica alguma tendência que queira compartilhar? O que achou da seleção que fizemos? Deixe seu comentário e que tenhamos um futuro brilhante!

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Hilreli Alves Soares
Hilreli Alves Soares
8 anos atrás

Excelente! Acrescentaria a ascensão de produtora para nichos regionais, o mundo é glocal. Acreditando nisso iniciei junto a outros amigos criadores a plataforma Rede Trilho youtube.com/redetrilho =)

Dário Estevão
Dário Estevão
8 anos atrás

Show de Bola esses artigos da Matilde Filmes… Estão de parabéns.!

Viktor Waewell
8 anos atrás
Responder para  Dário Estevão

Obrigado, Dário, fazemos com carinho!

Alessandro Lorenz
Alessandro Lorenz
6 anos atrás

Muito bacana e informativo. Obrigado e parabéns.

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