Se você ainda não usa Animação 2D para nenhum aspecto do seu negócio, muita atenção, pois provavelmente está ficando para trás neste exato momento. E se você já usa, certifique-se de que está tudo afinado para não deixar conversões para trás. Reunimos tudo que você precisa saber sobre Animação 2D para aplicá-la ao seu negócio e otimizar os resultados.
Leia este artigo até o final agora mesmo e descubra como a Animação 2D para empresas é a nova cara da comunicação.
Saiba quando usar animação 2D
Antes de mais nada, é bom explicar, estamos considerando Animação 2D, grosseiramente, aquilo que se move em um vídeo, desde que não tenha sido gravado. Isso inclui não só animação 2D tradicional, feita a mão ou no computador, como o que hoje comumente chamamos de Motion Graphics.
Confira alguns dos usos mais comuns:
Animação 2D para capturar o interesse rapidamente
Quando é do seu interesse vender algo, as pessoas dedicariam um tempo limitado para ouvi-lo. Simples assim. Quanto maior a sua apresentação no PowerPoint ou texto descritivo no website, menos você vai vender, porque a atenção da maior parte das pessoas se perde no caminho.
Essencialmente, para vender muito você precisa ser capaz de vender rapidamente.
Nesse quesito, talvez umas das técnicas mais eficientes é a Animação 2D, por fazer uso de recursos orais, visuais e auditivos ao mesmo tempo para explicar uma ideia. Mais do que tornar possível explicar algo rapidamente, quando mais de um canal de percepção é ativado, a pessoa entende de uma maneira mais completa e se lembra do recado depois.
Muito útil para página inicial de websites, páginas de vendas de produtos, landing pages, envio por email, redes sociais, reuniões e apresentações em geral.
Veja exemplos incríveis de Vídeos Explicativos e conheça o poder de síntese da Animação 2D.
Animação 2D para marketing de conteúdo
Uma das grandes tendências do momento é o marketing de conteúdo em vídeo, que, resumidamente, serve para atrair curiosos, transformar esses curiosos em prospects e por fim os prospects em clientes – como em um funil.
Nesse contexto é necessário cobrir uma quantidade razoável de temas e procurar ser útil para uma boa quantidade de pessoas. Assim, curiosos que estão procurando por um assunto relacionado ao seu negócio acabam conhecendo a sua empresa e solução, aumentando a base de potenciais clientes.
A Animação 2D é muito útil nesse caso pois em geral possui um custo otimizado em relação a outras técnicas, como gravações ou 3D, assim facilitando a produção de uma quantidade maior de vídeos com um orçamento fixo, cobrindo mais palavras-chaves estratégicas.
Por fim, com um canal movimentado no Youtube, os vídeos poderão se tornar uma grande porta de entrada da empresa, senão a maior, pois a concorrência no Youtube costuma ser muito menor do que no Google. Fique por dentro do nosso Guia Completo de Video SEO e não desperdice recursos.
Animação 2D para abordar assuntos de difícil entendimento
Independente do objetivo do vídeo, há alguns tópicos difíceis de serem entendidos caso não sejam, literalmente, desenhados. Isso inclui mapas, funcionamento interno de equipamentos, sequência de ações a serem tomadas, organogramas, comparativos, listas de vantagens e desvantagens, e assim em diante.
Ainda que você tenha fotos ou ilustrações estáticas, a forma como as imagens entram, saem e se movem na tela ajudam a entender os diferentes conceitos, conseguindo um resultado superior.
Por causa dessa facilidade em explicar conceitos complexos, atualmente chega a ser raro Vídeos Institucionais não terem pelo menos um trecho em Animação 2D, e é difícil imaginar um Vídeo de Treinamento ou Integração sem esse recurso.
Animação 2D para mostrar situações difíceis de serem gravadas
Já imaginou ter que gravar o que acontece em uma situação de emergência em uma empresa, como um acidente de trabalho? Uma explosão? Ou uma cirurgia delicada? Cenas assim podem ser necessárias para conseguir um bom entendimento do público, mas são difíceis de serem gravadas. Assim, a Animação 2D pode ser a solução ideal.
Animação 2D para encantar
Até agora falamos de situações em que pode ser necessário usar Animação 2D. Porém, em muitos e muitos casos optamos por usar Animação 2D simplesmente para encantar o público e tornar uma ideia cativante.
Na Matilde Filmes chamamos aquela sensação de deslumbramento da audiência de “efeito wow”, e cenas em Animação 2D em geral não decepcionam!
Vantagens na produção de Animação 2D para empresas
Há algumas situações em que Animações 2D se fazem virtualmente necessárias, outras em que é muito desejável.
Mas há duas grandes razões pelas quais, além de tudo, Animações 2D valem muito a pena:
Praticidade
Animação 2D é feita em um ambiente controlado por profissionais especialistas, então se você tem um bom parceiro para a produção a tendência é o planejamento dar sempre certo.
Agora compare com uma gravação externa que envolve equipe, equipamentos, muitas vezes atores, figurantes, cenário, condições meteorológicas incertas e até mesmo o trânsito para deslocamento.
Claramente, uma Animação 2D possui muito menos coisas que podem dar errado, desde que você conte com uma produtora confiável, e pode ser a resposta para uma comunicação livre de problemas.
Orçamento mais acessível
Animações 2D em geral custam menos do que vídeos feitos com outras técnicas, como gravações externas, uso de atores ou mesmo Animações 3D, justamente por envolverem uma quantidade menor de profissionais e de variáveis ao longo da produção.
Além disso, ao fazer uma série de vídeos, quando o estilo e a identidade visual já estão prontos, o custo tende a se diluir.
Dúvidas comuns ao contratar uma produtora de Animação 2D
Agora que você já sabe quando usar e quais as vantagens desse recurso, entenda os cuidados que deve tomar ao contratar uma Produtora de Animação 2D.
A Produtora de Animação 2D sabe fazer o serviço?
O primeiro passo é descobrir se a empresa possui o recurso técnico para fazer uma Animação 2D de qualidade. A atitude mais direta, nesse sentido, é verificar o portfólio da empresa. Mas o que olhar?
Lembre-se: a produção de um vídeo envolve fatores que se sobrepõem, como roteiro, trilha sonora, narração, ilustrações, animações e outros – e se uma única etapa for feita de maneira inadequada todo o processo anterior e posterior será comprometido.
De todos os fatores, de longe, o principal é o roteiro do vídeo. Fique muito atento para o desenvolvimento das palavras e das imagens, procure entender para quem aquele vídeo estava direcionado, quais resultados provavelmente eram esperados dele e se o roteiro realmente cumpriu essa função.
Outro ponto muito importante que muitas vezes passa desapercebido é a trilha sonora, responsável em grande medida por causar emoções na audiência. As trilhas sonoras do portfólio são genéricas? Foram feitas com o devido cuidado?
Por fim, verifique se a produtora possui uma quantidade razoável de vídeos no portfólio, pois algumas empresas investem em alguns poucos vídeos para justamente mostrá-los, porém não possuem aquela capacidade. Vídeos antigos no portfólio também são sinal de que a produtora não tem costume de fazer esse tipo de projeto.
Dica: Em geral vale mais a pena contratar um projeto com menos recursos visuais junto a uma produtora de vídeo confiável e orientada para resultados, do que um projeto com vários “extras” de uma produtora que não vai entregar o que prometeu ou fará algo que simplesmente não funciona.
A produtora de vídeo entende de marketing?
Se você quer contratar uma produtora de vídeo provavelmente seu negócio não é fazer vídeos. Por isso, é papel da produtora ajudá-lo a fazer as melhores escolhas para que o vídeo realmente funcione dentro do seu contexto.
Isso envolve um excelente diagnóstico inicial seguido de roteiro orientado para resultados, informações sobre os meios para divulgar seu vídeo, domínio dos conceitos de Vídeo Marketing e assim em diante.
Dica: Fuja dos “fazedores de vídeos”, aquelas produtoras ou profissionais que não fazem diagnóstico ou roteiro do vídeo. Isso significa que a produtora não está envolvida no resultado final que interessa a você.
Existe um processo organizado para produção do vídeo?
Depois de analisar o portfólio e o conhecimento da produtora em marketing, procure saber se há um processo bem definido para produção e se a empresa, no fim das contas, é sólida. Assim como em qualquer negócio, uma empresa que não possui um bom processo e uma estrutura mínima está fadada a errar constantemente.
Dica: Procure saber as etapas para produção e quanto tempo leva cada etapa, veja se a produtora consegue explicar com clareza todo o processo e o que vai acontecer desde o momento em que você optar pela contratação até receber seu vídeo pronto.
Como ter resultados com Animação 2D
Vídeos na gaveta não geram resultados nem alavancam vendas. Por isso, um vídeo em Animação 2D, assim como qualquer material de comunicação, deve ser visto como uma ferramenta.
Por exemplo, se você quer vender um produto, como imagina que a pessoa vai entrar em contato com o seu vídeo? Depois de assisti-lo, qual será o caminho para a pessoa converter?
Conte com um bom parceiro de vídeo para não jogar tempo e dinheiro fora e fique atento para executar a parte que dependerá de você, do seu time de vendas, da distribuição, da logística, etc.
E por fim, o que é resultado se você não medir? Como definir investimentos futuros se não teve um bom controle do que você conseguiu com os investimentos atuais?
Um vídeo de Animação 2D é um investimento como qualquer outro: deve estar dentro da estratégia maior da sua empresa e ter sempre, sempre foco nos resultados.
Então, viu como Animação 2D para empresas é a grande tendência atual? Não deixe de compartilhar esta postagem! E se quiser entender melhor como obter resultados com vídeos, é só baixar o nosso e-book.