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Viktor Waewell

O que tem neste conteúdo
✅ 35 propagandas que se destacaram pela criatividade e marcaram época
✅ Por que as propagandas se destacam
✅ Repercussão das campanhas
Fazer propagandas criativas nem sempre é fácil, mas é cada vez mais importante, já que as pessoas têm desenvolvido resistência a anúncios, inclusive na internet.
Assim, o comunicador precisa de recursos criativos para capturar a atenção da audiência e mantê-la até o final do vídeo.
Para se inspirar, fique com 35 propagandas criativas, tanto para TV quanto para web, de diversas épocas, que, aqui na produtora, consideramos fora de série!
Bebê Sem papel (Itaú)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️Sabe quando dizem que uma imagem vale mais que mil palavras? Com um único take e uma narração fluida, a mensagem da propaganda é mostrada de maneira brilhante. Quem não vai parar para curtir um bebê gargalhando? As defesas do espectador são desfeitas com tanta fofura e a mensagem acerta em cheio.
🎯 Repercussão
➡️ Com esse comercial, inúmeros clientes Itaú mudaram sua fatura para o digital, sendo uma das propagandas mais lembradas de 2012!
The Epic Split (Volvo Trucks)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Para comprovar a estabilidade dos caminhões Volvo, a equipe de comunicação teve uma ideia no mínimo insana: colocar Van Damme, ator de ação de Hollywood, para realizar um “elástico” entre dois caminhões. Um único take épico e arriscado para dar o recado. A narração de Van Damme e a trilha sonora de Enya também merecem destaque, dando um clima cinematográfico para o anúncio!
🎯 Repercussão
➡️ A campanha ganhou um Grand Prix no Festival de Publicidade de Cannes e a admiração de milhões de pessoas em torno do mundo. Com mais de 87 milhões de visualizações, você pode saber mais sobre essa propaganda aqui.
Commander (Audi)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ O comercial tem uma edição brilhante, traçando um paralelo entre a ida do jovem à lua e o momento em que, já idoso, pilota o carro Audi. A trilha sonora e o roteiro trazem uma sensação de triunfo e orgulho, particularmente para o público americano.
🎯 Repercussão
➡️ A propaganda foi exibida pela primeira vez em um Super Bowl e conseguiu emocionar a todos, mostrando realmente que um Audi é muito potente! Confira mais sobre essa propaganda aqui.
Tapete Gelado (Jambo Pet)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Com muito orgulho, apresentamos um vídeo feito aqui na Matilde Filmes, mas não é qualquer vídeo. Com ilustrações e animações 2D para lá de divertidas, chamamos atenção do público nos primeiros instantes e tivemos um resultado estrondoso (vide abaixo)
🎯 Repercussão
➡️ Com o vídeo, as vendas dobraram! A empresa mudou de patamar com a campanha e contratou diversos outros trabalhos conosco. Para saber mais sobre esse case, clique aqui.
Presa nos anos 80 (Guaraná Antárctica)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Propaganda brasileira vencedora do Leão de Ouro em Cannes em 2022, da agência Droga5 (antiga Soko). A campanha mostra com muita simpatia a necessidade de apoiar o futebol feminino, com uma vantagem incrível: foi feita a partir de um briefing real do cliente!
🎯 Repercussão
➡️ O vídeo ajudou a colocar a questão do futebol feminino em evidência. A marca criou uma garrafa retrô dos anos 80 para apoiar o esporte e direcionou a renda das vendas para a ONG Meninas em Campo, que atua na área.
Minha Casa, Minha Vida (MRV)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Através de um roteiro instigante que começa com a ideia do sonho da casa própria, o vídeo consegue chamar atenção não só pelo Motion Graphics, mas também por explicar tudo sobre o Minha Casa Minha Vida em pouco mais de 3 minutos. Com muito orgulho, este é um projeto todo feito aqui na Matilde Filmes!
🎯 Repercussão
➡️ O Vídeo Marketing estourou os contadores do Youtube, contando com quase 6 milhões de visualizações e a quinta colocação em engajamentos na plataforma no mês de lançamento. Assim, foi possível consolidar ainda mais a MRV como a maior construtora da América Latina. Para saber mais sobre esse case, clique aqui.
Tributo à fotografia (Leica)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ O vídeo consegue posicionar a Leica como a marca que inventou a fotografia fora do estúdio, e emociona ao fazer referência a vários registros fotográficos famosos. Um vídeo incrível em comemoração aos 100 anos da marca!
🎯 Repercussão
➡️Além de emocionar a todos que assistem, o vídeo alcançou o Grand Prix no Festival de Publicidade de Cannes. Saiba mais sobre esse comercial aqui.
Razões para acreditar (Coca-Cola)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A propaganda traz um sentimento de esperança para vários problemas atuais e consegue associar a marca Coca-Cola a essa esperança. Além disso, a música ajuda e muito a criar esse clima de que, como a própria propaganda diz, “existem razões para acreditar”.
🎯 Repercussão
➡️Esse vídeo viralizou na época em que foi lançado, já que não se assemelha a uma propaganda e sim a vídeos que são bem compartilhados nas redes sociais.
Enterro do Bentley (ABTO)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Um socialite brasileiro iria enterrar um carro de mais de meio milhão de dólares. Isso chamou muita atenção e revolta. Só para ele desmentir isso e direcionar os holofotes para uma causa muito maior: o enterro dos órgãos humanos dos que não são doadores!
🎯 Repercussão
➡️A ação de marketing ganhou um Leão de Ouro no festival de Cannes e causou um verdadeiro alvoroço na mídia, gerando repercussão que, se fosse comprada, teria um preço inviável! Bravo!
Pôneis Malditos (Nissan)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A comparação de cavalos (dos carros) a pôneis é o que chama mais atenção nesse comercial. Isso porque pôneis na realidade são figuras que estão muito presentes no imaginário infantil e foram representados como se a propaganda fosse para esse público, mas trazendo um contraste quando é cantado que os pôneis na realidade são malditos. Além disso, a música definitivamente gruda na mente e o comercial consegue inovar na categoria comerciais de carros!
🎯 Repercussão
➡️A propaganda gerou muita repercussão, recebida de forma muito positiva pelo público. Até hoje muitos se lembram dos Pôneis Malditos. Para mais detalhes sobre essa propaganda, clique aqui.
Like a Girl (Always)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ O comercial questiona a expressão antiga de “fazer como uma garota”, que tradicionalmente é pejorativa, revertendo as expectativas ao longo do vídeo.
🎯 Repercussão
➡️Essa campanha teve um alcance imenso nos mais diversos países, virando uma espécie de ícone cultural. Hoje a expressão “fazer como uma garota” se tornou positiva. A campanha ainda foi premiada com um Grand Prix no Festival de Cannes. Para saber mais sobre, clique aqui.
Frequência Gay (Mix Brasil)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A ideia de tocar uma música na “frequência gay”, que só gays iriam ouvir, gera incômodos nos passageiros do táxi. Mas é claro que não há uma frequência diferente para os gays, pois somos todos iguais. Uma propaganda brilhante, que trata do tema de forma inteligente e descontraída!
🎯 Repercussão
➡️Além da conscientização de forma criativa para uma causa tão importante, a campanha conseguiu ganhar o Leão de Ouro no festival de Cannes!
Nóis e a Ivete (Vivo)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Na propaganda “Nois e a Ivete falando de Internet”, é criado um ar moderno e jovem, trazendo vários Youtubers famosos, além da grande figura, Ivete Sangalo, que traz autoridade à marca.
🎯 Repercussão
➡️Com a campanha, a Vivo conseguiu se solidificar nos primeiros lugares da telefonia móvel em todo o Brasil!
Vai Amarelar? (Gillette)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A propaganda consegue unir vários conceitos: o uso de celebridades do UFC, que estavam em alta na época, a provocação com outras marcas e também o jogo de palavras comparando a cor da lâmina com o sentimento de amarelar.
🎯 Repercussão
➡️ No mesmo ano em que foi lançado, esse vídeo alcançou o posto de propaganda mais assistida no Brasil, pelo grande número de visualizações.
Vai Amarelar? (Gillette)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ O comercial acima é parte de uma campanha duradoura que posiciona o Posto Ipiranga como um lugar onde se encontra de tudo. Com humor e criatividade, essa campanha tem um lugar especial nesta lista!
🎯 Repercussão
➡️ Essa campanha conseguiu popularizar a ideia de que tudo o que você deseja tem no Posto Ipiranga, atraindo muito mais clientes para as lojas!
Rap do Desapega – Ceará (OLX)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A quebra de expectativas é sensacional nesta propaganda. Um vovô, que geralmente seria calmo, começa a dançar e a cantar de um jeito inusitado e bem-humorado, enquanto passa o recado da marca!
🎯 Repercussão
➡️ A campanha como um todo bombou na internet e na televisão e conseguiu gravar na mente das pessoas o famoso slogan da marca: “Desapega, desapega! OLX!”.
Retratos da Beleza (Dove)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Propagandas que trabalham o lado humano e emocionam costumam marcar gerações. É o caso desta campanha da Dove, que, de maneira delicada, contrasta a forma como nós nos enxergamos e a forma como outras pessoas nos enxergam, com uma mensagem bonita no final.
🎯 Repercussão
➡️ A campanha viralizou, sendo um verdadeiro fenômeno cultural, e consolidou a marca, que vende produtos de beleza, como representante da beleza natural das mulheres.
Tio da Sukita (Sukita)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A propaganda tira sarro do “tiozão” e associa o gosto da adolescente por sukita com ela não “engolir qualquer coisa”.
🎯 Repercussão
➡️ Os comerciais do tio da Sukita viraram um verdadeiro fenômeno cultural nos anos 90, sendo uma das propagandas mais lembradas de todos os tempos e ajudando a colocar a marca em evidência.
Meu Bloco na Rua (Iphone)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️Em seu primeiro vídeo feito exclusivamente para o Brasil, a Apple deu um show de audiovisual. Feito somente com fotos do iPhone 7 Plus no modo retrato, o stop motion possui mais de 500 fotos. Ritmo e beleza definem esse comercial!
🎯 Repercussão
➡️ O vídeo viralizou e impressionou pela qualidade das imagens, numa época em que as câmeras de celular ainda eram mediadas. Para saber mais sobre esse comercial, clique aqui.
Carnaval 2017 – Ana (Bradesco)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ No carnaval, o Bradesco apostou em um comercial alegre e com um jingle bem animado para divulgar seus diversos canais e funcionalidades! O que destaca a campanha é a estética de festa e descontração.
🎯 Repercussão
➡️ Com essa propaganda, o banco conseguiu divulgar seus serviços e definitivamente possibilitou um carnaval mais tranquilo a todos os seus clientes. Saiba mais sobre essa campanha aqui.
Só que sim (Pepsi)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️Através de um jogo de palavras e uma estética de documentário, a Pepsi brinca com o fato de não ser a preferida na guerra entre ela e a Coca-Cola e mostra que, na realidade, as pessoas que pedem Pepsi de primeira são bem descoladas. Mais um capítulo bem humorado na batalha entre Pepsi e Coca-Cola!
🎯 Repercussão
➡️ O vídeo incentivou as pessoas a pedirem Pepsi de primeira e teve uma ótima recepção nas redes sociais.
Halloween dos Palhaços (Burger King)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️Aproveitando o clima de Halloween e o lançamento do filme It: a coisa, o Burger King não perdeu a oportunidade de provocar seu maior concorrente: o Mc Donalds. O slogan do comercial não pode ser deixado de lado: “Venha de palhaço, coma como um rei!”.
🎯 Repercussão
➡️ A ação proposta pelo BK teve uma grande repercussão e participação dos clientes, fortalecendo a marca perante o seu principal concorrente.
The Force (Volkswagen)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Utilizando uma criança vestida de Darth Vader, o comercial consegue não só chamar a atenção dos fãs de Star Wars, mas também fazer um vídeo bem humorado e que explora a inocência da criança! A propaganda entra no clima do filme com a trilha sonora, e no final a mensagem que fica é que na realidade a força está em um Volkswagen!
🎯 Repercussão
➡️ O comercial que foi passado pela primeira vez no Super Bowl trouxe para a marca um grande fortalecimento ao fugir do clichê das propagandas de carro!
Ultrassom (Doritos)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A ideia de que Doritos é tão bom que até mesmo uma criança na barriga da mãe já é apaixonada pelo alimento é definitivamente o ponto alto dessa propaganda. O anúncio realmente chama a atenção pelo humor!
🎯 Repercussão
➡️ Esse comercial foi lançado durante um Super Bowl e conseguiu fazer história nesse espaço tão disputado!
Your Daily Dose of Drama (TNT)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Após uma pessoa apertar o botão de “drama”, desenrola-se uma cena de muita ação e extremamente dramática. Ao final, quem assiste vê que na realidade é uma ação de marketing chamando as pessoas para terem sua dose diária de drama na TNT.
🎯 Repercussão
➡️ Quem assiste se envolve muito na cena e acaba se sentindo parte de tudo. Isso causou uma repercussão muito grande e o comercial viralizou, não só em seu país de origem, mas em todo mundo.
TV Quebrada (Semp Toshiba)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ O comercial consegue de forma engraçada criar um mistério sobre o porquê de uma Semp Toshiba ter estragado, mostrando no final que era só a pilha. Definitivamente uma forma muito criativa de se mostrar a qualidade dos produtos da marca.
🎯 Repercussão
➡️Com esse comercial, criou-se no imaginário das pessoas que a Semp Toshiba realmente não estraga, além de mostrar que a marca garante 50 meses de garantia, o que realmente é considerado muito tempo!
Leave Nothing (Nike)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Um vídeo incrível, com trilha sonora do filme O Último dos Moicanos, mostra a saga de um jogador de futebol americano, travando batalhas em campo ao longo da temporada.
🎯 Repercussão
➡️ O vídeo na época causou um verdadeiro alvoroço na audiência. Com esse comercial, a Nike mais uma vez conseguiu emocionar e se estabelecer a marca como líder em esportes.
Mamíferos (Parmalat)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Essa campanha fofíssima chamou atenção de crianças e pais e não contou somente com o vídeo. Na época foram distribuídos pelúcias dos mamíferos da Parmalat para quem juntasse 20 códigos de barra de produtos da marca. Um detalhe, os bichos vinham segurando uma caixinha de leite Parmalat.
🎯 Repercussão
➡️ A campanha fez tanto sucesso que virou um fenômeno cultural na época. Muitas crianças fizeram ensaios fotográficos vestidas de bichinhos, assim como as crianças do comercial. Além disso, a empresa conseguiu aumentar seu faturamento anual de 38 milhões de reais para 1,87 bilhão. Inacreditável, não é mesmo? Confira aqui o que já falamos sobre essa campanha.
Câmera (Rayovac Alcalina)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Com um vídeo tecnicamente simples, o comercial mostra que as pilhas Rayovac são tão boas que a câmera acaba antes da pilha, com um toque de humor no exagero.
🎯 Repercussão
➡️ O comercial foi considerado tão criativo que faturou um Leão de Ouro em Cannes e foi uma das mais lembradas da época.
Pipoca com Guaraná (Guaraná)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A marca de refrigerantes queria mostrar que esse era um produto que podia ser consumido por jovens, e assim, associou o Guaraná à pipoca, muito consumida em cinemas.
🎯 Repercussão
➡️O refrigerante já era muito vendido para adultos e crianças, mas possuía um baixo número de vendas entre jovens. Após esse comercial de grande sucesso, o Guaraná se tornou um produto para todas as idades. Saiba o que já falamos sobre esse comercial aqui.
Guerra das Colas (Araldite)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A Araldite conseguiu usar uma disputa entre duas marcas muito conhecidas para chamar a atenção para si, mostrando que ela pode fazer o impossível acontecer.
🎯 Repercussão
➡️ Um vídeo tecnicamente simples, teve uma ideia tão criativa que rendeu um Leão de Ouro em Cannes. Confira aqui o que já falamos sobre essa propaganda!
Índio (SOS Amazônia)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A propaganda impacta quem assiste ao mostrar o cabelo de um índio, que é tão característico da cultura, sendo raspado e comparar a ação ao desmatamento da Amazônia.
🎯 Repercussão
➡️ A propaganda fez muito sucesso, não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo, chegando a ganhar até mesmo um Leão de Ouro em Cannes.
Me dá Danoninho (Danoninho)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A criativa propaganda de Danoninho conseguiu impressionar pais ao mostrar crianças saudáveis e felizes e contar em seu jingle todas as vitaminas e proteínas oferecidas pelo produto tão amado pelas crianças.
🎯 Repercussão
➡️ Danoninho ficou conhecido como um alimento amado pelas crianças e pelos pais, afinal ele vale por um bifinho!
Big Mac (Mc Donalds)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ Conseguir passar no jingle todos os elementos de um dos sanduíches mais famosos do mundo não é pra qualquer um.
🎯 Repercussão
➡️ A propaganda fez tanto sucesso que até hoje não é necessário perguntar o que tem no Big Mac nas franquias da loja, todos já sabem! Veja o que já falamos sobre essa propaganda aqui.
Aquarela (Faber Castell)
💡 Como se destaca esta Propaganda Criativa?
➡️ A música Aquarela, de Toquinho, já era famosa na época, mas sendo utilizada em um comercial de uma marca que tinha tudo a ver com a letra ficou mais famosa ainda! Uma animação encantadora e que vai se transformando aos nossos olhos, assim como a música de Toquinho!
🎯 Repercussão
➡️ Esse comercial é considerado até hoje um dos mais marcantes e inovadores da publicidade brasileira, tendo deixado a música do famoso compositor ainda mais conhecida! Saiba mais aqui.
Conclusão
✅ Uma propaganda criativa é muito importante para atingir resultados.
✅ Empresas de todos os portes podem se beneficiar de uma propaganda criativa e efetiva.
✅ Seja na TV ou na internet, a criatividade talvez seja um dos fatores mais importantes para a campanha ter resultados satisfatórios!
Se sua empresa precisa de uma propaganda criativa que realmente gere resultados, entre em contato com a Matilde Filmes. Nossa equipe de especialistas está pronta para transformar sua ideia em um vídeo de alto impacto!
Não perca esta oportunidade!
Se isto soa interessante para você, fique à vontade para iniciar uma conversa.
Quem sabe este não será o início de algo grandioso?