A produção audiovisual passará por transformações profundas em 2025, trazendo novos formatos, tecnologias e estratégias para conquistar a atenção de públicos cada vez mais nichados.
Confira as 10 principais tendências do marketing em vídeo para 2025 e como elas irão impactar empresas, criadores e produtoras de vídeos.
Inteligência Artificial chega pra valer na produção audiovisual
A IA irá revolucionar a produção de vídeos em 2025. Por exemplo, cenas e imagens complexas, que antes exigiam altos investimentos, estarão ao alcance de produções pequenas. Processos como criação de ilustrações, músicas e locuções, que antes exigiam múltiplos profissionais, passam a ser gerados em instantes por um único produtor audiovisual, com qualidade cada vez maior.
Assim, com IA, conteúdos inovadores e efetivos serão feitos com orçamentos reduzidos, fazendo com que 2025 seja marcado por…
Muito mais frequência nos vídeos
Com a facilidade na produção, um grande diferencial será a produção frequente de conteúdos em vídeo, em parte com imagens realistas e até surreais, usando todo o potencial da IA. É assim que empresas de todos os portes vão se destacar.
Além do volume, com a facilidade de produção, será muito importante…
Mais personalização dos conteúdos
Principalmente nas estratégias de Ads, será cada vez mais fácil criar vídeos específicos para cada persona, levando em conta parâmetros como idade, gênero, localização geográfica e classe social. Empresas que se adaptarem terão um grande diferencial.
Mas, com tanto conteúdo gerado com IA, surge uma tendência inversa…
Design chapado e iconográfico
No movimento oposto aos vídeos com imagens rebuscadas com IA, veremos a ascensão do design minimalista e objetivo. Vídeos com elementos chapados, iconográficos e com aspecto polidos, principalmente no meio empresarial e B2B, ganham força, transmitindo autenticidade e clareza, ao invés da sensação de propaganda.
Da mesma forma, 2025 vai ver ainda…
Gravações reais e humanizadas em alta
Enquanto a tecnologia avança, gravações em locações e com pessoas, embora de custo mais elevado, tornam-se um diferencial. Histórias autênticas, com pessoas de verdade, criam conexões emocionais profundas e ajudam a equilibrar o excesso de conteúdo digital. Neste ponto, aprofunda-se uma tentência que já vem de anos…
Mais vídeos parecendo de influenciadores
Campanhas inspiradas em trends de redes sociais, como unboxings, desafios e danças, seguem em alta, sejam gravados com influenciadores ou atores que se passam por influenciadores.
Esses vídeos simulam conteúdos orgânicos, atraindo atenção de forma despretensiosa e conectando-se principalmente ao público jovem e de early adopters.
Vídeos para todo o Funil de Vendas
O uso de vídeos se expande cada vez mais por todas as etapas do funil de vendas: desde vídeos inspiradores na descoberta, passando por conteúdos comparativos na consideração, até tutoriais detalhados no pós-venda. Essa flexibilidade transforma o vídeo em uma ferramenta cada vez mais indispensável para o marketing. Empresas que não aprenderem a usar conteúdos audiovisuais ficarão para trás.
Redução da demanda por funções técnicas
Para muitos trabalhadores do audiovisual, o horizonte será de profundas adaptações ou mudança de carreira. Segmentos inteiros, principalmente etapas técnicas e de menor valor agregado, serão em boa parte substituídos pela máquina, tais como locução, trilha sonora, ilustração, revisão de textos, entre outros.
Isso não é o futuro, é o presente. Para citar um exemplo, na última campanha política, qualquer profissional de música percebeu que grande parte dos candidatos geraram seus jingles via IA. Um segmento do mercado praticamente desapareceu. E este é apenas um exemplo.
É bom frisar, conteúdos “feitos por humanos” sempre terão valor, e por isso algumas tendências acima falam sobre isso, mas é fato que parte da demanda simplesmente deixará de existir, espremendo os profissionais para disputar a demanda que sobrar.
Mas nem tudo é desesperança, pois, por outro lado, é claro que…
Novos processos e funções irão surgir no audiovisual
Apesar de que, em muitos casos, a demanda irá diminuir ou até sumir, a demanda geral por vídeos será cada vez maior. Isso abre oportunidade para adaptação. Profissionais que usarem as suas habilidades técnicas atuais para pilotar as máquinas com eficiência e efetividade serão compensados. Na prática, por exemplo, um ilustrador deixará de ilustrar para gerar ilustrações, com volume e custos atualizados à nova realidade.
Tudo isso vai salientar uma grande tendência que vem de anos…
Produtoras de vídeo irão absorver funções das agências
Uma tendência que decolou nos últimos anos e se consolida cada vez mais são produtoras atenderem clientes diretos, ao invés de contarem com a intermediação de agências de publicidade.
Ora, com a necessidade de vídeos periódicos, com volume, personalização e custos reduzidos, cada vez mais empresas optam por um contato direto com os profissionais que de fato pilotam a produção. Com isso, a estratégia e a inteligência de produção trabalham lado a lado para um resultado efetivo e otimizado.
Aperte o cinto!
O marketing em vídeo para 2025 será um campo de possibilidades, mesclando tecnologia de ponta, criatividade e conexões autênticas. Empresas que adaptarem suas estratégias para acompanhar as tendências estarão à frente, conquistando resultados sólidos.
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