Com este vídeo a Construtora MRV caiu nas graças do Youtube.
Você vai aprender neste case:
Iremos mostrar como um vídeo foi capaz de ajudar a maior construtora da América Latina a alcançar um lugar ao sol no Youtube e a destravar dúvidas de seus clientes no funil de vendas. Você vai ver:
- Como o formato em Motion Graphics foi capaz de explicar um tema complexo de maneira didática;
- Como a escolha por um formato explicativo, com pitadas de Vídeo Tutorial, fez a diferença;
- Como a mesma lógica pode ser aplicada para empresas de praticamente qualquer segmento para destravar funis de vendas.
O cliente: MRV Engenharia
A MRV Engenharia é a maior construtora e incorporadora da América Latina, com foco em imóveis para classe média e média baixa. É também a maior parceira do programa Minha Casa Minha Vida.
O desafio
O Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional já criado no Brasil, com cerca de 3 milhões de moradias entregues desde o lançamento.
Porém, há muitas regras e nuances que geram dúvidas para consumidores. Aqui não estamos fazendo qualquer julgamento de valor sobre as regras, apenas constatando que muitas vezes não é fácil para uma pessoa comum saber se ela tem ou não direito às vantagens e se vai ou não conseguir pagar a entrada e as parcelas.
E como qualquer profissional de marketing e vendas sabe, uma coisa que não combina com vendas, principalmente de alto valor, é um cliente com dúvidas.
Para completar, estamos falando de um público relativamente variado em termos de classe social, nível de escolaridade e localidade geográfica. Um traço comum importante é o público ser jovem e em grande parte que nunca teve um apartamento. Não à toa o slogan da empresa: “A marca do seu primeiro apê”.
Assim, para vencer o desafio, a empresa precisava de:
- Uma estratégia capaz de atingir em massa o público jovem.
- Após capturada a atenção do público, explicar as regras de forma didática, para que todos que se encaixassem no programa soubessem disso.
- Uma vez que a pessoa descobrisse que se encaixa nas regras, que entendesse também que possui o necessário para entrada e prestações.
- E, por fim, uma vez que a pessoa entendesse que pode sim comprar um apartamento, que entrasse em contato com a MRV, e não um concorrente.
A solução
O vídeo pronto encontra-se no topo deste artigo. Olhando agora, pode parecer uma solução direta para o problema. Mas a verdade é que o desafio não tinha uma solução tão fácil de ser visualizada.
Por exemplo, considerando o alcance necessário, talvez uma propaganda de TV fosse uma boa solução? Se estamos falando de um público variado, talvez uma comunicação via nichos? E se é um produto de difícil explicação, não seria melhor simplesmente dar um reforço no time de corretores?
Pois com apenas um vídeo conseguimos transformar as dificuldades em oportunidades. Da seguinte maneira:
- Fizemos um roteiro que passa por todo o funil de vendas. Ou seja, a ideia é encontrar uma pessoa que possui dúvidas bem iniciais e um interesse vago no tema e entregá-la pronta para falar com um corretor.
- Para atingir esta meta, investimentos boa parte do tempo do vídeo apenas ajudando com as dúvidas mais comuns. Uma informação que mostra bem a estratégia: em um vídeo de 3:23, a palavra “corretor” é citada apenas em 2:40 e a palavra “MRV”, em 2:45.
- No miolo do vídeo, inserimos uma seção de perguntas e respostas com cara de Vídeo Tutorial, pois este é um dos formatos que mais bombam no Youtube (mais sobre isto aqui) e é associado a altas taxas de engajamento.
- Para a parte audiovisual propriamente dita usamos um estilo alegre, porém simplificado, para a informação ficar sempre bem clara, e literalmente desenhamos tudo que foi falado.
- O vídeo deveria ser distribuído primariamente no canal do youtube da MRV pois o Youtube é o 2º maior buscador da Internet e, com predominância de jovens, encaixa-se muito bem no público ideal da construtora.
“O nosso desafio constante é falar sobre o Minha Casa Minha Vida da maneira mais clara possível. Assim, a Matilde Filmes teve papel fundamental ao traduzir o briefing para um vídeo que funcionasse de forma didática. O resultado foi muito acima do que esperávamos, sendo o 5º vídeo de anunciante com mais engajamento no YouTube no mês de lançamento e um recorde de visualizações em nosso canal.”
Ana Mourawad – Coordenadora de Marketing Digital MRV
O resultado
O vídeo foi distribuído via Youtube, Whatsapp por corretores, redes sociais e em Landing Pages. Assim, ajudamos a MRV nesta campanha vencedora a:
- Bater o record do canal da empresa no Youtube, com mais de 5 milhões de visualizações (fevereiro de 2017).
- Atingir a quinta colocação em engajamentos do Youtube no mês de lançamento;
- Resolver as dúvidas de seus clientes e assim turbinar o funil de vendas.
E então, viu como as premissas para uma campanha vencedora de Video Marketing estão ao alcance de empresas de qualquer porte ou segmento?
Veja que nenhuma das condicionantes ou técnicas empregadas é restrita. Pelo contrário, o importante no projeto foi um direcionamento inteligente para o público, desde o conceito inicial até a distribuição efetiva da campanha em meios digitais.
E você, quer resultados assim para a sua empresa? Entre em contato com a gente! E se curtiu esta história de sucesso, não deixe de compartilhar. Quem sabe algum de seus amigos ou colegas também quer atingir o topo no Youtube?