Vídeo Institucional: os 4 estilos que geram mais resultado

Vídeo Institucional - Estilos que geram resultados

O que tem neste conteúdo

✅ Os 5 estilos de Vídeo Institucional

✅ Principais características dos Vídeos Institucionais

✅ Pra que serve e resultados

✅ Exemplos de Vídeos Institucionais

Vídeo Institucional Tradicional

No começo, todos os Vídeos Institucionais eram neste estilo, por isso batizamos de estilo Tradicional. Você já deve ter assistido a vídeos assim. Tratam da instituição, sua história, diferenciais, serviços e visão, não raro nesta ordem.

💡 Característica marcante

➡️ Geralmente começa explicando a empresa e sua história, terminando com produtos e clientes, como uma apresentação mesmo.

🎯 Para que serve

➡️ O Vídeo Institucional Tradicional traz resultados junto a todos os públicos com os quais a empresa ou instituição se relaciona, aumentando o valor percebido da marca.

➡️ Pode ser usado em reuniões de negócios, em apresentações, para o público interno, além dos meios digitais, como website e redes sociais.

➡️ Por ser tão versátil, é tipo um canivete suíço da comunicação. Em muitos casos é o primeiro vídeo de que uma empresa precisa. 

📺 Exemplos de vídeo do Institucionais Tradicionais

Codesa (ES) | ⌛5min38s

Vídeo Institucional Codesa

Coop. Brasil-Alemanha (DF) |⌛7min

GR Discovery (SP) | ⌛2min21s

Sonda (SP) |⌛2min34s

Vídeo Institucional Comercial

Quando todos os Vídeos Institucionais eram no estilo tradicional, não eram muitos os outros tipos de vídeos que empresas faziam. Então veio a era do marketing digital. Hoje, vídeos institucionais ganharam uma cara moderna, mais direto ao ponto, com foco em vendas.

💡 Característica marcante

➡️ Geralmente foca nos serviços e produtos, sendo que a parte institucional propriamente dita entra como argumento de venda. Estrutura tende a ser: problema -> solução -> empresa -> chamada para ação.

🎯 Para que serve

➡️ O Vídeo Institucional Comercial gera muito mais conversões. Para quem quer resultados com vendas e marketing “no alvo” este é sem dúvida o formato mais recomendável.

📺 Exemplos de Vídeos Institucionais Comerciais

Mega Empreendimentos (RJ) | ⌛2min42s

Plantuc (MG) |⌛2min23s

Vivamed (MG) | ⌛1min51s

Vídeo Institucional Comercial - Vivamed

PDC do Brasil (SP) |⌛2min05s

Vídeo Institucional Conceitual (Branding)

Às vezes você não quer falar do serviço, nem da instituição, pelo menos não de uma maneira direta: o importante pode ser o conceito, a razão de existir do seu negócio.

💡 Característica marcante

➡️ Muito storytelling, imagens de impacto, criatividade. Ao final do vídeo, a assinatura da logomarca apropria aquela mensagem para a empresa ou instituição.

🎯 Para que serve

➡️ O Vídeo Institucional Conceitual serve para Branding, ou seja, trabalho de marca. Enquanto o institucional tradicional trata da empresa de maneira objetiva, o Conceitual tem foco na mensagem por trás da marca.

📺 Exemplos de Vídeos Institucionais Conceituais (Branding)

Mia Make (SP) | ⌛1min32s

Vídeo Institucional Conceitual (Branding) - Mia Make

Weem (SP) |⌛2min42s

Weem - Vídeo com IA - Vídeo Institucional

Abip (DF) | ⌛3min51s

Vídeo Institucional Conceitual (Branding) - Abip

Amipão (MG) |⌛3min04s

Vídeo Institucional Conceitual (Branding) - Amipão

Vídeo Institucional Interno/Integração

Todo Vídeo Institucional funciona muito bem para o público interno. Porém, alguns vídeos são pensado especialmente para público interno, como para integração e treinamento, assim como introdução de conceitos e novidades junto aos colaboradores.

💡 Característica marcante

➡️ Os vídeos internos tendem a ser mais longos e detalhistas, às vezes com recursos audiovisuais mais simplificados, com foco na mensagem em si.

🎯 Para que serve

➡️ Vídeos internos são efetivos para explicar conceitos complexos, pois é possível lançar mão de recursos como storytelling, gráficos, imagens gravadas, etc.

➡️ É mais efetivo para transmitir os valores da empresa, com resultados mais homogêneos e consistentes, pois consegue atingir o público no nível emocional, com as mesmas técnicas usadas nas grandes campanhas de marketing e sem depender da habilidade do facilitador.

➡️ Como muitos treinamentos são rotineiros, o uso de vídeos irá otimizar o tempo da equipe.

📺 Exemplos de Vídeos Institucionais Internos/Integração

Andritz (PR) | ⌛8min22s

Porto de Vitória (ES) |⌛5min03s

Sicredi (RS) | ⌛5min21s

Vídeo Institucional de Integração - Sicredi

ICN (RJ) |⌛5min30s

Conclusão

✅ Viu como há um vídeo  institucional ideal para cada situação? Agora que você já conhece as melhores práticas, conte com uma Produtora de Vídeo Institucional orientada para resultados.

✅ Nossa equipe de especialistas está pronta para transformar sua ideia em um vídeo de alto impacto!

Não perca esta oportunidade!

Se isto soa interessante para você, fique à vontade para iniciar uma conversa.

Quem sabe este não será o início de algo grandioso?

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Postagens relacionadas

Posts relacionadas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x