A figura paterna é sempre muito importante na família, a relação entre pai e filhos pode ser conturbada ou tranquila, mas com certeza sempre envolve muito amor.
O especial de hoje é dedicado a todos os pais, de sangue ou de coração, que assim como os personagens desta lista, buscam o melhor para seus filhos.
É só pegar a pipoca e chamar seu pai (ou filhos) para conferir os 17 filmes com os pais mais inesquecíveis do cinema.
Star Wars
O clássico Star Wars talvez dê aos seus fãs a cena mais icônica e famosa entre pai e filho, que é quando Darth Vader em uma luta com Luke diz: “Luke, eu sou seu pai”. Você pode até não ter assistido à série de filmes, mas com certeza já ouviu falar desse momento.
Como já falamos no nosso post especial do Dia dos Avós, Vader não foi o melhor exemplo de pai, já que dizimou a ordem Jedi e também instalou medo em toda a galáxia. Porém, ele tentou se redimir e voltou a ser Anakin Skywalker. Sempre é tempo para uma reconciliação entre pais e filhos, não é mesmo?
O Poderoso Chefão
Outro filme tradicional e muito importante para a história do cinema. Neste filme, Don Vito Corleone e seu filho Michael tem gênios completamente diferentes. Enquanto o primeiro é o comandante de uma poderosa máfia italiana e um pai extremamente opressor, o segundo é um capitão da marinha educado e sensível e que não faz a menor ideia da forma como a família funciona.
Pai e filho tentam ao longo do filme se entender e acabam tendo uma das relações mais marcantes entre pai e filho do cinema.
Recentemente, a Dreamworks trouxe o filme O Poderoso Chefinho como uma referência ao filme original. Apesar dos enredos serem bem diferentes, o filme também trata muito bem da relação entre pais e filhos e é digno de um destaque na nossa lista também!
2 Filhos de Francisco
Francisco, o pai de uma família com 9 filhos, humilde lavrador do interior de Goiás, possui um sonho: transformar dois de seus filhos em estrelas da música sertaneja Mesmo passando por dificuldades e beirando a miséria, Francisco não mede esforços para ajudar seus filhos a alcançarem a fama.
Você já ouviu falar de Zezé di Camargo & Luciano? Essa é a história de como eles chegaram ao sucesso com o grande apoio da família!
Procurando Nemo
Marlin, um peixe palhaço, seria um pai de primeira viagem e estava ansioso pela chegada de sua primeira ninhada. Em uma noite, sua casa é atacada e sua esposa e filhos são devorados por um predador. Ele então se surpreende ao ver que um de seus filhos sobreviveu ao ataque e acaba se tornando um pai superprotetor para Nemo.
O pequeno peixinho, cansado de não poder fazer nada, arrisca-se a sair dos corais e é capturado por um mergulhador. Marlin então sai em busca do seu filho, atravessando oceanos e fazendo muitos amigos que tentam ajudá-lo.
À Procura da Felicidade
Pai e filho são abandonados por Linda, esposa e mãe. O pai enfrenta sérios problemas financeiros e começa a lutar por um emprego, uma moradia e melhores condições financeiras para seu filho de apenas 5 anos.
Juntos, eles enfrentam a difícil realidade, tendo que dormir em metrôs, banheiros públicos e abrigos. Uma curiosidade é que Will Smith e Jaden Smith, pai e filho no filme, também o são na vida real.
Uma Lição de Amor
Sam Dawson, um homem com deficiência intelectual, cria sua filha Lucy com a ajuda de seus amigos. Porém, quando sua filha completa 7 anos, ela começa a ultrapassar seu nível de inteligência.
A assistência social acaba ordenando que o pai perca a guarda da filha e é então que ele começa uma longa luta com a justiça para reaver o direito de criar Lucy. Uma emocionante história!
Pinóquio
A velha história do solitário carpinteiro Gepeto e o seu filho Pinóquio, todos já conhecem. O boneco de madeira que ganha vida, apesar de não ser filho biológico de Gepeto, se tornou um querido amigo e filho do coração.
A relação entre os dois se torna muito forte ao longo do filme e é impressionante o quanto Gepeto e Pinóquio estavam dispostos a ir longe para salvarem um ao outro. Vale a pena se emocionar de novo!
Gonzaga – De Pai pra Filho
Do mesmo diretor de 2 filhos de Francisco, esse filme conta a emocionante trajetória de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, pai e filho.
Com uma história muito conturbada, envolvendo amores, separações e brigas, os dois famosos cantores levaram uma vida para se entenderem, chegando até mesmo a compor juntos.
A Vida é Bela
Uma família de judeus é separada durante a segunda guerra mundial quando são enviados para um campo de concentração. De um lado fica a mãe e do outro pai e filho.
O pai Guido começa então a usar a imaginação para fazer com que o filho Giosué acredite que eles estão participando de uma grande brincadeira. Tudo isso para proteger o filho dos horrores que estavam passando.
Os Incríveis 2
Diferentemente do primeiro filme da série, quem assume o papel principal de heroína é a Mulher Elástica. Enquanto isso o Sr. Incrível fica em casa cuidando dos filhos e tendo que lidar com as lições de matemática de Flecha, o relacionamento amoroso da filha Violeta e os poderes eminentes de Zezé.
Com uma mensagem bem atual, o filme mostra o importante papel dos pais em dividir as responsabilidades com as mães. A mensagem é realmente “incrível” e o filme pra lá de engraçado!
O Rei Leão
Simba é um jovem Leão que deve ocupar o posto de rei após a morte de seu pai, Mufasa. Enganado pelo tio Scar, que quer assumir o poder, Simba acredita ser o responsável pela tragédia e foge. Após crescer com os amigos Timão e Pumba, ele retorna ao reino para reconquistá-lo.
O filme traz uma importante mensagem sobre como os pais que partiram muito cedo também são muito importantes para o futuro dos filhos.
Uma Babá Quase Perfeita
O filme retrata a história de um divórcio difícil e no qual a mãe acaba ficando com a guarda dos filhos. Ele então resolve se disfarçar de mulher e vai trabalhar como babá na casa da ex-mulher, tudo para ficar mais perto das crianças.
Inicialmente parece um enredo muito estranho, mas a comédia é realmente muito engraçada e vale a pena assistir a ela.
Um Homem de Família
Um pai muito envolvido com os negócios e que não dava a devida atenção para a sua família. Até que um de seus filhos começa a se sentir mal e eles descobrem que ele estava com câncer.
O homem então deve decidir entre passar um tempo com seu filho e ajudá-lo a melhorar ou ganhar uma promoção no trabalho.
Menina dos Olhos
A história de um homem que no momento do parto de sua filha acaba perdendo sua esposa. O jovem rapaz tem que superar a perda de sua amada para conseguir ser “o melhor pai do mundo”, como ele mesmo diz.
Porém, não é fácil ser pai sozinho e junto com seu pai eles têm que aprender como criar uma menina que acaba se tornando muito esperta e inteligente. O filme mistura drama e comédia e com certeza é uma boa opção para assistir com seu pai!
A Última Música
Ronnie sente muita raiva de seu pai que se separou de sua mãe e foi viver longe dos filhos. Mas em um verão, ela é obrigada a ir passar um tempo com ele em uma cidade praiana.
Juntos eles aprendem mais um sobre o outro e começam a se admirar, cada um perdoando os erros do outro.
Doze é Demais
Já imaginou ter doze filhos? “Claro, meus avós….”. Mas e nos dias de hoje? Doze é Demais conta a história de um casal que teve nada menos que doze filhos.
A história começa com a mãe tendo a oportunidade de avançar no seu trabalho e indo viajar, porém para isso, o pai que não participava tanto da criação dos filhos deve assumir as tarefas de casa.
O filme é realmente uma comédia, mas o pai da família consegue mostrar que ele era realmente capaz de lidar com os afazeres da casa e da família!
Estão Todos Bem
Robert De Niro é um homem que viveu uma vida inteira dedicado a sustentar a família e relativamente afastado dela.
Após aposentar-se e ficar viúvo, em um Natal, todos os filhos desmarcam a visita a ele. Não vendo outra alternativa, o protagonista decide visitar cada um de seus filhos, mesmo passando por problemas de saúde. É nesse momento que ele percebe as dificuldades de cada um e decide ajudá-los como pode.
Lembra-se de mais alguma dica de filme para este Dia dos Pais? Deixe nos comentários!
E se gostou desta postagem, não deixe de curtir e compartilhar com todos os seus amigos e familiares!
Até a próxima!