12 maneiras de divulgar vídeos na web e fora dela

12 maneiras de divulgar vídeos na web e fora dela

12 maneiras de divulgar vídeos na web e fora dela

Se você acompanha nosso blog já sabe que usar vídeos para divulgar produtos e serviços é uma excelente opção para sua empresa, principalmente se seguir as dicas de Video SEO e com atenção aos princípios do Video Marketing. Mas, antes, para ter o resultado esperado, é importante saber quais são as plataformas disponíveis e como usá-las!

Quer conhecer as melhores formas de divulgar vídeos? Então confira:

Como divulgar vídeos no YoutubeYouTube: alcance incrível!

O YouTube é a plataforma de vídeos mais famosa do mundo, aliás, um dos sites mais famosos do mundo. No contexto de Marketing Digital, é um gigante. A cada mês mais de 1 bilhão de usuários visitam o site e gastam mais de 4 bilhões de horas assistindo a vídeos, isso é nada menos do que um a cada dois usuários de internet no mundo. Isso, por si só, já constitui uma excelente oportunidade para sua empresa divulgar vídeos e aumentar bastante a base de potenciais clientes. Em termos de buscas, é sempre bom lembrar, este é o segundo maior buscador do mundo, com 3 bilhões de buscas por mês, ficando atrás apenas do Google.

Como responsável pelo marketing de uma empresa, você pode estar pensando que as buscas no Youtube são basicamente por música e entretenimento, mas não é verdade. Os internautas estão frequentemente à caça de conteúdos educativos, informativos, tutoriais, reviews, releases, demonstrativos e por aí vai. Há um oceano de oportunidade e mares azuis em diversos segmentos, principalmente para um país como o Brasil, que, com uma população que fala muito pouco línguas estrangeiras, sofre uma concorrência externa mínima. Fique de olho nas estatísticas demográficas do Youtube na hora de direcionar sua campanha.

Além da audiência do próprio Youtube, nesta plataforma você também conta, dentre todas as opções, com as melhores chances de aparecer na primeira página das buscas do Google, potencializando bastante os resultados. Seguidos levantamentos mostram que mais de 80% dos vídeos que aparecem na busca orgânica do Google são do Youtube. Dessa forma, ao usar esta plataforma você tem acesso às audiências do 1º e do 2º maiores buscadores da internet de uma só vez.

Há ainda opções de anúncios do Google para vídeos – o famoso Adwords para Vídeos. Atenção: estamos preparando uma postagem incrível apenas sobre esse assunto para as próximas semanas, por isso, se ainda não assinou nossa Newsletter, deixe seu e-mail aqui à direita e não perca!

Como divulgar vídeos no FacebookFacebook e os anúncios matadores

O Facebook é a maior rede social do mundo, por isso é importante entender que, qualquer que seja o seu local de hospedagem preferido (o Youtube, por exemplo), sempre compartilhe o link do vídeo no seu perfil do Facebook, pois há grandes oportunidades nesta Rede Social.

Além da possibilidade de compartilhar o link do vídeo, o Facebook possui uma opção para hospedagem direta de vídeos. Em linhas gerais, a desvantagem de hospedar vídeos no Facebook, frente ao Youtube, é que rapidamente a postagem entra em decadência, logo que o buzz inicial passa – e ela não será encontrada no Google posteriormente. Porém, o Facebook tenta balancear essa desvantagem aumentando bastante as chances de os seus vídeos aparecerem nas timelines das pessoas que curtem a página, e também apresenta a postagem de uma forma mais atrativa, com um player grande, o botão de “Play” em destaque e autoplay quando o vídeo surge na barra de rolagem. Assim, o resultado de curto prazo ou mesmo imediato da postagem em vídeo tende a ser bem melhor do que se hospedar o vídeo no Youtube e compartilhar o link do vídeo no Facebook.

Porém, é na opção paga que o Facebook realmente vem se destacando.

Se o seu objetivo é fazer uma campanha, o Facebook Video Ads quase sempre é a escolha mais vantajosa. Isso acontece porque o Facebook alia uma vasta base de usuários à possibilidade de profunda customização da audiência. Jogam a seu favor informações como idade, sexo, localização, renda, área profissional, interesses, e muitas outras, possibilitando a criação de audiências cirúrgicas para anúncios em vídeo matadores.

Recentemente, fizemos uma postagem inteira apenas sobre Facebook Video Ads, que você pode conferir aqui.

Como divulgar vídeos no TwitterTwitter é o poder da rede social

O Twitter tem conquistado cada vez mais espaço como meio de divulgação de vídeos, embora não tanto quanto eles mesmos gostariam. Esta é uma rede social baseada em postagens curtas e objetivas, fáceis de assimilar e com as quais interagir – e um exército de seguidores prontos para compartilhar conteúdo de que gostam.

Dessa forma, você pode compartilhar os vídeos postados no Youtube ou Facebook e há possibilidade de promover essas postagens tanto para seus seguidores quanto para uma audiência segmentada, fazendo do Twitter uma ferramenta de apoio muito interessante, bombando o seu endereço principal.

Desde 2014 surgiu também a opção de criar vídeos promovidos, que são anúncios em vídeo que seguem um modelo de remuneração parecido com o Google Adwords, em que você paga por visualização, e, assim como no Facebook, tendem a gerar mais engajamento dentro da rede social, por a postagem ser mais chamativa e com autoplay.

Como divulgar vídeos no LinkeInLinkedin: atinja os tomadores de decisão

LinkedIn é a rede social mais usada no mundo para fins profissionais. Permite o compartilhamento de imagens, vídeos, apresentações, ebooks, webinars, entre outros formatos – o que torna a rede social um canal poderoso de divulgação. Como seria de se esperar, conteúdo em vídeo tem preferência no algorítimo da rede social e performa muito bem entre os usuários. Assim como Twitter, esta é uma excelente opção para apoiar a divulgação do seu vídeo.

O LinkedIn é a rede social mais usada no ambiente corporativo, por isso se o seu negócio é B2B (Business to Business) não deixe de marcar presença.

Na opção paga, o LinkedIn permite promover postagens para uma audiência altamente segmentada, analogamente ao Facebook. Você pode criar anúncios, por exemplo, para tomadores de decisão de uma determinada localização geográfica e de um setor da economia. Não é incrível?

Como divulgar vídeos no WhatsappWhatsApp e os vídeos virais

O WhatsApp é o mensageiro mais famoso do momento, com 45 milhões de usuários ativos no Brasil, ou seja, uma a cada 4 pessoas. Esta é uma ferramenta poderosa para espalhar vídeos virais, por causa do sistema de grupos e da facilidade de compartilhamento de conteúdo.

Porém, ao contrário de outros meios, o WhatsApp não tem qualquer ferramenta de envio em massa, seja orgânica ou paga, muito menos fornece informações sobre a sua vasta base de usuários. Por isso, para tirar bom proveito desta ferramenta é necessário ter pelo menos uma das 4 possibilidades:

  1. Uma plataforma de relacionamento que alia a sua base de cadastro a uma ferramenta de envio de mensagens;
  2. Um sistema de BigData para cruzar os dados de milhões de telefones com informações demográficas e assim ter uma audiência razoavelmente delimitada, aliado a uma ferramenta de envio;
  3. Uma rede de vendedores e representantes que usa o WhatsApp diretamente junto aos prospects;
  4. Um trabalho corpo a corpo para criar seus próprios grupos dentro do WhatsApp nos quais irá divulgar seu conteúdo.

Não é demais lembrar que estamos falando de uma ferramenta capaz de virar o jogo de qualquer empresa, partido político ou instituição. Recentemente fizemos um vídeo case muito bacana sobre como o envio de vídeos pelo WhasApp ajudou o Pezão a ganhar o governo do Rio de Janeiro em 2014, vale a pena conferir aqui (obs: vídeo em español).

Como divulgar vídeos no InstagramInstagram e um público assíduo

O Instagram é uma rede social interativa que apresenta mais de 300 milhões de usuários, com bom nível de engajamento. Os anúncios no Instagram são relativamente novos, mas vêm atraindo atenção.

Nessa alternativa, os vídeos são limitados a 15 segundos e podem ficar em loop. Esta pode ser uma excelente oportunidade para sua marca divulgar vídeos de making off, teasers de vídeos postados no Youtube ou no Facebook, ou para criar um formato específico. Fique atento, em redes sociais que exigem formatos específicos como o Instagram, quase sempre não é recomendável usar o mesmo vídeo que funciona em outras plataformas, pois o que gera resultado em uma normalmente não vai performar tão bem em outra.

Como divulgar vídeos no SnapchatSnapchat: vídeos no inbox do seu público

O Snapchat, para quem não sabe, é um mensageiro semelhante ao WhatsApp. Além de disparar vídeos para seus contatos, há um formato de anúncios interessante, com os vídeos aparecendo no inbox como qualquer outra atualização, oferecendo ao usuário a chance assistir ou não.

24 horas depois de postado o anúncio desaparece do inbox, sendo que o anunciante é cobrado por visualização. A vantagem, é claro, é que os anúncios aparecem quer o usuário queira ou não, tornando o contato quase inevitável. Porém isso pressiona o Snapchat a não ter tanta publicidade – o que faz desta opção, além de inusitada, talvez a mais cara!

Como divulgar vídeos no TumblrTumblr Video: entre uma risada e outra

O Tumblr é utilizado principalmente para GIFs animados e imagens humorísticas, mas com o rápido crescimento a plataforma se adiantou e investiu em anúncios em vídeo nos feeds dos usuários. Assim como o Instagram e o Facebook, nesse caso também existe o autoplay, o que tende a melhorar o impacto.

Por ser uma plataforma eminentemente humorística, pode ser o canal ideal para algumas empresas, com oportunidade de sair na frente no mercado e viralizar seu conteúdo.

Como divulgar vídeos no VineVine: o moderno a seu favor

Ao contrário das outras opções, o Vine, empresa pertencente ao Twitter, não possui uma ferramenta de anúncios ou de postagens pagas, mas isso não a impede de ser útil.

Com um limite de 6 segundos por vídeo, essa plataforma exige criatividade, afinal, como engajar seu cliente em um tempo tão curto? Pois esse desafio nada mais é que uma oportunidade extra para inovar. Mais uma vez, esta rede social quase sempre exige que se crie um formato de vídeo específico para ela.

Como o Vine é altamente interativo, também existe a tendência de os consumidores criarem vídeos sobre produtos e serviços das marcas que já consomem. Uma opção que merece atenção!

Como divulgar vídeos no VimeoVimeo é você no controle

O Vimeo é uma ótima plataforma se a sua prioridade é utilizar o vídeo no seu próprio website, por ter qualidade de reprodução muito boa, um player menos poluído, ausência de propagandas e opções avançadas de controle. Na opção paga, por um valor acessível, você pode escolher como será o player, tirar a logomarca do Vimeo (e inserir a sua), definir os sites nos quais o vídeo poderá ser usado, acionar a opção HD automaticamente, proteger vídeos com senha, e muitas outras funcionalidades para reprodução limpa, segura e de qualidade.

Trocando em miúdos, o Vimeo é a melhor opção de player de vídeo, mas nem tanto de divulgação, pois a rede social tem pouca tração. Por exemplo, aqui na Matilde Filmes, na hora de postar vídeos do nosso portfólio, não temos interesse que esses vídeos sejam encontrados aleatoriamente ou que sejam usados por aí sem o nosso conhecimento, por isso travamos as opções de uso, download e compartilhamento, para que eles sejam vistos apenas através do nosso site.

A nossa, é claro, é uma situação específica. Não querer que o seu conteúdo em vídeo seja encontrado é algo que apenas muito raramente se aplica, não é mesmo? Temos grande apreço pela qualidade em si de reprodução, limpa e bonita, e, é claro, trata-se de não usar os vídeos que fazemos para nossos clientes por aí, como propaganda própria, o que acreditamos não ser ético. (Obs: para os vídeos que fazemos para nosso próprio marketing e que queremos que sejam encontrados, usamos nosso canal no Youtube.)

Como divulgar vídeos SlideshareSlideShare é opção para B2B

Conhecido por abrigar apresentações, o site também tem a possibilidade de carregar vídeos através de um plano pago. Uma de suas vantagens é ter total compatibilidade com o LinkedIn, empresa que comprou a plataforma em 2012.

O SlideShare é muito usado em ambiente corporativo, para divulgação de informações relevantes sobre diversos temas. Este pode ser um dos canais mais interessantes para divulgação de conteúdo para uma audiência de tomadores de decisões.

Como divulgar vídeos na TelevisãoTV ainda funciona!

Apesar do grande crescimento dos meios de divulgação via internet, a TV ainda é um canal muito utilizado por empresas de todos os portes, pois é capaz de alcançar um volume grande de clientes de uma só vez, muitos dos quais (acredite) ainda não têm costume de acessar a internet.

Empresas pequenas e média muitas vezes deixam passar este meio, que talvez seja o mais óbvio, pois imaginam que os custos são muito altos. Não é bem assim. Ao negociar diretamente com programas segmentados, principalmente em canais do interior, é possível conseguir ótimas condições. Recentemente fizemos um guia completíssimo sobre como anunciar na TV, que você confere aqui.

Como os meios e formatos estão sempre mudando, é importante manter-se atualizado com o que o mercado oferece e, mais importante, identificar onde seu público está, para que saiba como atingi-lo. É interessante escolher as plataformas mais estratégicas para sua marca e investir nelas de maneira inteligente.

O formato que bomba em um canal pode não bombar em outro, merecendo na maioria das vezes tratamentos individualizados. Além dos vídeos, em muitos casos é necessário um trabalho contínuo para movimentação de cada uma das plataformas, outro ponto a ser considerado na hora de planejar o investimento em produção e divulgação de vídeos.

E, é claro, conte sempre com uma produtora de vídeo orientada para resultados! Como sempre, se gostou, curta e compartilha esta postagem!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Deivid Silvah
Deivid Silvah
6 anos atrás

POSTAGENS POPULARES

Postagens relacionadas

Posts relacionadas

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x