Dentre as principais formas de otimização de sites, a criação de landing pages é uma das mais importantes. Elas são páginas de conversão usadas por empresas interessadas em vender produtos e serviços e converter curiosos em contatos – com papel bastante importante nos funis de vendas mais efetivos em todo mundo. Por isso, fazer landing pages e nelas usar vídeos é para quem quer estourar o conta-giros! É isso que você quer para sua empresa? Então confira no artigo abaixo!
Entenda o que é uma landing page
As landing pages são páginas que apresentam um formulário de conversão, sendo muito comum oferecer algum material rico gratuito, como e-books, em troca do email, a possibilidade de pedir um orçamento ou mesmo efetuar compras. O objetivo das landing pages é que as pessoas intencionalmente tomem alguma ação que representa um passo no funil de vendas, tornando-se um lead, lead qualificado, oportunidade ou cliente.
Diferentemente de uma página comum, uma landing page deve ter um único objetivo, ou seja, converter uma determinada ação. Por isso apresenta apenas informações relevantes para esse objetivo e, na maioria das vezes, nenhum outro botão ou link fica disponível. Em outras palavras, quando um usuário cai na sua landing page você não fica satisfeito com menos do que uma conversão através da ação desejada.
Veja o exemplo de uma landing page que fizemos para divulgar nosso i-n-c-r-í-v-e-l e-book sobre como ter resultados com vídeos AQUI (e aproveite e para fazer o download)!
O poder dos vídeos em landing pages
Uma landing page comum costuma retornar de 30% a 40% de taxa de conversão, dependendo da oferta e dos parâmetros utilizados. Agora talvez você esteja se perguntando onde entram os vídeos nessa história? Segundo estatísticas, usando um vídeo para apresentar a oferta essa taxa pode crescer em até 80%, ou seja, para algo em torno de 70% de todas as visitas! Vídeo em landing page também ajuda para posição nos buscadores do Google, inclusive em campanhas pagas, e na percepção de valor da oferta em si.
O vídeo marketing tem se tornado um dos melhores caminhos para aumentar a visibilidade das empresas e conquistar novos clientes. Dessa forma, em geral o vídeo para landing page também pode ser usado em redes sociais, Ads e nas páginas comuns do website, tornando o investimento ainda mais vantajoso.
Veja exemplo abaixo:
Exemplo de vídeo para Landing Page, com um CTA (Call to Action) para preencher o formulário. Saiba mais aqui.
Os vídeos podem melhorar — e muito! — o poder de conversão de sua landing page por diversas razões, das quais destacamos 3 bastante simples:
Vídeos facilitam o entendimento
Segundo uma pesquisa feita pela YouOn TV — que pode ser conferida aqui—, os vídeos costumam ser 5 vezes mais efetivos em transmitir uma mensagem do que os textos.
A presença de conteúdo em vídeo on-line está se tornando obrigatória
De acordo com uma pesquisa da Cisco, uma das maiores especialistas em redes do mundo, até 2017 a demanda por vídeos será responsável por 67% do consumo de internet no mundo. Isso significa, simplesmente, que quem não tem vídeo está ficando para trás e, agora mesmo, provavelmente já apresenta queda na taxa de conversão.
Pessoas ficam mais tempo na sua landing page e não “rejeitam” a página
Esse é um dos grandes motivos que levam o Google a conferir mais credibilidade para sua página e melhorar seu posicionamento nas buscas, inclusive na opção paga.
Algumas técnicas para landing page com vídeo
Os vídeos são realmente uma mão na roda para melhorar ainda mais o retorno da sua landing page. Mas para resultados máximos, confira algumas dicas:
Faça vídeos objetivos
Em linhas gerais, o vídeo precisa passar a informação necessária no menor tempo possível, porque isso aumenta a quantidade de pessoas que a) irão apertar o Play e b) vão assistir até o final. Outro ponto relevante é que vídeos curtos costumam representar um investimento menor. Na grande maioria dos casos, recomendamos vídeos para landing page com duração de 1 a 2 minutos, inclusive porque esse formato é muito bom também para outros meios, otimizando o investimento.
Mas atenção, isto NÃO é uma regra dura. Apenas para dar um contra-exemplo, em estratégias de lançamento de produtos digitais, na famosa “técnica de lançamento”, são muito, mas muito mais eficazes vídeos de pelo menos 5 minutos, sendo que o vídeo principal pode chegar a ter mais de 20 minutos.
Sempre verifique se o seu parceiro para produção de vídeo é especializado em video marketing, pois cada caso deve ser tratado de maneira individualizada para garantir o resultado desejado. Não desperdice seus recursos!
Faça um rotero orientado para conversão
Já falamos algumas vezes aqui no blog, mas não custa repetir. A parte mais importante de qualquer projeto audiovisual é o roteiro orientado para resultados. Cada palavra e segundo contam.
Você pode ter a melhor landing page e uma oferta incrível, mas se o roteiro não chamar a atenção no início, mantiver essa atenção ao longo do vídeo e resolver todas as dúvidas para efetuar a venda, você terá jogado seu dinheiro fora. Veja alguns exemplos de video marketing aqui e se inspire!
Cuide também do tamanho da janela
Quando o assunto é tamanho da janela do vídeo, lembre-se de que janelas maiores podem se adaptar mais facilmente às telas de um smartphone ou de um tablet, enquanto as menores, além de serem mais difíceis de se encontrar botões de controle, também podem ficar ruins no monitor.
E então, viu como landing pages com vídeos podem ajudar no seu negócio? Gostou das nossas dicas? Aproveite para deixar seu comentário ou pergunta! E, se gostou, não deixe de compartilhar nas redes sociais!