4 maneiras de usar vídeos em sua estratégia de marketing digital

Nos últimos anos, a popularidade do vídeo cresceu tanto que se consolidou como parte de uma estratégia de marketing comercial que você não pode ignorar. Com um pouco de criatividade e um plano bem elaborado, os vídeos podem ajudar uma marca (como a sua) a se destacar com uma voz única e inesquecível, capturando e prendendo a atenção do público e fornecendo informações úteis.

O sucesso dos vídeos se deve, em grande parte, às estatísticas do Video Marketing, que são de encher os olhos. Continue lendo para obter informações relevantes e aprenda sobre as diferentes maneiras de usar esta ferramenta em suas estratégias.

4 Maneiras de usar vídeos em sua estratégia

Para cada objetivo e contexto, uma tática diferente pode ser necessária. Conheça algumas das possibilidades abaixo. Você pode se surpreender com a versatilidade do vídeo!

1. Mídia social

É um lugar onde as pessoas se reúnem online para interagir com outras pessoas e com as marcas. Os vídeos por natureza são atraentes e as plataformas facilitam o upload e o compartilhamento.

2. Boletins informativos

Como as mídias sociais, este método permite que você coloque o vídeo na frente do seu público, sem esperar que eles o abordem por conta própria. Adicionar um vídeo relacionado ao tema do seu boletim informativo reforça o tópico. Como mostram inúmeras estatísticas, é mais provável que as pessoas assistam a um vídeo do que leiam sobre um tema.

3. Blog

Não se limite apenas a compartilhar seus vídeos nas mídias sociais e em seus boletins. Vídeos também fornecem forte suporte para postagens no blog. No caso, normalmente é interessante fazer o upload do vídeo em alguma plataforma e inseri-lo na postagem do seu blog (continue lendo para entender).

4. Site

Os vídeos podem e devem ser usados ​​em outras áreas do seu site, não apenas como material de blog. Por exemplo, a página “Empresa” ou “Quem somos” quase sempre é a mais visitada, sem contar a página inicial, por isso pode ser interessante ter um vídeo de apresentação ali.

Plataformas para hospedar seus vídeos

Conforme a sua estratégia, duas plataformas se destacam como opção para hospedar os seus vídeos. Veja abaixo as vantagens delas.

YouTube

As chances são que o YouTube foi o primeiro site sobre o qual você pensou quando as plataformas de vídeo foram mencionadas. Desde que foi criado, o Youtube é uma marca familiar em todo mundo.

Naturalmente, há muitas razões para isso: é gratuito, amplamente utilizado e compatível com uma gama extremamente versátil de aplicativos e sites, além de ter uma navegação amigável.

Assim, a principal vantagem para uma empresa que quer resultados com vídeos é a possibilidade de o conteúdo alcançar grande audiência e, até mesmo, viralizar. Além disso, é de longe a plataforma com maiores ganhos em Video SEO.

No entanto, existem sim possíveis desvantagens para empresas. É que o YouTube é pesado de anúncios e de vídeos sugeridos. Assim, a não ser que você mesmo seja o anunciante e tire proveito disso, a simples quantidade de opções na tela pode tirar a atenção da sua audiência.

Além disso, ao usar vídeos hospedados no Youtube em uma postagem ou página do seu site, tem pouco controle sobre a experiência do usuário. É possível, por exemplo, que ao término do seu conteúdo a plataforma exiba um vídeo do concorrente.

Vimeo

O Vimeo é outro site muito popular de hospedagem de vídeos para empresas. A principal vantagem é justamente por resolver o problema do Youtube: quando você hospeda o vídeo no Vimeo e o inclui no seu site ou blog, a audiência tem uma experiência limpa e controlada por você.

Na versão paga, você pode configurar o player, exibir ou esconder botões, colocar a marca da empresa, definir o que acontece quando o vídeo acaba, adicionar colaboradores para colaborar facilmente com os vídeos, entre outras funções excelentes do ponto de vista corporativo.

Se você não tem como objetivo fazer vídeos que sejam encontrados de forma orgânica, o Vimeo provavelmente é a melhor opção. É a plataforma de hospedagem usada pela Matilde Filmes, por exemplo, já que não é do interesse da produtora expor os vídeos de seus clientes num local caótico como o Youtube.

Considerações ao criar um vídeo para sua estratégia

Há algumas coisas que você precisa considerar ao começar a criar vídeos. Veja abaixo algumas dicas.

1. Defina metas SMART

Concentre-se especificamente no que você deseja alcançar com cada vídeo. Definir metas realistas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas) ajudará você a monitorar o sucesso de seus vídeos, assim como de qualquer estratégia.

2. Apelo à ação

Certifique-se de que o roteirista incluiu um apelo muito específico (de preferência uma única ação), informando ao público exatamente o que você deseja que ele faça após o vídeo. Quer que deixem um comentário, curtam ou compartilhem algo, se inscrevam, comprem um item agora ou baixe um aplicativo? Isso precisa estar claro.

3. Seja criativo

Saiba quem é seu público e converse com ele. Sempre que acessam a Web, as pessoas são bombardeadas por muitos conteúdos e vídeos, gerando ruído e dificultando o alcance e a transmissão da sua mensagem.

Observe se o seu parceiro de vídeos imprime personalidade em seu vídeo, para despertar o interesse da audiência e entregar valor, de preferência, algo que atenda um desejo ou uma necessidade. Melhor ainda, dê um motivo para compartilhar.

4. Planeje o suporte de mídia social

Qual a melhor maneira de promover seu novo vídeo do que nas mídias sociais? Pela quantidade de vídeos sendo compartilhados a cada segundo, você pode imaginar a resposta. A única ressalva é estar pronto para lidar com comentários e a repercussão do material.

5. Não deixe de analisar os resultados

Nas plataformas de hospedagem ou de anúncios, há uma profusão de dados que podem mostrar o que funcionou e o que pode ser melhor. Aqui tem um guia completo sobre isso. Converse com o seu parceiro de vídeos para aprimorar cada vez mais os seus vídeos e afine a estratégia.

Conclusão

O marketing em vídeo é uma parte importante de uma estratégia de marketing atual, para a construção de uma marca forte e relevante. Já está mais perto de começar a colocar o vídeo em uso na sua empresa!

Autor: Rafael Rodrigues

Bio: Criador de conteúdo na Agência Webtrends

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Postagens relacionadas

Posts relacionadas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x