Em setembro de 2017, plataforma possuía mais de 2 milhões de anunciantes, e esses números só crescem.
No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas já utilizam o Instagram, e em grande parte com vídeos. E segundo dados da própria empresa o número de anunciantes da plataforma já ultrapassa 2 milhões, sendo que os perfis comerciais passam de 25 milhões em todo mundo.
Pequenas, médias e grandes empresas já tiram proveito, e muito, da plataforma para se relacionar com seus públicos e aumentar a base de clientes.
A rede social, focada em conteúdo visual, tem sido uma surpresa em se tratando de plataformas de comunicação e publicidade, justamente porque, quando foi criada, o objetivo era promover interações entre amigos e familiares. Hoje, para você ter uma ideia, um terço das histórias mais visualizadas são de empresas e 60% dos usuários dizem descobrir novos produtos pelo Instagram. Além disso, entre junho de 2016 e junho de 2017 houve um aumento de 80% no tempo gasto assistindo a vídeos no Instagram.
Por tudo isso, seja para promover marketing de conteúdo em vídeo ou para poderosos anúncios no Instagram Ads, apresentamos 7 vantagens matadoras para empresas de todos os portes nesta plataforma. Leia até o final e descubra como tirar proveito desta grande tendência!
Instagram é uma rede social famosa pela criatividade
Por ser uma plataforma que utiliza apenas recursos visuais, quem aposta no uso do Instagram tem a oportunidade de utilizar conteúdos mais criativos e dinâmicos, além de priorizar o estreitamento das relações com o público de uma maneira mais emotiva do que normalmente se consegue em outras redes.
Empresas podem se aproximar de sua audiência demonstrando valores, visão de mundo e conceitos, ou simplesmente aumentando a visibilidade para a marca.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Instagram, os usuários brasileiros da plataforma associam principalmente os seguintes atributos a ela: conteúdo inspirador, criatividade e beleza visual.
Um exemplo de campanha muito eficaz foi a da marca carioca Farm, gigante da moda nacional. Ao mesclar vídeos e fotos, conseguiu mobilizar milhares de seguidores em torno de um tema muito sensível, o câncer de mama, colocando a marca em evidência. Veja:
Instagram Vídeos atingem pessoas no nível emocional
Geralmente, vídeos conseguem entreter os consumidores de maneira leve e positiva. E, é claro, a emoção não fica de fora. Saber como cativar clientes nem sempre é tarefa fácil, mas com a estratégia certa para Instagram Vídeos, empresas de todos os portes conseguem atingir o público de forma a criar vínculos com seus produtos ou serviços e a gerar um nível superior de lembrança em relação à marca.
São muitos recursos capazes de provocar tais emoções favoráveis à compra ou ao engajamento, como personagens, expressões linguísticas próprias do público ou storytelling (técnica de contar histórias).
A marca PlayStation conseguiu surpreender muito com o vídeo abaixo:
A video posted by PlayStation (@playstation) on
Pessoas simplesmente adoram vídeos de Instagram
Logo que a função audiovisual foi lançada, em junho de 2013, mais de 5 milhões de vídeos foram postados nas primeiras 24 horas. E desde então não para de crescer.
São bem conhecidos os resultados dos conteúdos audiovisuais na web, e no Instagram não seria diferente.
Já foi medido, por exemplo, que a intenção de compra do cliente aumenta 97% e a associação com a marca, 139%, quando empregada uma estratégia de vídeo. Além disso, 92% dos consumidores compartilham vídeos regularmente em perfis de redes sociais.
Dados como esses demonstram o grande potencial do vídeo de Instagram para conseguir resultados orgânicos ou através de anúncios.
Engajamento no Instagram é bem maior que em outras redes
Além de as pessoas adorarem vídeos de Instagram, esta rede social tem um grande diferencial: muito mais engajamento em postagens de empresas.
Primeiramente, no mundo mais de 200 milhões de pessoas visitam pelo menos um perfil de marca por dia, sendo que atualmente o Instagram possui mais de 1 bilhão de contas ativas e metade delas estão ativas todos os dias. Pelo menos 80% das contas ativas seguem uma empresa na plataforma, a maior média entre redes sociais. Em segundo lugar, o engajamento do Instagram é nada menos que 10 vezes maior do que o do Facebook, 54 vezes maior do que o do Pinterest e 84 vezes maior do que o do Twitter. Uma goleada.
A questão do engajamento sempre gera dúvidas, mas é simplesmente devido à superlotação de empresas nas redes sociais mais tradicionais, o que diminui bastante a chance de um bom alcance orgânico.
Tome o Facebook, a maior rede social, como exemplo. Se aparecessem todas as postagens de empresas no feed dos usuários, não ia sobrar nada para os amigos e familiares – e seria a rede social mais chata do mundo. Isso faz com que as maiores plataformas apresentem sempre uma taxa de engajamento orgânico menor.
Um exemplo que mostra essa diferença foi um mesmo conteúdo da Adidas postado em ambas plataformas. Em agosto de 2016, com uma fanpage no Facebook com 24 milhões de fãs, alcançou 78 mill visualizações na postagem. Já o perfil no Instagram, que contava com 9,7 milhões de seguidores (cerca de 60% a menos), obteve 130 mil visualizações com o mesmo conteúdo.
Por tudo isso, um a cada três marqueteiros nos EUA já consideram suas estratégias no Instagram como “muito importantes”. Uma tendência que chega cada vez mais ao Brasil.
É uma das plataformas mais usadas pelos jovens
Com as inúmeras possibilidades essa rede social logo chamou a atenção de empresas de diversos segmentos, mas especialmente aquelas cujo público é jovem ou jovem adulto.
Ora, 90% dos usuários ativos na rede possuem menos de 35 anos. Nos Estados Unidos esse público já considera o Instagram sua principal rede social, superando até o próprio Facebook.
Alcançar essa geração deve ser uma preocupação cada vez maior para empresas de diversos segmentos, pois possui cada vez mais participação nas decisões de consumo das famílias e na proporção da renda total.
Instagram Stories é realmente usado e visto
Atualmente há uma febre da função Stories em diversas redes sociais, mas nada se compara ao Instagram Stories.
Lançado em 2016, o conteúdo do Instagram Stories é apresentado em tela cheia, pode desaparecer em 24 horas (caso não seja colocado nos destaques) e conta com ferramentas de criação divertidas como figurinhas, enquetes, gifs, emojis e outros recursos visuais.
Atualmente o Instagram Stories contabiliza mais de 400 milhões de contas ativas diariamente no mundo inteiro. De acordo com pesquisa realizada pelo Instagram, o que justifica a rápida adoção desse formato é mais autenticidade e a possibilidade de o conteúdo desaparecer após 24 horas.
Nessa pesquisa o Brasil foi um dos países que mais reagiu positivamente ao formato e, ainda segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados ficaram mais interessados em uma marca ou produto após aparecerem no Instagram Stories.
Diante de tantas vantagens, 50% das empresas cadastradas no Instagram criaram pelo menos um Stories por mês no último ano e 96% dos profissionais de marketing americanos pretendem continuar utilizando os anúncios do Instagram Stories em um futuro previsível.
A poderosa ferramenta para anúncios: Instagram Ads
Por pertencer ao Facebook, o Instagram Ads possui uma ferramenta de formatação de campanhas extremamente bem vista pelo mundo do marketing, por uma razão principal: o Facebook possui uma vasta base de dados sobre os usuários (que as próprias pessoas incluem em seus perfis) e dispõe essas informações para a criação de campanhas muito bem direcionadas.
Desta forma, o sistema de anúncios do Instagram oferece uma segmentação de usuários de acordo com inúmeros dados demográficos, bem como interesses, comportamentos, localização, público semelhante e outros da maior rede social do mundo. A partir daí, um bom profissional de marketing pode direcionar seus conteúdos para quem realmente importa, alcançando altos níveis de retorno do investimento (ROI).
Em relação ao custo, o Instagram Ads oferece uma outra qualidade: você determina quanto quer gastar em cada campanha, o que torna muito fácil realização de testes A/B e posterior direcionamento do orçamento para as configurações que geram mais resultado.
Bônus: IGTV
Recentemente, o Instagram lançou um novo formato: o IGTV, que acessado em um botão no canto superior direito do aplicativo.
É uma mudança gigantesca, já que o novo recurso permite vídeos mais longos do que os 15 segundos permitido na função Stories. A tela continua na vertical e com isso é possível identificar um claro objetivo de competição com o Youtube e a própria televisão.
O recurso vem dividindo opiniões entre usuários e profissionais de marketing. Mas como todo recurso novo no mercado, pode ser uma grande oportunidade para marcas que querem chegar na frente da multidão.
E então, viu quantas vantagens sua empresa pode ter com vídeos de Instagram? O que está esperando para começar a utilizar essa estratégia?
Ajude-nos a fazer um blog cada vez melhor, curtindo, comentando e compartilhando esta postagem. E até a próxima!