O último levantamento do Facebook mostrou que o número de usuários ativos na rede social chegou à marca de 1,8 bilhão, quase um terço de toda a população mundial. Destes, 1,2 bilhão acessa a plataforma diariamente.
Números grandiosos que ajudam a explicar o impressionante potencial de marketing da Rede Social. Afinal, com essa quantidade de usuários, praticamente qualquer segmento pode ser alcançado através da rede. Além de encontrar novos clientes, empresas de variados portes aproveitam a plataforma para construir relações duradouras com seus públicos, divulgar conteúdos e potencializar vendas.
Nesse contexto, o formato vídeo vem despontando como a grande tendência, configurando-se ferramenta praticamente indispensável. Vídeos geram mais visualizações, mais engajamentos, mais vendas e ainda recebem grande preferência dos algoritmos da Rede Social.
Com a palavra, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, em início de 2017:
“Our biggest focus continues to be putting video first across our family of apps.”
Foi pensando nisso que decidimos fazer este Guia Completo dos Vídeos no Facebook. Reunimos em um só lugar todas as informações de que você, profissional de marketing ou empreendedor, precisa para ter sucesso em seus objetivos.
Então acompanhe esta postagem especial até o final, pois abrimos nossa caixa de segredos e vamos contar em detalhes as vantagens, e também as desvantagens, de se usar o Facebook para Video Marketing. Confira!
Alcance Orgânico dos Vídeos no Facebook
Como já dissemos anteriormente, o Youtube é de longe o maior player em matéria de alcance orgânico para vídeos. Isso ocorre pois o Youtube, além de hospedar vídeos, é ele próprio o segundo maior buscador da internet. Como se não bastasse, ainda tem a preferência no Google, em que é responsável por 80% dos vídeos que aparecem na busca orgânica.
Isso significa que, com o tempo, um canal no Youtube torna-se ele próprio uma porta de entrada, já que os vídeos são encontrados ativamente pelos usuários. E para terminar, páginas que usam vídeos do Youtube também tendem a subir nas buscas.
Explicamos tudo isso em detalhes nesta postagem sobre Video SEO, um assunto cada vez mais importante no mundo do Marketing Digital.
Mas e o Facebook, onde entra nessa história?
Ao contrário do Youtube, as postagens orgânicas no Facebook são famosas por serem efêmeras e por não serem encontradas em buscas. Simples assim.
Em outras palavras, quando você considera que o custo de produção de um vídeo tende a ser relativamente alto, uma estratégia exclusivamente orgânica de vídeos para o Facebook possivelmente não é a melhor ideia.
Desta maneira, a dica aqui é usar o alcance orgânico dos vídeos no Facebook em conjunto com o de outras redes sociais e com o próprio Youtube. Por exemplo, inclua vídeos curtos ou pílulas chamando para o vídeo completo no Youtube, ou simplesmente republique os vídeos feitos para o Youtube, em busca de resultados marginais para o material.
Mas tem gente conseguindo resultados orgânicos no Facebook?
Sim, claro que tem! Na Batalha pelos Vídeos na Internet, não é por que uma plataforma possui uma desvantagem que ela logo desiste da sua fatia do bolo.
O Facebook tenta fazer frente a esta limitação da durabilidade das postagens e do fato de não ser um buscador, com um empurrão extra nas postagens com vídeos. Assim, estas apresentam alcance orgânico 135% maior que as postagens comuns.
E não à toa, de acordo com um estudo feito pelo Small Business Trends, uma publicação com vídeo recebe 2 vezes mais interações e 7 vezes mais comentários que qualquer outro formato.
Por essa razão, apesar de todas as desvantagens que citamos, há influenciadores e empresas conseguindo sim resultados satisfatórios apenas na função orgânica na plataforma.
O Facebook Live, como veremos adiante, também pode ser considerado uma estratégia orgânica, e apresenta vantagens consideravelmente mais promissoras para empresas. Continue lendo até o final!
Facebook Video Ads
Se na função orgânica o Facebook muitas vezes deixa a desejar, é na opção para anunciantes que a plataforma desponta na liderança.
O grande diferencial da Rede Social aqui é a completa e precisa base de dados sobre os usuários, pois as próprias pessoas incluem as suas informações pessoais em seus perfis, como idade, locais que frequentam, interesses, gostos, profissão e por aí vai.
Assim, ao criar um público para suas campanhas no Facebook você consegue atirar no alvo com uma precisão muito superior à proporcionada por cookies e algoritmos de comportamento dos produtos da família Google (Google Ads e Youtube Ads, por exemplo).
Em resumo, mesmo os magos da computação e a última palavra em inteligência artificial dificilmente serão capazes de superar a informação concreta que a própria pessoa inclui no Facebook. Então este diferencial não é algo que vai mudar em um futuro previsível.
Os Pixels
O Facebook ainda oferece outra grande vantagem: os chamados “Pixels”.
Os Pixels são simplesmente um código que você incorpora ao seu site e então consegue fazer a ponte entre as pessoas que visitam a sua página e as campanhas no Facebook.
Você pode, por exemplo, direcionar uma campanha para pessoas que entraram no seu site hoje. Ou para pessoas que entraram no seu site e clicaram em um determinado link. E o Facebook pode ainda aprimorar os algoritmos da campanha automaticamente à medida que conhecer o comportamento das pessoas que clicaram e o que elas efetivamente fizeram no seu site.
Máquina de Vendas
O Facebook Video Ads pode ser utilizado para resultados em todos os estágios do funil de vendas, seja para atrair curiosos, convertê-los em contatos ou realizar vendas.
Mas com tantas funções incríveis, vale a pena chamar atenção para a possibilidade de se alcançar o Santo Graal do Marketing Digital: uma máquina de vendas automatizada e capaz de aprender consigo mesma.
Voltaremos a este assunto mais abaixo, quando iremos tratar das Métricas de Resultados, mas por enquanto tenha em mente que não é à toa que, segundo o Reel SEO, 87% dos profissionais de marketing dos EUA já declaram investir grande parte de seus orçamentos em Facebook Video Ads.
Agora vamos a algumas dicas extras sobre o Facebook Vídeo Ads:
Use e abuse dos famosos Testes A/B
O Teste A/B é a síntese de um Marketing Digital bem feito, pois você emprega um raciocínio de caráter científico para a atividade, com aprendizado e aprimoramentos constantes.
Como funciona? A rigor, você sempre deve ter pelo menos o dobro de anúncios, sendo um o principal e o restante para testar variáveis. Desta forma, pode direcionar o investimento para a alternativa mais bem aceita e fazer campanhas cada vez melhores.
Customize a sua audiência para acertar no alvo
Como já dissemos, o Facebook permite uma ótima customização da audiência. Assim, abuse das configurações disponíveis para formatar suas campanhas e também em seus testes A/B.
O Facebook apresenta a possibilidade de classificar por: localização, sexo, idade, faixa etária, interesses, entre muitos outros dados. Assim, você pode apontar seu conteúdo para quem realmente importa, aumentando as possibilidades de engajamento e conversão.
Você controla o quanto vai investir
Como os valores gastos são personalizados, você escolhe a quantia despendida, inclusive facilitando os testes nos diferentes cenários.
Com isso, você tem a possibilidade de controlar seu orçamento e medir com precisão o retorno sobre o investimento em cada um deles. Adiante iremos detalhar as métricas mais importantes, continue lendo até o final.
O poder do Autoplay
Vale uma menção a esta função que faz toda diferença. Os vídeos iniciam automaticamente ao aparecer na linha do tempo do usuário, tanto na versão desktop quanto na versão mobile. Assim, como o contato com o seu conteúdo é inevitável, você pode fazer disso uma oportunidade para captar a atenção da sua audiência logo nos primeiros instantes.
Facebook Live
A mais recente arma do Facebook na Batalha pelos Vídeos na Internet é o Facebook Live, ferramenta que permite transmissões ao vivo diretamente através da rede social, a partir de um smartphone ou via equipamentos especiais, como mesas de corte e câmeras profissionais.
Estes são os números apresentados pelo Facebook:
- Os usuários passam 3x mais tempo assistindo a transmissões ao vivo, se comparado a vídeos normais; e
- Transmissões ao vivo geram 10x mais comentários que um vídeo normal.
Empurrão extra
Como é usual, os algoritmos foram ajustados para dar uma preferência desproporcional ao novo recurso, inclusive com avisos diretamente na aba de notificações das pessoas que curtem a sua página e estão on-line naquele momento.
Com a transmissão finalizada, o vídeo ainda fica disponível na sua linha do tempo normalmente, trazendo mais resultados orgânicos, e com possibilidade de ser anunciado como um conteúdo qualquer.
Um case de sucesso que ilustra bem este ponto é a transmissão que fizemos para a Areia Higiênica Hello Kitty. Sendo uma das primeiras transmissões de um canal que trabalha com um nicho (areias higiênicas para gatos), a transmissão obteve 1,1 mil visualizações durante a live, chegando a mais de 2,4 mil depois dela. Veja, por mais que um vídeo no Youtube tenha grande potencial orgânico, em boa parte das vezes não alcança, mesmo em longos períodos, números que conseguimos em poucas horas, gerando impacto imediato.
Apenas tome um cuidado extra para contar com profissionais especialistas, pois uma transmissão ao vivo requer atenção especial.
Quer saber mais sobre esta ferramenta? Veja as razões para usar Facebook Live nesta postagem.
Métricas: o segredo por trás de resultados incríveis
O quê e quando medir
Na já longínqua época do marketing off-line, a dificuldade era ter algum tipo de medição. Por exemplo, quantas pessoas entraram em uma loja por causa de um anúncio de TV ou de um outdoor? Nunca foi fácil saber números assim.
Na era digital a dificuldade é inversa.
O Facebook apresenta uma profusão de números, como cliques, curtidas, engajamentos, comentários, cliques que levaram a conversões, e por aí vai.
Como seria de se imaginar, algumas métricas são muito mais importantes do que outras, as chamadas “Métricas de Resultado”. E há aquelas que não configuram uma métrica válida para uma determinada empresa, estas chamadas “Métricas de Vaidade”.
Funciona assim:
- As Métricas de Vaidade são as que não trazem resultados reais para a empresa, dentro de sua estratégia ampla de comunicação e para aquele meio em questão. Mas muitas vezes, à primeira vista, parecem “legais”. Talvez a mais comum: as “curtidas”. Ora, apenas em casos muitos específicos uma “curtida” vai trazer resultados reais para uma empresa, exemplo disso seria uma campanha de convencimento da opinião pública para um tema sensível. Ou seja, está fora do radar da grande maioria das empresas quando o assunto é resultado.
- Já as Métricas de Resultado são as que realmente trazem frutos para uma empresa. São as métricas que avaliam se seus clientes evoluíram no funil de vendas, se está trazendo tráfego para o seu site, se houve vendas, entre outras. O importante é avaliar que tipo de resultado uma empresa espera de uma determinada campanha e acompanhar os números que realmente trazem esse resultado.
Atenção: para uma estratégia efetiva, em geral, não é necessário acompanhar mais do que duas ou três Métricas de Resultado, pois observando as métricas certas todas as outras irão funcionar naturalmente.
Por exemplo, se o objetivo é vender, provavelmente deverá medir apenas a quantidade de vendas, pois essa é a meta. Ou talvez agregar uma métrica que indique a possibilidade de vender mais no futuro, como a quantidade de pessoas que clicaram e assinaram a Newsletter.
Já se o objetivo é aumentar a presença digital, talvez a quantidade de cliques nos links e de compartilhamentos sejam métricas suficientes para a estratégia.
Agora vamos ao descritivo de algumas métricas importantes:
Alcance
O alcance corresponde à quantidade de pessoas que entraram em contato com a publicação, o que pode ser tanto orgânico, quanto pago. No caso de um vídeo, incluem-se as pessoas que assistiram pelo menos aos 3 primeiros segundos.
Likes na página
Quantas pessoas curtem sua página? Qual foi o crescimento dela no último mês? A partir desse número é possível ter um indicativo do interesse que seu conteúdo tem despertado.
Mas fique atento: uma grande quantidade de seguidores não significa necessariamente um bom alcance, muito menos resultados em vendas.
Taxa de Rejeição
Como nem todo conteúdo é capaz de agradar a gregos e troianos, é importante ficar atento à taxa de rejeição das suas publicações. Ela representa quantas pessoas ocultaram suas publicações, denunciaram como spam ou até mesmo deixaram de curtir sua página.
Fique alerta! É preciso descobrir em que momento isso aconteceu e refletir sobre seu conteúdo, buscando sempre replanejar as ações que não estão recebendo boa aceitação da sua base.
Temas como futebol, religião, política e os famosos “assuntos polêmicos” devem ser tratados com bastante atenção ou, na dúvida, evitados!
Engajamento
Esta é uma métrica ampla, pois avalia as interações do público com a sua postagem ou anúncio, incluindo cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.
A curtida significa que a pessoa gostou da sua postagem, mas não a ponto de interagir mais com ela. O comentário é o meio termo dessa interação. E o compartilhamento é o mais almejado, pois significa que a pessoa gostou e ainda está divulgando para seus amigos.
Nunca é demais lembrar que esta métrica pode não fazer sentido para a sua empresa como resultado.
Click Through Rate (CTR%)
A taxa de clique, também conhecida pela sigla CTR% – do inglês Click Through Rate – é uma das métricas mais usadas de todo o marketing digital, pois é um ótimo indicador da eficiência de um conteúdo.
Para entender, esta é a divisão entre o número de cliques de um anúncio pelo número de vezes que ele foi exibido (ou impresso). Por exemplo, se você tem 5 cliques e mil impressões, seu CTR% seria de 0,5%. É claro, você não precisa fazer contas, pois o Facebook te apresenta este dado de maneira direta.
Apesar de uma métrica famosa e em muitos casos útil, talvez CTR% ainda não seja a melhor métrica para você.
Uma boa taxa de cliques significa que seu conteúdo é interessante e chamativo, que você está conseguindo visualizações e aumentando a presença na rede, todos ótimos sinais, mas não necessariamente está ligado a boas vendas, que é o que boa parte das empresas realmente buscam em suas estratégias de Vídeo Marketing.
Click Through Conversion Rate (CTC%) e View Through Conversion Rate (VTC%)
Pense assim, se o que você quer é conversão, qual métrica melhor do que… conversões? Então esta métrica sim, deve ser acompanhada de perto, se o seu objetivo é resultados no funil de vendas, seja converter curiosos em contatos, contatos em oportunidades ou em clientes.
As taxas de cliques para conversão ou a taxa de visualizações para conversão, também conhecidas como CTC% e VTC%, representam a quantidade de vezes que você obteve uma conversão para cada clique na postagem ou para cada vez que a postagem foi visualizada.
Por conversão, entenda o usuário acessar o seu site e fazer uma ação que você quer que a pessoa faça, como preencher um formulário de contato, fazer uma compra ou baixar um e-book.
Com estas informações fica fácil você entender a próxima métrica…
Retorno Sobre o Investimento (ROI)
Com os objetivos bem definidos você pode acompanhar o ROI do Facebook, também conhecido como ROAS (Return over Ad Spend).
Como você pode imaginar, é muito importante ter uma visão clara do ROI de uma determinada Métrica de Resultado. Assim, você vai saber quanto está investindo para que cada evento do seu interesse aconteça.
Importância do ROI em uma Máquina de Vendas ou de Conversões:
Talvez o exemplo mais ilustrativo, neste caso, é o de uma Máquina de Vendas ou de Conversões.
Pense da seguinte maneira, se você vende um determinado produto e tem R$ 10 reais de lucro por venda, já descontados os demais custos operacionais, não poderá gastar mais do que esse valor para conseguir uma venda, ou estará fechando no vermelho.
Porém, mesmo que você gaste um valor relativamente próximo ao lucro para ter uma venda, pode escalar a sua máquina, que funciona de maneira automática, e assim transformar um lucro aparentemente pequeno em uma grande negócio. Desde que você tenha os dados e as informações precisas, é claro.
A importância dos vídeos para o ROI:
Como já demonstramos por estatísticas, o formato vídeo aumenta a taxa de vendas consideravelmente, independente do canal, e apresenta consistentemente taxas mais elevadas de cliques.
Assim, fica fácil ver que você consegue um padrão muito mais favorável em termos de Custo por Conversão quando usa vídeos em sua estratégia, mesmo incluindo na conta o investimento no próprio vídeo, pois este custo será pulverizado com o tempo.
Tendência: Vídeos para Facebook em Mobile
Segundo o Facebook, 1,7 segundos é o tempo que as pessoas em média levam para decidir se irão consumir seu conteúdo nos dispositivos móveis, contra 2,5 segundos no desktop. Isso significa que não há tempo a perder quando o assunto é anúncios em vídeo, mas principalmente se o formato é mobile.
Mas por que se preocupar com usuários que acessam o Facebook pelo smartphone, quando podemos focar na função desktop, correto? Errado.
Acompanhe estes dados:
- A plataforma possui 1,15 bilhão de usuários ativos pelo celular diariamente.
- 56% dos usuários nunca acessam o Facebook por um computador.
- Mais de 65% das visualizações de vídeo são em celulares.
- Segundo a Cisco, vídeos em dispositivos móveis irão corresponder a 75% do tráfego móvel até 2020.
Assim, seguindo a premissa de que é preciso ir aonde o público está, empresas de todos os portes têm apostado cada vez mais no formato mobile. Uma tendência que com certeza não irá retroceder, pelo contrário, vai crescer cada vez mais até tomar conta de tudo.
Nesta era de transformações constantes, você já sabe, ficar parado é ser deixado para trás.
Agora veja alguns cuidados que deve tomar na era dos vídeos mobile:
Produza vídeos compreensíveis sem áudio, pelo menos o início deles
Em uma avaliação sobre os anúncios, o Facebook constatou que 76% dos vídeos precisavam do áudio para serem compreendidos. Por isso, transmita seu conteúdo de forma visual e nunca, nunca use um vídeo sem legenda.
Conquiste a atenção rapidamente
Em um levantamento recente, o Facebook notou que no caso dos anúncios em vídeo, cerca de 47% do valor da campanha era transmitido nos primeiros 3 segundos, e até 74% desse valor, em 10 segundos.
Enquadre seu anúncio para mobile
Como a tela do mobile é menor, é preciso pensar em enquadramentos e estilos de design que privilegiem o primeiro plano e elementos grandes. Isso ajudará a chamar a atenção para o vídeo, além de dar uma maior clareza para a mensagem.
Assim, certifique-se de que a sua produtora de vídeo sabe como atingir resultados máximos no Facebook também em mobile.
Estes e muitos outros detalhes fazem toda diferença.
E lembre-se: os espaços mais inovadores são os que possuem menos concorrência, então uma estratégia válida atualmente pode ser simplesmente fazer uma campanha exclusivamente para mobile, em que ainda prevalece, em muitos segmentos, um grande mar azul.
E então, o que achou deste guia para Resultados com Vídeos no Facebook?
Para entender um pouco mais da verdadeira Batalha pelos Vídeos na Internet em andamento, e como tirar proveito dela, acesse nossa postagem sobre o assunto.
E então, gostaria de aplicar estes conhecimentos em sua estratégia, mas não sabe por onde começar? Conte sempre com uma produtora de vídeo especialista em vídeos orientados para resultados e garanta os melhores resultados sem estresse e com segurança.
E não deixe de curtir e compartilhar com colegas, sócios e amigos! Ajude-nos a fazer cada vez mais postagens incríveis como esta! Até a próxima!
O Youtube é realmente uma divindade! Rompeu todos os paradigmas em produção audiovisual. E é uma biblioteca riquíssima tanto de conteúdo útil quanto de imbecilidades. Aí cada um tira o proveito que lhe for conveniente. Eu tinha um canal com 10 mi de acessos e 30 mil inscritos. Por conta de um vídeo antigo que tinha postado em 2008, de terceiros, cancelaram meu canal em definitivo. Vou recomeçar do zero com uma saga que estou produzindo por conta própria.
Só rezamos para que até 2020 o governo não imponha restrições quanto ao uso de dados. O país precisa andar para frente e não retroceder! Os vídeos são excelentes estratégias de vendas e ensinamento para cientes. Gera fãs e engajamento para a marca.
Gostei do comentário , muito bom , aqui tenho oportunidade de melhorar meus conhecimentos .
Valeu Pessoal !!!!