A História da Propaganda de TV no Brasil / Parte 4: Anos 90

História da Propaganda de TV anos 90

História da Propaganda de TV anos 90

A Década de 90 foi palco de diversas reviravoltas econômicas e políticas, em um mundo pós-Guerra Fria. Na área da comunicação, o crescimento da internet e da telefonia móvel em todo mundo começaram a mudar o jogo em relação às mídias tradicionais.

Diante desse cenário, a publicidade foi capaz de produzir algumas das campanhas mais incríveis e lembradas de todos os tempos. Esta é a 4ª parte de nossa série especial sobre a História da Propaganda de TV no Brasil, desta vez, os anos 90!

Acompanhe toda a série:

Ah, e aproveite para assinar a nossa newsletter e curtir nossas redes sociais para não perder as próximas postagens! É só dar o play para viajar no tempo!

História da Propaganda de TV no Brasil - anos 70Poupança Bamerindus

Esta foi uma das várias versões dos comerciais feitos para o banco Bamerindus, que usou diversas referências culturais para divulgar sua poupança. Para assistir a outras versões do mesmo comercial, clique aqui. Apesar dos comerciais da Poupança Bamerindus fazerem sucesso, a empresa acabou falindo alguns anos depois.



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 70Guaraná

O Guaraná possuía um grande número de vendas entre adultos e crianças, porém nem tanto entre os jovens. Dessa maneira, surgiu a ideia da pipoca com Guaraná, já que a pipoca era o item mais consumido no cinema, e este era muito frequentado por jovens. Com um jingle no melhor estilo “twist”, fato é que o comercial fez tanto sucesso que atingiu as pessoas de todas as idades!



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 70Tesourinha do Mickey

Da série: tentando vender um produto entre crianças apelando para a inveja. Este é um exemplo de como a publicidade pode ser muito persuasiva, por um lado, mas totalmente inadequada, por outro.



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 70Honda

Simplicidade é o lema deste comercial da Honda, que tinha um jingle que grudou na cabeça de muitos brasileiros. O comercial, que divulgava motos, inovou completamente as propagandas do ramo e conseguiu muito sucesso!



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 70Varig

Quando uma marca inova em algo que é muito pedido pelos clientes, ela tem que mostrar essa qualidade de maneira memorável. Esse foi o caso da Varig, que fazia voos com menos escalas do que outras companhias aéreas. O que ela fez? Um jingle que destacava a sua qualdiade através da ironia. O resultado: sucesso.



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 70Parmalat

Mamíferos da Parmalat foi uma das campanhas mais fofas da história da publicidade brasileira, com crianças pequenas vestidas de filhotes! Essa propaganda fez tanto sucesso entre pais e crianças, que muitas crianças na época também tiraram fotos vestidas de filhotes. É muito envolvimento em uma campanha só!



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 90Gol

Além de usar uma música de grande sucesso, esse comercial dá um show no quesito ritmo. Com um roteiro simples mas muito inteligente, foi divulgada a segunda geração do Gol, um dos carros de maior sucesso da Volkswagen.



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 90Milkybar

A Nestlé, que já havia feito duas paródias musicais para divulgar o Milkybar, aproveitou a Copa do Mundo para fazer outro comercial do chocolate. Esse é mais um exemplo de como a paixão nacional pelo futebol influencia e muito na publicidade Brasileira.



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 90Tetrapack

Um ótimo exemplo de como a publicidade pode ser persuasiva. O roteiro defende que o leite de caixinha é melhor do que o leite que vem direto da vaca, algo no mínimo duvidoso, e não dá nenhum motivo racional para isso. Porém, a persuasão fica no lado sentimental, já que a estrela da propaganda é uma menina pra lá de fofa!



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 90Tortuguitas

Com uma animação feita de massinha, a Arcor conseguiu emplacar seu comercial sobre as Tortuguitas e a famosa expressão: “Estúpida!”.É hilário!



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 90McDonald’s

Aproveitando o sucesso do famoso jingle do Big Mac, o McDonald’s lançou um sanduíche que possuía 3 hambúrgueres ao invés de dois e modificou a música. Para dar ideia de grandiosidade, foi utilizada uma grande torcida que lembra as torcidas de futebol. Ficou muito legal!



História da Propaganda de TV no Brasil - anos 90DDD

O trio simpático e irritante da Embratel embalou vários comerciais da marca e fez sucesso, popularizando o DDD. Essa foi uma das propagandas do trio que mais fizeram sucesso, principalmente pelo jingle divertido e pelas danças animadas das crianças.



Para descobrir como eram as propagandas de TV no Brasil em outras décadas, acesse os outros posts da nossa série:

E continue acessando nosso blog para acompanhar os próximos artigos desta série incrível que preparamos.

E se você gostou, não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos!

Até a próxima.

5 1 voto
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Postagens relacionadas

Posts relacionadas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x