A Década de 90 foi palco de diversas reviravoltas econômicas e políticas, em um mundo pós-Guerra Fria. Na área da comunicação, o crescimento da internet e da telefonia móvel em todo mundo começaram a mudar o jogo em relação às mídias tradicionais.
Diante desse cenário, a publicidade foi capaz de produzir algumas das campanhas mais incríveis e lembradas de todos os tempos. Esta é a 4ª parte de nossa série especial sobre a História da Propaganda de TV no Brasil, desta vez, os anos 90!
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Poupança Bamerindus
Esta foi uma das várias versões dos comerciais feitos para o banco Bamerindus, que usou diversas referências culturais para divulgar sua poupança. Para assistir a outras versões do mesmo comercial, clique aqui. Apesar dos comerciais da Poupança Bamerindus fazerem sucesso, a empresa acabou falindo alguns anos depois.
Guaraná
O Guaraná possuía um grande número de vendas entre adultos e crianças, porém nem tanto entre os jovens. Dessa maneira, surgiu a ideia da pipoca com Guaraná, já que a pipoca era o item mais consumido no cinema, e este era muito frequentado por jovens. Com um jingle no melhor estilo “twist”, fato é que o comercial fez tanto sucesso que atingiu as pessoas de todas as idades!
Tesourinha do Mickey
Da série: tentando vender um produto entre crianças apelando para a inveja. Este é um exemplo de como a publicidade pode ser muito persuasiva, por um lado, mas totalmente inadequada, por outro.
Honda
Simplicidade é o lema deste comercial da Honda, que tinha um jingle que grudou na cabeça de muitos brasileiros. O comercial, que divulgava motos, inovou completamente as propagandas do ramo e conseguiu muito sucesso!
Varig
Quando uma marca inova em algo que é muito pedido pelos clientes, ela tem que mostrar essa qualidade de maneira memorável. Esse foi o caso da Varig, que fazia voos com menos escalas do que outras companhias aéreas. O que ela fez? Um jingle que destacava a sua qualdiade através da ironia. O resultado: sucesso.
Parmalat
Mamíferos da Parmalat foi uma das campanhas mais fofas da história da publicidade brasileira, com crianças pequenas vestidas de filhotes! Essa propaganda fez tanto sucesso entre pais e crianças, que muitas crianças na época também tiraram fotos vestidas de filhotes. É muito envolvimento em uma campanha só!
Gol
Além de usar uma música de grande sucesso, esse comercial dá um show no quesito ritmo. Com um roteiro simples mas muito inteligente, foi divulgada a segunda geração do Gol, um dos carros de maior sucesso da Volkswagen.
Milkybar
A Nestlé, que já havia feito duas paródias musicais para divulgar o Milkybar, aproveitou a Copa do Mundo para fazer outro comercial do chocolate. Esse é mais um exemplo de como a paixão nacional pelo futebol influencia e muito na publicidade Brasileira.
Tetrapack
Um ótimo exemplo de como a publicidade pode ser persuasiva. O roteiro defende que o leite de caixinha é melhor do que o leite que vem direto da vaca, algo no mínimo duvidoso, e não dá nenhum motivo racional para isso. Porém, a persuasão fica no lado sentimental, já que a estrela da propaganda é uma menina pra lá de fofa!
Tortuguitas
Com uma animação feita de massinha, a Arcor conseguiu emplacar seu comercial sobre as Tortuguitas e a famosa expressão: “Estúpida!”.É hilário!
McDonald’s
Aproveitando o sucesso do famoso jingle do Big Mac, o McDonald’s lançou um sanduíche que possuía 3 hambúrgueres ao invés de dois e modificou a música. Para dar ideia de grandiosidade, foi utilizada uma grande torcida que lembra as torcidas de futebol. Ficou muito legal!
DDD
O trio simpático e irritante da Embratel embalou vários comerciais da marca e fez sucesso, popularizando o DDD. Essa foi uma das propagandas do trio que mais fizeram sucesso, principalmente pelo jingle divertido e pelas danças animadas das crianças.
Para descobrir como eram as propagandas de TV no Brasil em outras décadas, acesse os outros posts da nossa série:
E continue acessando nosso blog para acompanhar os próximos artigos desta série incrível que preparamos.
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Até a próxima.