Se você se lembra de Jaspion, curtiu Cavaleiros do Zodíaco ou TV Pirada, esta postagem certamente vai trazer recordações. Sim, chegamos aos anos 80 na nossa série da História da Propaganda de TV no Brasil.
Na década de 80, os publicitários já haviam entendido na prática os princípios da publicidade em televisão, deixaram para trás as influências do rádio e conseguiram produzir alguns dos comerciais mais incríveis de nossa história.
Você já ouviu falar que a publicidade brasileira é internacionalmente reconhecida pela criatividade? Confira nesta postagem como esta tradição começou, e as campanhas que marcaram época!
Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e curtir nossas redes sociais para não perder as próximas postagens. Vamos lá!
Faber Castell
Com uma música famosa e que representava muito bem os produtos da Faber Castell, a marca fez um comercial de muito sucesso no público infantil. Não à toa, produziu várias versões da mesma propaganda por anos. Sem dúvida, um dos comerciais mais marcantes da publicidade brasileira.
Casas Pernambucanas
Em um comercial pra lá de engraçado, as Casas Pernambucanas fizeram sucesso nos anos 80, chegando a ganhar o Grand Prix no Festival de Publicidade da Associação Brasileira de Propaganda.
Brahma
Esse comercial é uma prova de que os comerciais de cerveja não precisam objetificar as mulheres para conseguirem bons resultados. A combinação de famosos com a Copa do Mundo gerou uma propaganda muito interessante e com ótimo senso de humor!
McDonald’s
“Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim”. Esse é o jingle que mesmo 30 anos depois do seu lançamento, não sai da nossa cabeça. Então se alguém te perguntar o que tem em um Big Mac, você já estará habilitado a responder!
Valisère
Outro clássico das propagandas brasileiras, esse comercial tratava muito mais dos sentimentos de uma menina do que de vender sutiãs. A Valisère fez tanto sucesso na época que transformou o nome da marca no nome do produto, criando a icônica frase: “O primeiro Valisére a gente nunca esquece”.
Araldite
A briga entre duas marcas concorrentes não é nenhuma novidade para quem conhece a publicidade brasileira. O inusitado é uma terceira marca, que nem do ramo é, se aproveitar dessa briga para vender um produto. Foi o caso da Araldite, que com esse comercial polêmico e divertido, ganhou um Leão de Ouro no Festival de Filmes Publicitários de Cannes
E então, não achou incríveis as propagandas?
Para descobrir como eram as propagandas de TV no Brasil em outras décadas, acesse os outros posts da nossa série:
E continue acessando nosso blog para acompanhar os próximos artigos. Não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos!
Até a próxima.