A História do Youtube

A história do youtube

A história do Youtube

É vídeo que não acaba.

Com mais de 1,3 bilhão de usuários ativos, o Youtube recebe cerca de 300 horas de vídeos por minuto e ocupa o posto de segundo maior buscador da internet, atrás somente do Google. Desde 2016, já atinge mais adultos de 18 a 49 anos nos EUA do que qualquer canal de televisão americano.

Por isso, além de muito entretenimento e variedades, o Youtube hoje se transformou em uma das principais plataformas de marketing e publicidade da era digital, com presença crescente no orçamento de empresas de todos os portes. Uma verdadeira febre.

São os ventos da mudança, e quem não muda com eles, você já sabe, fica para trás.

Mas quando observamos os números dos gigantes da internet, é difícil acreditar que nem sempre foi assim. Há apenas poucos anos o Youtube era uma Startup que, como outras, possuía poucos colaboradores e, sim, em algum momento o primeiro vídeo foi postado na plataforma. Já imaginou?

Além de ser uma história bastante interessante de superação e empreendedorismo, conhecer a história do Youtube é também antecipar as tendências e entender como é e como será este aspecto cada vez mais relevante da era digital: os vídeos.

Por isso, preparamos esta postagem especial sobre a História do Youtube. Acompanhe até o final para descobrir todos os detalhes, saber para onde estamos indo e como você pode usar esta incrível ferramenta para gerar valor para você e sua empresa.

A história do youtubeToda história tem um começo

Idos de 2004, internet discada no Brasil, não existia Facebook e a principal rede social do mundo era o MySpace.

Na Califórnia, o famoso Vale do Silício já funcionava a todo vapor, nesta reunião impressionante de mentes brilhantes e espírito inovador que vem mudando o mundo repetidas vezes nas últimas décadas.

Quando Chad Hurley, funcionário do PayPal, esbarrou em uma grande dificuldade para compartilhar vídeos de um jantar com amigos, teve um insight: não havia uma boa maneira de subir vídeos na internet e mostrá-los para outras pessoas.

Muitos de nossos clientes donos de startup são categóricos em dizer que boas ideias todos temos, a diferença normalmente está em quem realmente as coloca em prática e de maneira ágil e efetiva.

Hurley logo se juntou a outros dois colegas que trabalhavam no PayPal, Steve Chen e Jawed Karim, e já em 14 de fevereiro de 2005 o grupo inaugurou o domínio Youtube.com.

A função de postar vídeos foi habilitada poucos dias depois, em 23 de abril, e nesse mesmo dia o primeiro vídeo foi ao ar.

Sim, com 19 segundos de duração, o primeiro vídeo da plataforma bilionária mostra uma visita singela de Chad Hurley, um dos fundadores, ao zoológico de San Diego, na Califórnia:

A história do youtubeO primeiro viral

No começo, as coisas não foram tão rápidas como seria de se imaginar.

O vídeo acima, como você pode ver, é legal por ser o primeiro, mas apenas por isso!

Nos dois primeiros meses, a plataforma contava então com apenas 19 vídeos e poucas visualizações.

Foi o vigésimo upload, de 25 de junho de 2005, que trouxe os holofotes para o site. Sim, estamos falando de “Tow chinese boys: I want it that way”, a dublagem do sucesso de Backstreet Boys. Este vídeo ostenta o título de primeiro viral do Youtube. É hilário!

A história do YoutubeYoutube decola

Em 2006, o Youtube foi o site em mais rápido crescimento da internet, subindo de 4,9 milhões de usuários únicos mensais para 19,6 milhões, um aumento de 297% apenas no primeiro semestre daquele ano.

Para ter uma ideia da velocidade do crescimento, na terceira semana de julho sozinha o Youtube cresceu em 75% a sua fatia de uso do tráfego da internet mundial.

Desta forma, a plataforma terminou o mês de julho de 2006 com uma média de impressionantes 65 mil vídeos postados diariamente gerando milhões de visualizações todos os dias.

O perfil do público era levemente masculino e majoritariamente adolescente. Mesmo sendo um nicho, o Youtube já era responsável por cerca de 65% do mercado de vídeos on-line e começava a revelar seu verdadeiro potencial como plataforma de marketing e vendas.

A história do youtubeA reviravolta Google

Porém, como nem tudo são flores, em 2006 o Youtube não possuía qualquer fonte de renda, sobrevivendo apenas dos chamados “investidores anjos”, empresários e fundos de investimento especializados em Startups com grande potencial de crescimento.

Para completar, passou a se envolver cada vez mais em processos relacionados a infrações de direitos autorais. A empresa simplesmente não possuía estrutura nem verba para lidar com obstáculos dessa magnitude e, pior, em nível global.

Como não é raro no Vale, a rápida ascensão e as dificuldades de crescimento chamaram a atenção de um dos principais concorrentes, o Google, que na época concentrava seus esforços no mercado de vídeos on-line na solução incipiente Google Vídeos (que posteriormente seria descontinuada).

Assim, em outubro de 2006, poucos meses depois daquele crescimento épico de junho e julho, o Youtube passou para o controle do Google pelo valor de US$ 1,65 bilhão de dólares.

Sim, o valor de US$ 1,65 bilhão de dólares foi pago por uma empresa que ainda não gerava um centavo de caixa.

Esta compra mudou a história do Youtube, do Google, dos vídeos on-line, da internet, do mundo.

Diga-se de passagem, um negócio que se revelou excelente para a matriz. O Youtube atualmente chega a ser avaliado em mais de 100 bilhões de dólares, representando cerca de 20% do valor da controladora, a Alphabet, maior empresa do mundo e que também detém o Google. Colocando este número em perspectiva, o Youtube sozinho vale cerca de 50% do Facebook, a maior rede social do planeta.

A história do youtubeYoutube domina o mercado de vídeos online

Diante do grande pioneirismo, durante muito tempo o Youtube foi a escolha certa e única quando o assunto era vídeos na internet.

Os anos se passaram e novas formas de consumir vídeos na internet apareceram. Isso porque sites e redes sociais notaram o grande potencial que os vídeos apresentam e ficou cada vez mais claro que o formato audiovisual é a grande tendência da internet.

Em um futuro previsível, dificilmente alguma plataforma vai tomar o posto do Youtube, que possui o segundo buscador mais movimentado do mundo e, como se não fosse suficiente, tem lugar cativo nas buscas do primeiro colocado, o Google.

Para se ter uma ideia, 82% dos vídeos que aparecem na busca universal do Google são do Youtube. E isso não vai mudar.

A história do youtubeVídeo mais visualizado (e mais curtido)

Nestes 12 anos de Youtube, o título de vídeo mais viral de todos os tempos pertenceu por muitos anos ao sul-coreano Psy. Seu videoclipe “Gangnam Style” foi lançado em 15 de julho de 2012 e logo no primeiro dia de lançamento recebeu cerca de 500 mil visualizações.

Atualmente possui visualizações na casa dos bilhões, sim, bilhões, e tem exercido grande influência na cultura pop desde então.

Em setembro de 2012 esse mesmo vídeo entrou no Guinness como o mais curtido da história, com mais de 10 milhões de curtidas. Vale a pena ver de novo:

Em julho de 2017, o videoclipe “See You Again”, do rapper Wiz Khalifa, ultrapassou a marca de mais assistido obtida por Psy. Mas, esse reinado durou pouco, sendo ultrapassado pelo hit “Despacito”, do cantor Luis Fonsi, em agosto de 2017.

O videoclipe “Despacito”, além de ter tomado a primeira posição no ranking de vídeo mais visualizado do YouTube também quebrou mais alguns recordes, sendo o mais rápido a chegar às marcas de 2 bilhões e 2,5 bilhões de views, com apenas 203 dias. “Despacito” também assumiu o posto de vídeo mais curtido da plataforma, com mais de 17 milhões de reações positivas. Além disso, o videoclipe foi o primeiro do YouTube a alcançar os 3 bilhões de views e se tornou o vídeo de música mais visto em 40 países ao longo de 2017.

A história do youtubeGrandes tendências do Youtube

Em seu Estudo Global Sobre o Usuário do Youtube, o Google detectou que 91% dos entrevistados buscam na plataforma entretenimento e diversão, 77% desejam aprender e se manter atualizados e 72% buscam se conectar, criar e compartilhar.

Além de democratizar o acesso a esses conteúdos e a tantos outros, o Youtube também proporcionou, em certa medida, a democratização da comunicação, uma vez que permite dar voz a quem tenha algo para falar.

Em outras palavras, as pessoas  passaram do status de telespectadores ao de líderes e promotores de conteúdo. Uma mudança de magnitude sísmica e cujas consequências o futuro poderá avaliar com o distanciamento necessário.

História do YoutubeA vez e a hora dos Youtubers

Dentre todos os formatos de vídeos, um parece despontar como símbolo de toda uma era: o Youtuber.

O modelo é simples, uma pessoa e uma câmera, muitas vezes tendo como cenário o próprio quarto. Estas pessoas, em grande parte jovens, tratam de temas tão variados quanto política, economia, sexualidade, religião, filosofia.

Alguns deles conseguem grandes audiências, chegam a ganhar status de celebridade e ostentam gordas contas bancárias.

Se você ficou curioso, esta é a lista dos 10 Youtubers mais bem pagos do Brasil.

Vídeos humorísticos

Como coração de mãe, todo tipo de conteúdo tem seu lugar cativo no Youtube. Porém, dos 10 canais com mais inscritos no Brasil, 5 produzem conteúdo humorístico, incluindo os dois primeiros colocados – Whindersson Nunes e Porta dos fundos, respectivamente –, deixando clara a força deste segmento.

História do YoutubeCultura nerd e games

A cultura nerd e o universo dos games também são temas com representação significativa nos canais do Youtube. O principal representante desse estilo no Brasil é Pedro Afonso Rezende, dono do canal Rezendeevil.

História do YoutubeYoutube pelo conhecimento

O acesso a educação também foi democratizado ao longo do desenvolvimento dessa plataforma.

Em 2013, foi criado o Youtube Edu, canal voltado para o ensino fundamental e médio que reúne os maiores conteúdos sobre educação do país, e hoje já conta com quase 100 canais afiliados.

Grandes universidades também conquistaram seu lugar na plataforma. A Universidade de Yale, por exemplo, produz conteúdo educacional no Youtube desde seus primórdios, em 2006. No canal é possível aprender sobre psicologia, ciência, tecnologia, educação e outros assuntos.

A Universidade da Califórnia, outro bom exemplo, possui mais de 500 mil inscritos em seu canal e produz conteúdos que incluem aulas, palestras e discussões com presença de seus grandes professores.

Outro canal muito interessante é o TED Talks. Fruto de uma organização sem fins lucrativos criada em 1984, o canal conta com quase 7 milhões de inscritos e mais de 770 milhões de visualizações em seus vídeos, com palestras antológicas em diversos campos do conhecimento.

A história do YoutubeMarketing de Conteúdo no Youtube

O Youtube é de longe a principal ferramenta para Marketing de Conteúdo em Vídeo, devido à sua grande presença nas buscas orgânicas e grande impacto em Vídeo SEO. Assim, vem sendo cada vez mais utilizado por empresas de todos os portes, para atrair novos públicos, transformar este público em contatos, estes contatos em clientes e finalmente os clientes em advogados da marca.

86% dos brasileiros com acesso a internet já assistem a vídeos online regularmente, então a fatia do mercado praticamente engloba qualquer público-alvo e em qualquer momento do funil de vendas.

História do YoutubeYoutube Ads passa a ser o queridinho das grandes empresas

O Youtube Ads vem investindo em seus algoritmos e vem sendo adotado por empresas de todos os portes, mas especialmente pelas grandes marcas, pelo volume do alcance.

O Youtube Ads permite que vídeos sejam divulgados para audiências segmentadas por demografia e com toda a tecnologia do Google de leitura de comportamento dos usuários. Assim, consegue ótimas taxas de conversão.

Apesar de o Google não divulgar seus resultados, de acordo com um relatório da companhia Amigo Bulls, a receita que o Youtube arrecadou em 2015 girou em torno de US$ 8,5 bilhões de dólares. Para se ter uma ideia, esse valor é mais do que o dobro do que foi arrecadado pela televisão por assinatura no Brasil no mesmo ano, que ficou em cerca de U$ 4 bilhões de dólares.

A perspectiva dessa mesma pesquisa é que até 2020 o Youtube passe a gerar uma receita de US$ 27,4 bilhões em anúncios, à medida que empresas transferem (tiram de uma rúbrica e colocam em outra) as verbas das mídias tradicionais para a plataforma on-line.

 

E então, viu como a história do Youtube é perpassada por inúmeros fatos interessantes e curiosos?

Hoje, a plataforma é usada por um terço de todos os usuários com acesso a internet no mundo. No Brasil esse número é ainda mais expressivo: 80% dos internautas consomem vídeos na plataforma.

E não é só isso. Previsões sobre o futuro do vídeo online mostram que tem muita água para passar. Segundo a Cisco,  82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos em 2020, contra 67% atualmente. Notadamente, o Diretor Geral do Youtube declarou que nesse mesmo ano o consumo de vídeos online irá ultrapassar o da TV tradicional.

Uma atitude decidida de empreendedorismo que praticamente inaugurou o consumo de vídeos na internet, abriu possibilidades para o marketing e propaganda, ajudou a democratizar a comunicação, proporciona entretenimento e educação a bilhões de pessoas. Este é o Youtube.  

Gostou da postagem? Indique para seus amigos e colegas. E até a próxima!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Postagens relacionadas

Posts relacionadas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x