7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

Você já deve ter notado que vídeos são um formato cada vez mais utilizado na internet. E não é apenas impressão. Diversos dados sobre vídeos online já confirmam esse sucesso e um bastante relevante foi dito pelo diretor geral do YouTube no Brasil. Segundo ele, até 2020, o consumo de vídeos online pode ultrapassar o de TV tradicional.

As próprias redes sociais se desenvolveram em torno da tendência dos vídeos, como é nítido pelo sucesso do Snapchat e a consequente adesão das Stories pelo Instagram, WhatsApp e Facebook. O estímulo visual de um vídeo, hoje, é muito mais atraente para o público virtual que um texto – muito mais facilmente consumível, também.

Com isso, mais pessoas passaram a produzir conteúdo e a compartilhar seus conhecimentos com audiências online. Hoje, youtubers são influenciadores digitais; pessoas que começaram com uma ideia e uma câmera e, com a evolução de seus vídeos, passaram a se tornar personalidades do universo virtual.

Pensando nesse contexto, a InsightSamba realizou uma pesquisa entre os produtores de vídeo no Brasil, com o objetivo de compreender melhor a produção e a divulgação de vídeos no cenário nacional. Durante 13 dias, a Samba recebeu respostas de mais de 2000 pessoas, das quais 48,7% já produziam vídeos.

A partir dos resultados da pesquisa, notamos alguns dados mais impressionantes relacionados às temáticas, duração, disponibilização e outros aspectos da produção de vídeos atual. Ficou curioso?

Aqui estão 7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber:

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

Negócios, Marketing e Vendas são os assuntos mais abordados em vídeos

Aproximadamente 60% dos produtores participantes da pesquisa produzem conteúdos ligados aos assuntos de Negócios, Marketing e Vendas.

Existe uma procura crescente dos brasileiros por esses tipos de assuntos; provavelmente por se tratarem de temas em constante atualização e que são atraentes para profissionais de diversos setores.

Veja Marketing, por exemplo: por ser um tema que se renovou fortemente com a evolução das redes sociais, novos assuntos como inbound, marketing de conteúdo e social media se tornaram um grande atrativo.

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

46% dos produtores preferem publicar novos vídeos com uma frequência semanal, sendo que 24% publicam um ou dois vídeos por semana.

A frequência de publicação para novos vídeos varia muito, especialmente por tema. Não existe um padrão de frequência ideal, mas manter uma constância é recomendável para que os vídeos tenham mais engajamento. A partir do momento em que uma frequência é estabelecida, a audiência começa a criar mais expectativa em torno do próximo conteúdo lançado.

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

Dois em cada três produtores preferem produzir vídeos entre 1 e 5 minutos de duração;

Estamos na era do consumo rápido de informação – muitos produtores já perceberam isso e procuram produzir vídeos mais curtos, para gerar o máximo de engajamento possível. Para assuntos mais complexos, essa proposta pode ser quebrada, considerando a necessidade de abordar mais detalhes no vídeo. No entanto, uma duração menor que 5 minutos tende a ser suficiente para temas menos extensos.

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

Apenas 5% dos produtores declararam investir em vídeos com mais de 25 minutos de duração, sendo principalmente vídeos de Educação.

No caso específico de vídeos de Educação, a duração mais longa não é um problema – quanto mais detalhada e didática a explicação, maior será a qualidade do conteúdo. É comum encontrar cursos de uma hora, “aulões” e outros tipos de vídeos que chegam a uma hora de duração.

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

A maioria das pessoas prefere divulgar seus vídeos pelo Facebook ou por email marketing

De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas utiliza o Facebook como principal meio de divulgação para seus conteúdos em vídeo. Isso, em grande parte pelo valor que essa rede dá aos conteúdos audiovisuais, que normalmente têm mais engajamento e alcance. Em segundo lugar, o email marketing é o preferido, seguido por blog e Twitter.

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

A porcentagem de produtores que conseguem alcançar mais de 10.000 visualizações por vídeo permanece sempre abaixo dos 5%.

Independentemente do tema dos conteúdos, alcançar as 10 mil visualizações por vídeo é um grande desafio. Em todas as áreas, a porcentagem de produtores que registram menos de 1.000 visualizações por vídeo é superior aos 80%.

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saber

73% dos produtores de vídeos não ganham dinheiro com seu conteúdo.

Monetizar com vídeos online pode ser complicado para quem procura ganhar dinheiro com o YouTube. Além disso, mesmo no caso de produtores com grande audiência (acima de 10 mil visualizações por vídeo), as possibilidades de monetização por meio de plataformas gratuitas são mínimas; só 7% dos produtores de vídeo têm conteúdo e audiência suficientes para ganhar dinheiro através de licenciamento ou merchandising.

Nesse caso, a melhor forma de ganhar dinheiro com conteúdo é por meio da venda online, seja pontual ou por assinatura. Dessa forma – produzindo um Netflix de nicho, por exemplo -, o produtor pode definir um preço. Essa estratégia de venda de conteúdos vem crescendo em cursos online e outros tipos de temas.

Assim, plataformas gratuitas como o YouTube são utilizadas como um gancho de atração para trazer audiência ao conteúdo pago, mais extenso e completo; e o produtor pode utilizar seus vídeos como fonte de renda.

7 dados sobre produção e divulgação de vídeos que você precisa saberConcluindo

Com esses dados, podemos concluir, primeiramente, que não há fórmula de sucesso para um produtor de vídeos. Pode ser um desafio conseguir grandes números de visualizações, mas existem outras alternativas para procurar expandir a audiência e fazer dos vídeos uma fonte de renda. No entanto, de todas as variáveis, uma coisa é clara: é essencial que os conteúdos sejam de qualidade e relevantes para o público desejado.

Se você já tem um tema em mente e pensa em começar um canal, acompanhe o blog da Samba! Temos vários artigos sobre empreendedorismo digital, Web TV e outras dicas para quem pretende começar por esse caminho.

E se quiser acessar a nossa pesquisa completa, confira o relatório aqui! Nele, você encontra mais detalhes sobre as amostras coletadas e dados importantes sobre a produção de vídeos no Brasil 🙂

 

*Guest post produzido pela Equipe de Conteúdo da Samba Tech. Eleita a empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company, a Samba ajuda outras empresas a se comunicarem melhor utilizando vídeos online.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTAGENS POPULARES

Postagens relacionadas

Posts relacionadas

0
Would love your thoughts, please comment.x