- Viktor Waewell
Resumo deste conteúdo:
– Por que vídeos são essenciais para empresas.
– Onde postar vídeos para objetivos variados: redes sociais, site, YouTube e e-mail.
– Tipos de vídeos para cada etapa do funil de vendas.
– Resultados práticos que vídeos oferecem.
– Dados estatísticos sobre a eficácia dos vídeos na internet.
A febre dos vídeos na internet
Em um cenário digital competitivo, vídeos se consolidam como ferramentas essenciais para conquistar e reter a atenção dos consumidores. Mas, com tantas plataformas e formatos, saber onde e como aplicar vídeos pode ser desafiador.
Neste guia, vamos construir um mapa que ajudará você a aproveitar ao máximo a internet, com vídeos que dão visibilidade e vendem.
Onde publicar Vídeos para cada objetivo
-> Redes Sociais: Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn
As empresas podem escolher entre duas abordagens, focando um horizonte de curto ou médio prazo:
A) Vídeos Avulsos Impulsionados, ou seja, propagandas web são ideais para resultados rápidos, direcionando o público diretamente para páginas de conversão e de vendas. A estratégia aproveita o poder dos algoritmos para segmentar e impactar usuários.
B) Crescimento dos canais da empresa, até virarem um ativo poderoso para engajamento contínuo e entrada de novos leads. A produção de vídeos periódicos, especialmente no formato vertical para Tiktok e Instagram, geram resultados impressionantes, com 12 vezes mais engajamento que outras formas de conteúdo.
-> Site e Blog
Aqui, vídeos funcionam como apoio à conversão no funil de vendas, fundamentais para reter visitantes e transmitir os principais argumentos de vendas, como na página inicial do site ou em landing pages.
Costumam ser vídeos de maior valor agregado, por serem perenes e gerarem impacto por um longo período.
Exemplos: vídeos explicativos, vídeos de produto, depoimentos e cases de sucesso, tutoriais, vídeos institucionais, entre outros.
-> YouTube
É preciso ser realista, o YouTube é uma das plataformas mais desafiadoras para crescer, já que os conteúdos lá são perenes e informativos. Em outras palavras, não existem atalhos, apenas qualidade.
Por outro lado, o YouTube possui um dos principais buscadores orgânicos da internet e uma audiência realmente interessada pelos temas.
O que isso significa? Pense num canal com 100 mil seguidores no Instagram ou no Tiktok. Esse canal costuma ter impacto relativamente limitado, já que atinge pessoas meio aleatórias na timeline e/ou mediante impulsionamento.
Já um canal com esse mesmo número de seguidores no Youtube é enorme, com o criador dando entrevistas e sendo reconhecido na rua. A diferença é que as pessoas no YouTube realmente estão interessadas nos conteúdos que seguem e passam muito mais tempo se relacionando com eles.
-> E-mail Marketing
Sequências de e-mail marketing visam nutrir leads e guiar o público até a venda.
Quando vídeos são integrados à estratégia de e-mails, há um aumento substancial nas métricas.
Exemplos de vídeos e seus resultados
Vídeos explicativos aumentam a conversão em até 80%.
Cliente: Los Caninos (RJ) | 1min04s
Vídeos de depoimentos e cases aumentam a confiança em até 60%.
Cliente: MRV (MG) | 54s
Vídeos tutoriais ajudam a decidir uma compra, segundo 69% das pessoas.
Cliente: Inter (MG) | 2min06s
Como Dar o Primeiro Passo
A primeira coisa a fazer é pedir um diagnóstico para uma produtora de vídeo especializada em resultados. Só assim você terá um planejamento estratégico e alinhado aos seus objetivos, além de uma produção efetiva.
Não perca esta oportunidade!
Se isto soa interessante para você, fique à vontade para iniciar uma conversa.
Quem sabe este não será o início de algo grandioso?