O formato documentário é uma excelente maneira para uma organização contar uma história. Pode ser usado para narrar a trajetória de uma pessoa — o fundador, por exemplo —, de um produto ou algum tema ligado à instituição.
Atualmente esse formato é uma tendência na produção audiovisual na medida em que representa uma oportunidade de se criar um material rico e diferenciado, o qual irá atingir um público mais formador de opinião.
Em um certo sentido, parece-se com um vídeo institucional, mas com um caráter documental, propondo uma discussão ou reflexão sobre o assunto. Quer entender por que as instituições estão apostando cada vez mais nesse formato? Então confira agora mesmo nosso post e fique por dentro:
Variedade de estilos
O formato mini-doc é usado para contar os mais variados tipos de histórias em vídeo. Vamos dar uma olhadinha em algumas dessas possibilidades?
Premiação
As imagens da cerimônia de entrega de um prêmio ou o troféu anual para a equipe mais eficiente são a coroação final de uma história de grande esforço e superação. Como a equipe fez para conquistar o prêmio? Como tudo começou? Como foram os árduos meses ou anos de trabalho?
Trajetória
Um pequeno documentário pode contar a história da empresa, de seus fundadores e dos principais produtos, incluindo nesse ínterim os valores da companhia, suas primeiras grandes dificuldades e suas respectivas superações.
Líder
Como é a rotina do CEO ou presidente da empresa? O que ele fez para levar o negócio ao sucesso? Como enfrentou as últimas crises? O mini-doc poderia incluir depoimentos de quem o conhece pessoalmente ou o vê trabalhar no dia a dia.
Investidor
Imagine que a empresa chegou a um momento crucial, sendo que o próximo passo é a emissão de debêntures ou a abertura de seu capital. Ou talvez a ONG tenha um projeto para o qual precisa bater seu recorde de doações. Que história fará a audiência entender a importância do momento?
Consciência
O mini-doc pode funcionar como uma reportagem, apresenta fatos, dados e imagens a respeito de um problema social ou ambiental, e o que a empresa faz a respeito. Uma maneira rápida, simples e eficaz de chamar atenção para um tema relevante para a imagem da instituição!
Release
A linguagem do mini-doc pode ser uma ótima forma de contar a história por trás de um novo produto, nova aquisição ou marca. É a oportunidade de vender a ideia e o conceito em sua totalidade para uma audiência seleta.
Resultados que fazem a diferença
Os mini-docs são uma tendência da produção audiovisual porque são uma boa opção às instituições que gostam de produzir material rico, aprofundado e engajante. Fazendo assim, a instituição fortalece a sua presença diante de clientes e de possíveis formadores de opinião, como protagonista da discussão.
Isso significa que, ao contar a história do seu produto, serviço ou tema relevante, você agrega valor perante seus atuais clientes, colaboradores e parceiros, ao mesmo tempo em que municia toda essa audiência com bons argumentos para que eles em seguida contem essa história para outras pessoas. O que abre caminho para futuras e promissoras oportunidades no seu segmento de mercado.
Em outra direção, veja este vídeo encomendado pela Prefeitura de Belo Horizonte que aborda a importância dos Núcleos de Defesa Civil na cidade. O documentário conta histórias, mostra voluntários e funcionários em ação, o funcionamento e os resultados do sistema. Tudo com um caráter documental que dá um peso maior para o argumento, dando a entender que esse sistema é patrimônio da cidade e protagonizado pelos seus moradores.
Já neste documentário, comissionado pelo TJMG, é mostrado como vivem os presos (chamados “recuperandos”) no revolucionário sistema prisional APAC, notório no cenário mundial como um dos métodos mais eficazes na reinserção de presidiários na sociedade. Que jeito melhor de contar essa história do que um mini-doc rico, bonito e que dá voz aos próprios “recuperandos”?
Comece a fazer!
Os mini-docs são uma aposta acertada porque permitem que a audiência seja levada facilmente do ponto A ao ponto B, de acordo com o interesse da instituição perante todos os seus públicos. Já pensou no que esse formato pode fazer por você?