A mudança dos hábitos de consumo de conteúdo é uma das principais responsáveis pela utilização de formatos diferentes de divulgação. Existem inúmeros formatos de conteúdo e cada empresa pode explorar os que mais impactam as suas personas, porém pesquisas mostram que vídeos tem se destacado nos últimos anos. De acordo com a ComScore, 91% dos internautas consomem vídeos online e no Brasil temos a maior taxa de espectadores de vídeos da América Latina, portanto, esse formato tem se comprovado a cada dia.
Por que e como posso utilizar vídeos na produção de conteúdo do meu blog?
Fazer um vídeo com o seu produto é uma excelente estratégia, pois de acordo com a Invodo, 52% dos consumidores ficam mais confiantes em comprar após ver um vídeo do produto.
Os vídeos ajudam muito no SEO, de acordo com a Marketing Land, 62% das buscas do Google incluem vídeos e os resultados em vídeo tem 41% maior taxa de cliques, além disso existe outro critério que também ajuda no posicionamento, o tempo de permanência e de acordo com a ComScore os visitantes ficam 2 minutos a mais nos sites que possuem vídeos.
Exemplos de vídeos para colocar no blog:
- Entrevistas com influenciadores e pessoas referência no assunto para ajudar na propagação do conteúdo;
- Webinar sobre um assunto que interessa seu público;
- Demonstrativos sobre seu produto;
- Vídeo-aulas;
- Tutoriais;
- Vídeos sobre assuntos que estão em alta.
Os vídeos podem e devem ser utilizados para todas as etapas do funil, pois ele pode ser um material bastante conversivo, como é o caso de demonstrativo de produtos, por exemplo.
Como posso gerar mais oportunidades de vendas com vídeos?
De acordo com a FastCompany, 90% dos compradores na internet afirmam que vídeos ajudam na decisão de compra. Esse dado demonstra como as pessoas gostam de enxergar melhor o funcionamento e aplicabilidade do que compram. Sua empresa pode reduzir consideravelmente o tempo do processo de venda utilizando essa tática para conversão.
Assim como qualquer conteúdo os vídeos devem estar alinhados com a estratégia de conteúdo da empresa e com uma jornada de compra bem definida. Ou seja, antes de trabalhar com um demonstrativo, com depoimentos ou cases de sucesso (conteúdos de fundo de funil) deve-se pensar em conteúdos de descoberta (topo de funil) e consideração (meio de funil). Isso ajuda com que o lead entenda melhor sobre a proposta da sua empresa e auxilia no fechamento da venda.
Os vídeos podem ser disponibilizados dentro de uma landing page. Dessa forma sua empresa conseguirá captar leads mais qualificados e obter maiores informações sobre aquele leitor. Com o contato desse usuário é possível trabalhar com e-mail marketing e qualificá-lo para que ele peça contato da sua empresa ou chegue em uma parte do fluxo de nutrição que faça sentido que a sua equipe comercial o aborde.
Devo alinhar a produção de vídeos a minha estratégia de marketing?
Comprovando a importância de uma estratégia com vídeos, em 2015 o Facebook fez uma atualização no seu algoritmo para priorizar a exibição de vídeos em sua timeline como estratégia para competir com o YouTube e já no mesmo ano o Facebook anunciou a marca de 8 bilhões de visualizações diárias de vídeos em sua plataforma, o que superava o número de apresentação do YouTube.
Além disso, a repercussão dos stories também comprovam que as estratégias de vídeos ganham cada vez mais espaço. Os vídeos e snaps tomaram uma enorme proporção em 2016. A profissão de Youtuber se tornou tendência, assim como vimos o crescimento do Snapchat e hoje a sua decadência depois do surgimento do Instagram Stories.
Portanto, a tendência de que os vídeos sejam cada vez mais utilizados está bastante clara. Por isso, a sua empresa deve analisar a aceitação da sua audiência sobre os vídeos e pensar em começar ou potencializar o uso de vídeos na sua estratégia de marketing.
Quais são as vantagens do vídeo para inbound marketing?
Os vídeos conseguem englobar aspectos importantes que ajudam a prendem a atenção do leitor como fotos, som e áudio, por isso pode ser bastante disseminado por ser um formato bem inclusivo. Além de ser possível entregar conteúdo rico em um curto período de tempo, ajudando a envolver o usuário com a sua marca.
É essencial que os vídeos sejam bem elaborados, vídeos mal elaborados podem denegrir a imagem de qualquer negócio e trazer um resultado contrário do esperado. Portanto, caso ninguém tenha expertise na produção e edição de vídeos o melhor é trabalhar com uma empresa que tenha know-how, elabore um material de qualidade e que gerará resultados positivos e dar um boom na sua geração de leads, no branding e visibilidade para sua empresa.
Com todos esses dados e todos esses motivos para a produção dos vídeos fica claro da importância e potencial desse tipo de material. Portanto, sua empresa pode alcançar ótimos resultados utilizando essa estratégia. Conta pra gente como sua empresa trabalha essa tática.
*Guest post produzido por Carolina Egger – Customer Success Manager na Contentools