Sabe quando você passa no supermercado para escolher um vinho, aí olha para a prateleira, vê todas aquelas opções, e não tem a menor ideia de como escolher? Ora, adquirir um vídeo em motion graphics para sua empresa, quase sempre, é mais ou menos isso, só que com um impacto muito maior na sua vida.
Como você sabe, o motion graphics ou videografismo é uma das ferramentas mais valiosas da produção audiovisual atualmente e tem tido espaço crescente nas estratégias de marketing e comunicação de empresas, seja em vídeos explicativos, vídeos infantis, vídeos para produtos, vídeos institucionais, vídeos de treinamento, entre muitas outras possibilidades.
Mas para que esse recurso tenha grande impacto e atinja seus objetivos, é essencial primeiramente conseguir escolher uma produtora de vídeo que saiba te dar a receita, as indicações e te entregue um vídeo incrível, do contrário o investimento provavelmente ficará abaixo do esperado.
Mas como diferenciar as produtoras? Como identificar as características que vão impactar no seu resultado? Quer entender os cuidados mais importantes na hora de contratar uma produtora de vídeos motion graphics? Então confira nosso post.
Cuidado para não comparar joio com trigo
O termo “motion graphics” é um tanto vago, pode abarcar desde animações simples até complexos cenários 3D realistas. O termo em si não é preciso.
Ao mesmo tempo, em termos de qualidade, há um vasto espectro de fornecedores.
Assim, ao se municiar de várias propostas para escolher uma produtora para ajudá-lo, cuidado para não comparar níveis diferentes de qualidade, seriedade e portfólio, sem contar pura e simples confusão na descrição das propostas.
Este é talvez o principal cuidado que deve tomar, de onde, de certa forma, se derivam os itens seguintes.
Veja se a produtora entende de video marketing
Vídeo não é um serviço simples e direto, como vemos em outros mercados, mas um trabalho criativo e que pode ser o divisor de águas para uma empresa.
Por isso, para garantir resultados satisfatórios, é necessária uma estratégia ampla de video marketing que vai desde a definição do formato até os meios de divulgação ideais, o que exige domínio de várias áreas do conhecimento, não só ligadas a produção audiovisual, mas também a psicologia, gestão, mídias tradicionais, novas mídias, entre muitas outras.
Verifique se o trabalho realmente tem originalidade
Atualmente existem várias produtoras de vídeos que oferecem trabalhos a baixo custo, mas na verdade elas meramente repassam esses trabalhos para frelancers aleatórios ou terceirizam a própria produção para bancos de mão de obra.
Com isso, essas produtoras acabam não tendo padrão de qualidade e a sua contratação é algo que frequentemente não acaba bem.
Ao negociar com você, ela irá mostrar alguns vídeos que deram certo. Os outros, que não ficaram coesos, em que a animação não ficou muito legal ou que simplesmente deram errado, desses você não vai ficar sabendo.
Por isso, ao analisar o portfólio da produtora, primeiramente certifique-se de que: 1) há um bom volume de vídeos, o que demonstra que a produtora é ativa e está acostumada a fazer serviços como o seu; e 2) veja se os vídeos são bem diferentes uns dos outros, se os estilos variam, se há um bom nível de criatividade.
Esses dois fatores são bons indícios de que, no mínimo, seu projeto será tratado de maneira personalizada e com atenção. Naturalmente, quanto mais volume, variedade e qualidade, melhores serão suas chances!
Não se esqueça de analisar a parte mais importante: o roteiro dos vídeos
Ao assistir a vídeos em motion graphics muitas vezes ficamos maravilhados com a criatividade, as cores, as formas, as animações incríveis, mas, entenda, aliás, anote em um stick e cole na tela do seu monitor isto aqui: “Roteiro é a parte mais importante”.
Ao contratar uma produtora de vídeos busque por uma capaz de fazer roteiros orientados para resultados realmente matadores e memoráveis.
E entenda, um roteiro de alto nível dá trabalho, exige pesquisa e suor, por isso irá influir no preço. Uma dica é, se precisar economizar, escolha um formato mais simples de animação, mas não economize contratando uma produtora que não faça roteiros formidáveis, pois é aí que está o pulo do gato!
Confira os prazos e o cronograma da produtora
Ao analisar os serviços e o orçamento oferecidos pela produtora de motion graphics, tire dúvidas, questione e entenda como funcionam os prazos e as etapas do processo.
É extremamente importante conhecer as etapas que serão seguidas e avaliar o nível de profissionalismo da produtora. Afinal de contas, se a produtora não sabe dizer precisamente quais são os passos do seu projeto, a chance de fazer uma entrega brilhante na data correta será baixa, não é mesmo?
Agora que você entendeu sobre os cuidados que se deve ter ao contratar uma empresa de motion graphics, entre em contato com a Matilde Filmes e compartilhe conosco suas dúvidas e comentários!
Motion graphics vocês são TOP, referencia, sempre!!