4 dicas para ganhar dinheiro através do Youtube

5 dicas para ganhar dinheiro através do Youtube

5 dicas para ganhar dinheiro através do Youtube

Alguns dados que irão fazer você olhar a internet com outros olhos.

O YouTube é o terceiro site mais acessado do mundo — perde apenas para Google e Facebook, e responde por aproximadamente 28% das buscas do Google. A equipe do YouTube no Brasil estima que o site tenha por aqui 60 milhões de usuários únicos mensais. Ou seja, se a sua empresa não está no YouTube, é bem provável que esteja perdendo bons negócios. Não perca mais tempo, saiba agora mesmo sobre como faturar aparecendo no maior site de vídeos de mundo:

 

Aumentando a relevância

Um canal caprichado no YouTube, atualizado com frequência e com vídeos interessantes é encontrado não apenas no Youtube, como também melhora a posição da sua empresa nas buscas do Google. Uma página com vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira página do Google – e resultados de buscas em vídeos têm uma taxa de cliques 41% maior do que resultados de buscas em textos, dados da Forrester Research.

Em comunicação, muitas vezes as estatísticas falam por si só. Há um dado que praticamente explica esta verdadeira revolução audiovisual na internet: 6 a cada 10 pessoas preferem assistir a vídeos do que ler textos. Pronto, viu a luz?

No frigir dos ovos, isso significa que, quando um usuário digitar alguma coisa relacionada ao seu negócio, o resultado de maior destaque pode ser justamente um vídeo do seu canal no YouTube e a partir daí você poderá iniciar uma conversa altamente eficaz com esse usuário. Já imaginou?

É bom lembrar que não estamos falando aqui de espaço alugado na TV ou da compra de uma coluna no jornal do dia. No Youtube, quando você conquista uma audiência ou quando você aparece na primeira página do Google de forma orgânica, esse espaço é seu, foi conquistado por você e irá trazer frutos sólidos, duradouros e em escala.

 

Ensinando a pescar

Por ser em grande parte gratuito, o YouTube tem algumas desvantagens em relação a serviços pagos de hospedagem de vídeos — ao final do vídeo podem aparecer sugestões de títulos relacionados da marca concorrente, por exemplo. Ainda assim, mesmo empresas que vivem de oferecer conteúdo em seu próprio site, como a Howcast, também colocam várias aulas grátis no YouTube.

A ideia é aproveitar a gigantesca audiência desse site para estabelecer reputação e atrair novos clientes. Veja este dado, segundo a Forrester Research, 80% dos consumidores se lembram de onde assistiram a determinado vídeo on-line. Dessa forma, ao apresentar um conteúdo relevante em vídeo, ainda que não esteja diretamente relacionado a uma venda, a sua marca será lembrada quando a oportunidade surgir.

 

Fazendo publicidade

A principal fonte de receita para o YouTube, hoje, está na publicidade. A cada dia, mais empresas usam essa ferramenta, porque representa um custo menor do que outros meios e com resultados frequentemente superiores.

Algo que deve ficar em mente é que o Youtube, assim como quase todo marketing na web, normalmente não é o ideal para resultados de curto prazo, sendo recomendável uma estratégia que foque em frutos não tão imediatos mas duradouros.

Tome como exemplo a recente campanha Cup Drones, do macarrão Cup Noodles. A série de vídeos tem qualidade suficiente para passar na TV, mas foi veiculada somente on-line — inclusive no YouTube. Com o mote “Você nunca sabe quando a fome vai bater”, as cenas mostram os copos de macarrão instantâneo sendo entregues por meio de drones a pessoas praticando esportes radicais. Segundo o Mashable, a ação inicialmente dobrou o número de fãs da marca no Facebook e em seguida contribuiu de forma decisiva para um aumento nas vendas em seis milhões de copos! Bem impressionante, não é mesmo?

 

Viralizando

Por causa de sua enorme audiência e facilidade de uso, o YouTube é de longe o maior hospedador de vídeos virais, inclusive dos que têm apelo comercial. Entre os exemplos estão vídeos como o Rei do Camarote, da Veja São Paulo, e o videoclipe Eduardo e Mônica, da Vivo. Nenhuma das duas empresas têm como atividade principal a produção de vídeos, mas esses sucessos alavancaram significativamente suas marcas. Já pensou o que você poderia ganhar se a sua marca viralizasse em um vídeo?


E então, pronto para fazer sua empresa crescer e aparecer no YouTube? Já teve alguma experiência com a produção de vídeos para esse canal? Comente aqui e divida conosco seu conhecimento!

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