Vídeo feito para a startup Los Caninos (RJ), uma plataforma de agendamento de PetShops.
Você sabe o que empresas Startups têm em comum? O objetivo de crescer e fortalecer o negócio em um prazo relativamente curto. Para isso, precisam de uma estratégia matadora de marketing para sustentar a expansão junto aos clientes e também aos investidores. Não é de surpreender que boa parte dos empreendedores atualmente adota vídeos como estratégia de comunicação, um nicho da produção audiovisual que já ganhou nome, “Startup Vídeos”, ou “Vídeos para Startups”.
Vídeos para Startups costumam ter 60 segundos, em geral são feitos em motion graphics ou animações 2D e procuram explicar a proposta de valor da empresa de uma maneira fácil e rápida. Em termos de roteiro, foge daquele padrão tradicional de vídeos institucionais, pois ao invés de tratar da empresa, trata da solução sob o ponto de vista do mercado. O objetivo é atirar para matar.
Quer entender melhor os benefícios dos vídeos para Startups? Então confira:
Os vídeos ajudam a explicar o seu negócio
Startups costumam ter modelos de negócio específicos, que podem não ser claros ou intuitivos em um primeiro momento. Ora, um estudo recente demonstrou que, ao assistir a vídeos, pessoas absorvem pelo menos 50% mais informações do que lendo textos ou ouvindo um podcast, e se lembram de 70% a mais após um determinado período de tempo. Por trabalhar em dois canais ao mesmo tempo (oral e visual), o vídeo é o formato mais adequado para transmitir informações relativamente complexas de uma maneira fácil, direta e memorável.
Além disso é preciso frisar que o formato audiovisual é simplesmente a preferência das pessoas. Nas buscas, a taxa de cliques em vídeos é 41% maior do que em textos. E um estudo recente da Forbes mostrou que nada menos que 80% dos executivos já assistem a vídeos explicativos com frequência.
Vídeos para Startups elevam as conversões
Qualquer pessoa com costume de comprar na internet sabe o quanto um vídeo faz diferença na hora de converter. É o que demonstra a estatística. 52% dos consumidores dizem que os vídeos auxiliam no momento da compra. Como Startups precisam converter muito e rapidamente, vídeos podem ser o divisor de águas nesse contexto.
Além do vídeo de vendas, é interessante outras práticas de vídeo marketing, como vídeos tutoriais, depoimentos de clientes satisfeitos, vídeos de demonstração de produto, e assim em diante. Encha a sua página de vídeos e o funil irá se multiplicar em cada etapa. Segundo a Forrester o uso de vídeos pode trazer crescimento de até 600% nas vendas.
Vídeos fortalecem a marca e a autoridade de Startups
Uma nova marca é sinônimo de incerteza, significa que não há como afirmar se aquela empresa vai prosperar no mercado. Tanto no mesmo mercado como em mercados completamente diferentes, o número de empresas tende a crescer. Assim, para uma Startup é simplesmente indispensável se diferenciar da concorrência, mostrar a que veio e tornar-se referência, tanto para clientes quanto para investidores.
Por isso o branding e a autoridade são altamente importantes. Um vídeo bem feito confere autoridade instantânea em todos os meios, desde seu website até em reuniões de negócios. Não por menos, 52% das pessoas que assistem a vídeos afirmam que eles contribuem efetivamente para o reconhecimento da marca. Vídeos animados ou produzidos com um contexto atrativo são excelentes oportunidades nesse sentido.
Vídeos transformam curiosos em negócios
Uma das formas mais eficientes de aumentar o tráfego, transformar curiosos em contatos e depois convertê-los em negócios é utilizar vídeos para marketing de conteúdo. Este é o novo marco de estratégias vencedores de marketing digital em todo mundo, aliando Video SEO, vídeos explicativos, email marketing, Facebook Ads, vendas e outros.
Para você ter uma ideia, nos EUA, sempre na vanguarda da inovação, nada menos que 93% dos profissionais de marketing já usam vídeos, e um levantamento recente feito no Brasil mostrou que por aqui este número ainda está em 36%. Ou seja, estamos falando de uma impressionante janela de oportunidade se apresentando para quem esticar a mão e pegar.
Viu só como Startups podem se beneficiar facilmente de vídeos como parte de sua estratégia de comunicação? Então use e abuse do que os vídeos podem oferecer e comece já a criar seu conteúdo! E se tiver dúvidas sobre como criar vídeos de qualidade para sua Startup, entre em contato conosco! E não se esqueça de curtir nossos perfis e compartilhar este post nas redes sociais!