Vídeo explicativo sobre o app Connect Escolas, feito para a Wetok Software (SP).
Você provavelmente já precisou explicar seu produto, empresa, serviço ou ideia. Talvez tenha feito isso em uma reunião corrida? Ou em um evento da sua área? Se já passou por situações assim, sabe o quanto é difícil aproveitar ao máximo as oportunidades, ainda que esteja preparado ou usando material de apoio.
Outro problema é explicar, não ao vivo, mas via email, rede social ou website, o que você tem a oferecer, usando textos que poucos leem ou imagens que não dão conta do recado. Ou talvez precise contar com um time de vendedores com resultados irregulares. Nada fácil, não é mesmo?
Diante de dificuldades como essas, vem se tornando uma verdadeira febre nos últimos anos o uso do Vídeo Explicativo por empresas de todos os portes e dos mais diversos segmentos. Estamos falando da melhor maneira disponível de explicar qualquer coisa para qualquer público e em todos os meios, seja no site, nas redes sociais, em reuniões ou mesmo na sala de espera do aeroporto.
O resultado é tamanho que, quando uma empresa tem um Vídeo Explicativo, quase sempre é a principal e não raro a única ferramenta utilizada para explicar o que ela tem a oferecer, por exemplo, na página inicial do site. No famoso case do Dropbox, um vídeo explicativo praticamente sozinho no site proporcionou à hoje gigante do Vale do Silício aumentar sua base de 0 para 100 milhões de usuários em 5 anos. Já a Internet Retailer mostrou que o uso de vídeos aumentou a chance de visitantes efetuarem compras em nada menos que 85%. Não por menos, a Forrester chegou à conclusão de que um minuto de vídeo vale simplesmente 1,8 milhões de palavras!
Nada mal, não é mesmo?
Quer entender melhor sobre Vídeo Explicativo e como usá-lo para turbinar seus resultados? Então confira:
Afinal de contas, o que é um Vídeo Explicativo?
Os Vídeos Explicativos têm foco na solução, no valor que está sendo oferecido, com duração em geral entre 45 e 120 segundos. Exceto casos especiais, esse é o intervalo de tempo mais eficiente para um vídeo explicativo, pois é preciso balancear, de um lado, ser possível dar o recado de maneira satisfatória e, do outro, ser curto o suficiente para pessoas que ainda não conhecem a solução apertarem o Play e assistirem até o fim.
Nesse sentido, aqui está uma característica muito importante do formato: não se trata de uma apresentação completa, institucional ou tutorial, mas de um vídeo que irá apresentar a proposta de valor e as principais vantagens da solução de maneira sucinta. Tendo assistido ao vídeo, o público então dará o próximo passo para fechar o negócio ou efetuar a compra.
Na maior parte das vezes os Vídeos Explicativos são feitos em animações 2D ou motion graphics, por ser muito fácil explicar ideias com essas técnicas, além de serem ótimas opções em termos de custo-benefício.
A importância de um roteiro orientado para resultados
Assim como qualquer produção audiovisual, o roteiro é, de longe, a parte mais importante do projeto, por isso é onde a produtora de vídeo deve agregar mais valor. No caso do Vídeo Explicativo, que é curto e direto, mais do que nunca, cada palavra e segundo contam.
Assim, a dica é fugir dos “fazedores de vídeos” ou aqueles que não têm especialidade em roteiro orientado para resultados, marketing, negócios, vendas e outros temas adjacentes.
Quem concorda é o famoso guru do marketing digital, Neil Patel, que depois de gastar dezenas de milhares de dólares em vídeos explicativos com pouco resultado, escreveu:
“Lembre-se, a parte mais importante de um video explicativo não é o vídeo, é o roteiro.”
(Do original: “Remember, the most important part of an explainer video isn’t the video… it’s the script.”)
Por isso, se você tem um orçamento apertado, considere contratar um vídeo com motion graphics mais simples (sem personagens e mais iconográfico, por exemplo), mas que seja feito por uma produtora de vídeo orientada para resultados e que irá entregar um vídeo que realmente funcione. Lembre-se: há uma variedade de resultados e usos possíveis.
Três benefícios dos Vídeos Explicativos
Além das vantagens próprias dos Vídeos Explicativos, como dito, há benefícios em todo funil de vendas, dentro de uma perspectiva de vídeo marketing. Veja abaixo três grandes vantagens:
Vídeo explicativo aumenta a taxa de conversão
Quando seu possível cliente entende melhor o que sua empresa oferece, terá muito mais segurança para tomar uma decisão de compra e o fará mais rapidamente. Há incontáveis cases que mostram esse efeito, um muito famoso é o caso da CrazyEgg, empresa do famoso Neil Patel, que com um vídeo explicativo conseguiu um aumento de 64% na taxa de conversão e de 21 mil dólares a mais por mês no faturamento.
Atrai mais tráfego para seu site
Utilizar vídeos explicativos como estratégia de comunicação é um verdadeiro divisor de águas para o SEO (Search Engine Optimization) de um site, melhorando rapidamente as taxas de cliques em até 96%.
Como já explicamos no nosso Guia Completo do Video SEO, esse efeito se deve a um encadeamento de fatores que precisam estar alinhados desde o roteiro do vídeo até a publicação, mas no fim das contas o caso é simples: o Google adora vídeos — e essa preferência não se justifica só por ele ser dono da maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube, mas porque usuários preferem vídeos e os buscadores procuram entregar o que os usuários querem. Simples assim.
Confere autoridade à marca
O Vídeo Explicativo diferencia empresas de todos os portes e em diferentes fases. Para aquelas que estão começando, por exemplo, é justamente o momento em que precisam explicar com mais eficiência a sua proposta de valor para conquistar clientes e investidores. Não por acaso startups e empresas de tecnologia de todo mundo vêm adotando cada vez mais o Vídeo Explicativo como ferramenta obrigatória em seu mix de comunicação. Já para empresas estabelecidas, esta é a oportunidade de consolidar sua comunicação junto ao público e não ficar para trás.
Se a sua marca procura formas eficientes de comunicar, quer subir no ranking do Google e aumentar as vendas, o Vídeo Explicativo pode ser a peça que faltava. O que ainda está esperando para produzir o seu?
Não deixe de comentar aqui e dividir conosco suas dúvidas e sugestões! Se gostou, não deixe de compartilhar nas redes sociais!