Quem não gosta de uma boa história? Seja em um filme, uma música ou através de um amigo no happy-hour, as histórias são capazes de cativar nossa atenção e nos ensinar verdadeiras lições. Não à toa, a técnica de Storytelling, ou de “contar histórias”, vem sendo adotada por empresas de diferentes segmentos e para diversas finalidades.
São vídeos explicativos, vídeos institucionais, de treinamento e uma variedade de conteúdos audiovisuais voltados para um objetivo. Estes são alguns exemplos que fizemos aqui na Matilde Filmes: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui.
Mas como bons amantes da Produção Audiovisual (e de uma boa história!), nesta postagem especial separamos alguns exemplos de Storytelling externos, para descobrirmos novas experiências e nos inspirar.
Então pegue a pipoca e confira este post imperdível até o fim!
Fire Up
Vídeo montado a partir de animações originais de 14 artistas, retrata a história contada pelo ex-presidente Barack Obama, em um dos seus épicos discursos. As diferentes técnicas de desenho e o ritmo da narrativa traduzem de maneira única o tom da mensagem, o espírito de diversidade e união, e prendem a atenção do início ao fim. Vale a pena conferir!
Malária
Curta-metragem ambientado no famoso e finíssimo estilo Velho Oeste chama atenção por ter, como recurso narrativo, duas mãos que colocam e tiram ilustrações e outros elementos.
Com estilo história em quadrinhos, uma trilha sonora envolvente e dubladores pra lá de divertidos, você se sente dentro da história. Trabalho imperdível de pura criatividade!
War on Drogo
Trabalho simplesmente incrível de Stop Motion! O estilo conto de fadas é usado como recurso para contar uma história muito mais complexa e controversa nos dias atuais: a proibição às drogas, a qual muitos consideram a origem de grande parte da criminalidade e corrupção atuais. Seu requinte estético é fabuloso. Vai, assiste, é muito bom!
Boles
Mais uma excelente produção em Stop Motion. O vídeo é baseado na história “Her Lover” do escritor russo Maksim Gorky, e chama atenção pelo fino cuidado com o movimento dos personagens e iluminação. Isto, somado a um roteiro impecável levou a um show de audiovisual.
Old Bike
O videoclipe conta a história de uma pessoa usando como recurso narrativo a sua bicicleta, “já andei com essa bicicleta a vida toda, será que vou vencer dela a corrida até o túmulo?”. E para transmitir esta mensagem pelo audiovisual o Diretor Andrew Laurich usa uma mulher que começa idosa e aos poucos se rejuvenesce, sempre em sua bicicleta. O resultado é incrível!
E aí, se inspirou nos exemplos de como fazer storytelling? Deixe seu comentário e ajude-nos a fazer um blog cada vez melhor, curtindo, comentando e compartilhando. Até a próxima!