Imagine um engenheiro que não conhece as propriedades dos materiais construtivos ou um médico cirurgião que, diante de um paciente, não sabe para que servem aqueles “troços” de metal que a enfermeira está segurando para ele usar.
Da mesma maneira, entender a Psicologia das Cores é essencial para qualquer pessoa que queira trabalhar de forma profissional com artes visuais, seja em vídeo, fotografia, ilustração ou áreas correlatas.
É claro que, como seres humanos, todos temos uma intuição sobre as cores. Sim, e também sobre quanto peso pilares suportam antes de um prédio cair. Ou sobre usar um bisturi ao invés de uma tesoura.
O ponto é: você não vai querer morar nesse prédio ou ser atendido por esse médico, não é mesmo? E por que alguém investiria em um trabalho visual cujo profissional não conhece as cores, suas ferramentas mais básicas?
Nesta postagem vamos explorar a psicologia e o significado de cada uma das 13 cores, seus efeitos e combinações, para você alcançar resultados cada vez mais assertivos, seja você iniciante ou mesmo experiente na área.
Mas, antes, um pouco de história…
De onde vem o conhecimento da Psicologia das Cores?
Uma das contribuições mais antigas para este campo do conhecimento veio de uma fonte improvável, o poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe, que em 1810 publicou o livro “Teoria das Cores”.
Ainda que lhe faltasse rigor científico, teve alguns golpes de intuição impressionantes, como a noção de que o preto, do ponto de vista da psicologia humana, é uma cor, e não a ausência de cores, como defendem os físicos.
Assim, conseguiu inspirar gerações de filósofos e cientistas, até que…
Duzentos anos depois veio uma das contribuições mais importantes na área da Psicologia das Cores, com a socióloga alemã Eva Heller.
Seus estudos são atualmente considerados essenciais para pessoas que trabalham profissionalmente com cores, seja em Artes Visuais ou mesmo terapias baseadas em cores.
Para começar, Heller entrevistou cerca de 2 mil pessoas que possuíam de 18 a 97 anos, das mais diversas profissões, com o intuito de descobrir, entre muitas outras coisas:
As cores favoritas;As cores menos apreciadas;Associações entre cores e palavras.
A estes questionários, Heller uniu uma vasta pesquisa histórico-cultural.
Assim, descobriu que alguns padrões estão gravados em nosso “hardware” mental, outros vêm da natureza que nos rodeia, enquanto alguns significados das cores são construções culturais e tendem a variar mais através dos tempos, culturas e pessoas.
Deste vasto estudo emerge um verdadeiro paradigma sobre o Significado e a Psicologia das Cores, o que você confere agora, nesta postagem mais do que especial.
A seguir vamos falar de cada uma das 13 cores descritas por Heller. Então acompanhe até o final para liberar todo o seu poder criativo!
Percepção e significado da cor AZUL
De todas, a cor azul é a favorita. Para você ter uma ideia, 46% dos homens e 44% das mulheres declaram ser o azul a cor mais apreciada.
O índice de rejeição, como seria de se esperar, é mínimo: apenas 1% dos homens e 2% das mulheres citaram o azul como a cor de que menos gostam.
Psicologia da cor azul
O azul é associado à harmonia e ao equilíbrio, pois do ponto de vista psicológico fica distante do vermelho, que representa a paixão e os sentimentos radicais.
Não à toa, o azul é uma das cores associadas à paz.
É também percebido como uma cor fria, porque nossa pele fica azulada quando estamos com frio.
O gelo e a neve também apresentam uma cintilação que beira ao azul.
Nos ambientes, o azul causa uma sensação de espaço aberto, pois as montanhas ficam azuladas no horizonte e esta também é a cor do céu.
Espaços abertos permitem a entrada de frieza, sendo assim o azul é uma cor pouco aconchegante.
Na tradição antiga, o azul era uma cor que simbolizava o feminino, por passar a sensação de algo passivo, plácido e introvertido. Além disso, a água também está no domínio do feminino.
Atualmente, o azul é mais associado ao masculino, já que o feminino passou a ser vermelho (veja mais abaixo os detalhes desta mudança) e estas são cores, em vários sentidos, opostas.
Esta sensação de passividade leva o azul a ser a cor mais usada em embalagens de produtos para dormir, tranquilizantes, roupas de cama, pijamas e camisolas. Por isso, o azul também é a cor do sono e dos sonhos.
No processo de criação da bandeira da União Européia, continente com grandes contrastes culturais, o azul foi a cor escolhida pois não pertence a nenhum partido ou conotação específicos. Assim, atualmente, o azul também é a cor da Europa.
Combinações com a cor azul
Nos arranjos a seguir é possível notar a grande predominância de sentimentos e associações positivas nas combinações com o azul.
O distante
azul, cinza, branco e verde
A frieza
azul, branco, prata e cinza
A passividade
azul, branco, prata, verde e cinza
A recreação
azul, verde, branco e amarelo
A confiança
azul, verde, ouro e amarelo
A autonomia
azul, verde, preto, ouro e amarelo
A inteligência
azul, branco e prata
A ciência
azul, branco, cinza e prata
O esporte
azul, branco, verde e prata
A simpatia
azul, verde, vermelho, amarelo e laranja
A amizade
azul, verde, vermelho e ouro
A harmonia
azul, verde, branco, vermelho e ouro
A fantasia
azul, violeta, laranja e verde
O anseio
azul,violeta, verde, vermelho e rosa
A confiança
azul, verde, ouro e vermelho
O masculino
azul, preto, marrom, cinza e vermelho
O grande
azul, preto, ouro, cinza e vermelho
A introversão
azul, preto, cinza, prata e violeta
Percepção e significado da cor VERMELHO
O vermelho é a preferência de 12% das pessoas, em iguais proporções entre homens e mulheres. Do outro lado, apenas 4% das pessoas citaram o vermelho como a cor menos preferida.
Psicologia da cor vermelho
O simbolismo do vermelho possui associação forte ao fogo e ao sangue, os quais possuem um caráter existencial em todas as culturas. Assim, sentimentos e sensações transmitidos pelo vermelho tendem a ser compartilhados por pessoas de todo o mundo e através dos tempos.
O vermelho é a cor que representa as paixões, do amor ao ódio, das boas às más intenções. É também a cor do erotismo e da sedução. Não à toa, também é associado a coisas proibidas e imorais.
Quando o sangue sobe para a cabeça, o rosto fica vermelho. Isso pode acontecer com nervosismo, timidez, raiva, entre outras emoções fortes.
O fogo, embora possa ter diversas cores, é tido como vermelho. Quando um metal fica quente, ele fica vermelho. Por isso o vermelho tão associado ao calor.
Na tradição antiga, o vermelho era considerado uma cor masculina, já que representa a cor da força, da atividade e da agressividade.
Era a cor usada em pinturas corporais por indígenas brasileiros antes de ir para a guerra e também para cerimônias religiosas.
De certa forma, o vermelho é mudança e é o oposto do azul, que tende ao passivo e ao delicado.
Não à toa, o vermelho é adotado por grande parte dos movimentos reformistas, entre comunistas, socialistas, sindicalistas e partidos de esquerda em geral, e nunca por partidos conservadores ou pautas reacionárias.
Por esta razão, na luta por direitos das mulheres, o vermelho passou a ser associado ao feminino. Para se ter uma ideia, somente 5% dos entrevistados por Eva Heller atualmente citam o vermelho como cor masculina, enquanto 25% o consideram uma cor feminina.
O vermelho é considerado também a cor da justiça. No imaginário ocidental, sangue se paga com sangue. Nas cidades medievais, em dias de julgamentos, eram içadas bandeiras vermelhas, as sentenças eram assinadas pelo juiz com tinta vermelha e os carrascos vestiam-se de vermelho.
Até hoje, ao corrigir provas nas escolas, os professores usam a caneta vermelha.
Além disso, vermelho é a cor do dinamismo, da tomada de decisão. A Coca-Cola aproveita-se bastante desta simbologia, pois nenhuma cor cairia melhor para um refrigerante com efeito estimulante. O Papai Noel, que na tradição nórdica era marrom ou verde, passou a ser vermelho por causa da Coca-Cola. E tornou-se símbolo da maior data do comércio na maioria dos países do mundo.
Por motivos semelhantes, o vermelho é uma das principais escolhas para embalagens de cigarros, pois passa a impressão de fumantes dinâmicos. É a primeira cor que vem à mente quando você pensa em uma Ferrari. E é a cor preferida para batons femininos.
Combinações com a cor vermelho
A cor vermelho tende a um significado bastante universal, embora suas combinações tenham uma natureza ambígua.
O calor
vermelho, amarelo e laranja
A proximidade
vermelho, laranja, amarelo e verde
A alegria
vermelho, amarelo, laranja e verde
A extroversão
vermelho, laranja, amarelo, ouro e violeta
O atraente
vermelho, azul, ouro e preto
A força
vermelho, preto e azul
A paixão
vermelho, laranja, violeta e amarelo
A sexualidade
vermelho, rosa, violeta e preto
O erotismo
vermelho, preto, rosa e violeta
O amor
vermelho e rosa
A sedução
vermelho, violeta, rosa, preto e ouro
O imoral
vermelho, violeta, preto e rosa
A agressividade
vermelho, preto e laranja
O ódio
vermelho, preto e amarelo
O proibido
vermelho, preto, violeta e marrom
Percepção e significado da cor AMARELO
Uma das cores primárias, o amarelo é a cor favorita de 6% das pessoas, enquanto 7% dizem detestá-la. Com o passar da idade, o apreço pelo amarelo aumenta, fato que também acontece com outras cores luminosas.
Psicologia da cor amarelo
No que se refere ao significado, o amarelo é uma cor ambígua. Ao mesmo tempo em que é associada à recreação, à jovialidade e ao otimismo, também o é ao ciúme e à hipocrisia.
Por isso, para denotar sentimentos mais específicos, é bastante importante analisar o amarelo em conjunto com outras cores (veja mais abaixo alguns arranjos).
Assim, a cor dos otimistas é o amarelo, pois possui uma disposição ensolarada. Além disso, esta cor é lúdica e irradia como um sorriso. Mas, ao mesmo tempo, o amarelo também é a cor da cobiça desmedida e de sentimentos que causam a raiva.
Segundo a doutrina cristã, a inveja e a cobiça são dois dos sete pecados capitais, facetas do egoísmo, e são associadas ao amarelo.
Além disso, é possível dizer que o azedo, o refrescante e o amargo são sensações do paladar atribuídas ao amarelo. Isso porque associamos o amarelo ao limão, uma fruta ácida e azeda.
O nojo e o impuro são amarelos. Dizemos que a pessoa que está sem graça tem um sorriso amarelo. Quando personagens nos desenhos animados ficam doentes, são representados com a cor amarelo.
Por conta de sua simbologia, o amarelo está presente em muitos detalhes da nossa vida e dia a dia. No futebol, por exemplo, as advertências são feitas com um cartão amarelo. Já em um navio, o içamento de uma bandeira amarela sinaliza a eclosão de uma epidemia. Na Idade Média, se uma bandeira amarela fosse hasteada em uma cidade, significava que naquele local havia eclodido a peste.
O significado político do amarelo também é negativo, pois é considerado como a cor dos traidores e dos indecisos. A prova disso é que ainda não existiu nenhum partido que se autodenominasse “os amarelos”.
Combinações com a cor amarelo
As combinações com o amarelo podem resultar em sentimentos e sensações completamente diferentes, por isso é necessário ter bastante atenção ao empregá-lo.
O lúdico
amarelo, laranja e vermelho
A amabilidade
amarelo, azul, rosa, laranja e verde
O otimismo
amarelo, verde, azul e laranja
A inveja
amarelo, verde, cinza e preto
A avareza
amarelo, cinza, preto, marrom e verde
O ciúme
amarelo, verde, preto e violeta
A hipocrisia
amarelo, violeta, preto, verde e marrom
Percepção e significado da cor VERDE
O verde é a cor predileta para 16% dos homens e 15% das mulheres. Do outro lado, 6% dos homens e 7% das mulheres a citam como a cor menos apreciada.
Psicologia da cor verde
O verde é mais que uma cor: é uma ideologia, uma esperança e, também, um estilo de vida.
O verde é a cor da natureza, principalmente a cor da primavera, e a primavera é a estação da fertilidade. A rã, por sua, vez também é símbolo da fertilidade. Além de ser verde, ela põe inúmeros ovos que se assemelham a embriões humanos.
Por ser a cor das coisas que crescem no mundo natural, também é associada à riqueza. Por isso, o dinheiro é visto como verde, independente da cor real que as cédulas possuam.
Por isso o verde também é associado à burguesia. E nos retratos antigos, os burgueses em grande parte faziam-se pintar com um fundo verde.
Além disso, as mesas de jogos, grande entretenimento da burguesia, tradicionalmente são forradas por um tecido verde.
As frutas que não estão maduras são chamadas de “verdes”, independente de sua cor real. Assim, o verde é também a cor da juventude – uma vez que o estágio da imaturidade é associado a esta cor. Aquilo que denominamos como “profissional verde” ou “aluno verde” é aquele que ainda tem muito o que aprender.
Na tradição antiga europeia, demônios em geral eram verdes (e também pretos). Isso porque qualquer coisa que possua pele esverdeada não pode ser humana – e nem sequer mamífero.
Na mesma linha, fantasmas e almas penadas tendem para o verde. O que é morto, o esgoto, a sujeira também podem ser verdes.
Combinações com a cor verde
Por ser uma cor relativamente neutra e com amplo leque de possibilidades, é importante ter atenção ao combinar o verde com outras cores para gerar o significado desejado. Veja alguns arranjos:
O tranquilizador
verde, azul, branco e marrom
A segurança
verde, azul, branco e ouro
O natural
verde, branco, marrom e azul
A esperança
verde, azul e amarelo
O refrescante
verde, azul, amarelo e laranja
O agradável
verde, azul, laranja, amarelo e rosa
A juventude
verde, amarelo, rosa e branco
O salutar
verde, vermelho, azul, rosa e laranja
O venenoso
verde, amarelo e violeta
Percepção e significado da cor PRETO
No âmbito das ciências, muito já se discutiu sobre o preto ser ou não uma cor, uma vez que em termos de espectro luminoso o preto é a ausência de cores.
Porém, as simbologias atribuídas ao preto são únicas e incomparáveis, fazendo com que esta discussão, no âmbito da psicologia e dos significados das cores, não seja relevante.
Dito isso, o preto é a cor favorita para 10% das pessoas em média. Mas é notável o quanto esta preferência mude bastante ao longo da vida. Cerca de 20% dos jovens de 14 a 25 anos e 15% das jovens da mesma faixa etária consideram o preto a sua cor preferida, porém na faixa etária acima de 50 anos a cor praticamente não é citada como preferida (veja abaixo o motivo).
Psicologia da cor preto
Como dissemos, a diferença de percepção do preto ao longo da vida é notável. Isso ocorre devido à sua natureza ambígua. Por um lado, jovens associam o preto a carros caros, sofisticação, poder e roupas da moda. Do outro lado, pessoas adultas e idosas tendem a associá-lo à escuridão e à morte.
Por esta razão, atualmente pessoas usam preto em enterros e velórios e o preto também é a cor do luto.
Na Idade Média, todas as cores luminosas eram reservadas à nobreza, restando às classes menos favorecidas as cores escuras e sem brilho, como o marrom, o cinza e o próprio preto.
É interessante notar que quando a burguesia atingiu o topo da escala social, adotou o preto como principal cor, em carros, ternos e até mesmo mobiliário. Sendo assim, o colorido é que passou a ser associado às camadas populares e às manifestações culturais espontâneas.
Até início do século XX, as noivas das nobrezas europeias usavam vestidos pretos para casar. De acordo com a simbologia, a escolha da cor fazia muito sentido, uma vez que, entre nobres, casamentos eram como fusões comerciais.
O preto também é a cor da noite, do céu noturno, da penumbra.
Por isso, o preto é associado às coisas proibidas, ao mistério, ao místico e também às coisas que se fazem em segredo.
A grande maioria das organizações secretas e fora da lei possui o preto como cor. Podemos ver isso nas bandeiras dos anarquistas e dos piratas.
Devido a esta forte conotação, em combinações com outras cores, eventuais significados positivos tendem a ser transformados em negativos quando o preto é adicionado. Isso é ainda mais evidente com as cores vermelho, amarelo e verde, confira abaixo.
Combinações com a cor preto
O preto é uma cor muito marcante, por isso fique atento a esta cor para estabelecer combinações que realmente passem a mensagem que você quer. Veja alguns arranjos:
A rispidez
preto, cinza, prata, marrom e azul
A dureza
preto, prata, cinza e azul
A elegância
preto, prata, ouro e branco
O conservadorismo
preto, cinza e marrom
O pesado
preto, marrom, ouro e cinza
O poder
preto, ouro e vermelho
Percepção e significado da cor BRANCO
Aqui, o dilema de “ser ou não ser” uma cor também é levantado. Afinal, sabemos que de acordo com a Teoria da Óptica o branco é na verdade a soma de todas as cores do espectro luminoso.
Porém, assim como no caso do preto, atribuímos ao branco propriedades específicas que nada têm a ver com sua natureza física e podemos considerá-lo uma cor como outra qualquer do ponto de vista do significado das cores.
Quando perguntadas sobre o branco, apenas 2% das pessoas o citam como a cor preferida, enquanto 2% dos homens e 1% das mulheres o classificam como a cor de que menos gostam.
Psicologia da cor branco
O branco é a cor da inocência, do bem e dos espíritos bons. Branco é a cor do silencioso.
Tanto a limpeza quanto a pureza estão associadas ao branco. Por isso profissionais de saúde usam roupas brancas.
O branco também é associado à virgindade. O que o levou a substituir o preto como cor mais comum para vestidos de casamento.
Como muitos casais já não se importam com a questão da virgindade, aos poucos os vestidos estão se tornando creme.
Praticamente não existe significado negativo ligado ao branco, sendo que suas cores contrárias são o preto e o vermelho.
Em várias obras de arte e filmes, o branco é a cor do bem, da luz, do lado bom e é a cor mais usada para representar anjos e paraísos em geral.
Quando envelhecemos nossos cabelos e barbas ficam brancos, por isso o branco também é associado a experiência de vida.
Por outro lado, há uma conotação racista, uma vez que algumas pessoas e etnias são chamadas de “brancas”, quando essa palavra não define a cor visível de suas peles, sendo este “branco” em oposição a outras raças chamadas de “vermelhas”, “amarelas” ou “pretas”, quando, novamente, estas cores não correspondem às cores das respectivas peles.
No Brasil existe uma expressão notoriamente racista que é: “negro/preto de alma branca”.
O branco também pode ter a conotação de vazio, sendo que em muitas línguas o branco e o vazio são representados pela mesma palavra.
O vazio é leve, logo, o branco é a cor mais leve de todas. Em sentido metafórico, o vazio representa ainda a ausência de sentimentos.
Combinações com a cor branco
Veja as combinações possíveis de se fazer com o branco, a mais positiva de todas as cores:
O ideal
branco, ouro e azul
A verdade
branco, azul e ouro
A objetividade
branco, cinza, azul, prata e preto
O novo
branco, amarelo, azul, verde e prata
O leve
branco, amarelo, rosa, prata e azul
A delicadeza
branco, rosa, cinza, azul e prata
Percepção e significado da cor LARANJA
Exótica e penetrante, a cor laranja é considerada a favorita para 3% dos homens e 2% das mulheres. Em contrapartida, 9% das mulheres e 6% dos homens citaram o laranja como a cor que menos os agradam.
Psicologia da cor laranja
Na psicologia das cores, o laranja desempenha um papel pouco preponderante, por estar próximo de duas cores com muita personalidade: o amarelo e o vermelho.
Por conta disso, não são muitos os conceitos em que o laranja possua papel de destaque.
Laranja é cor da diversão, da sociabilidade e do lúdico.
Além disso, laranja é a cor de um caráter penetrante e intrusivo.
Essas características fizeram com que, até há pouco tempo, o laranja fosse exaustivamente usado na publicidade. Porém, com o uso excessivo, consumidores passaram a evitá-lo.
O laranja é também a cor das coisas que não se levam a sério, por isso deve ser usado com moderação.
Perceba que o laranja quase nunca é a cor de produtos caros, de prestígio. Apesar de possuir uma excelente visibilidade no escuro (e na neblina), o laranja não é comumente escolhido como cor de carros, uma vez que este é considerado um item de prestígio.
Combinações com a cor laranja
Veja que, embora o laranja sozinho não tenha tanto significado, é possível transmitir sensações bastante específicas com os arranjos abaixo:
A recreação, A diversão
laranja, amarelo, vermelho, azul e verde
A sociabilidade
laranja, amarelo, verde, azul, ouro
O deleite, O prazer
laranja, ouro, vermelho e verde
A intrusão
laranja, amarelo, violeta, vermelho e rosa
O controverso, O estranho
laranja, violeta, rosa, cinza e marrom
O aromático
laranja, verde, marrom e amarelo
Percepção e significado da cor VIOLETA
12% das mulheres e 9% dos homens dizem que, de todas as cores, o violeta é a menos apreciada. Na outra mão, 3% das mulheres e dos homens dizem ser esta sua cor preferida.
Psicologia da cor violeta
De natureza ambígua, o violeta consegue transmitir um grande leque de associações, muitas vezes opostas.
Por exemplo, o violeta é associado à tecnologia e à ciência, ao mesmo tempo em que o é ao ocultismo, à fantasia e à magia.
Historicamente o violeta foi muito associado ao poder e à nobreza.
O violeta nunca é visto como humilde ou recatado; ao contrário, o violeta passa o sinal de extravagância.
O violeta é também a cor da vaidade – que, segundo o cristianismo, é considerado o mais danoso entre os sete pecados capitais.
Atualmente é associado ao movimento gay.
No vestuário, o violeta distingue, chama atenção.
O violeta possui grande associação a desejos sexuais, principalmente em conjunto com o vermelho.
Por outro lado, o violeta está também vinculado à espiritualidade e à abstinência.
Combinações com a cor violeta
Confira nos arranjos abaixo combinações de cores bem interessantes com o violeta:
O extravagante
violeta, prata e ouro
O artificial
violeta, prata, rosa, ouro e laranja
A vaidade
violeta, rosa, ouro, amarelo e laranja
O original
violeta, laranja, prata, ouro e rosa
O inconformista
violeta, laranja e amarelo
O singular
violeta, prata, amarelo, laranja e preto
Percepção e significado da cor ROSA
Doce e delicado, 3% das mulheres citam o rosa como cor preferida, enquanto os homens tendem a não citá-lo nesta categoria.
Um ponto interessante é que o índice de rejeição do rosa por parte dos homens diminui com o passar dos anos: 29% dos homens com até 25 anos dizem ser esta a cor menos apreciada. Já depois dos 50 anos, esse número cai para 7%.
Psicologia da cor rosa
Como dissemos acima, o branco tende a representar a objetividade e a leveza, enquanto o vermelho, as paixões. Assim, as cores que compõem o rosa são opostas.
Por essa razão o rosa simboliza a união da força e da inteligência, do fogo e da calma, da atividade e da passividade.
Em outras palavras, o rosa está associado à sensibilidade e às virtudes do meio-termo.
Mas o rosa não é apenas um meio-termo entre essas duas cores. Ao contrário, possui grande personalidade própria, sendo que alguns sentimentos só se descrevem com o rosa, com grande predominância de associações positivas, tais como o doce, a cortesia, o charme e a ternura.
Atualmente o rosa tende a ser associado ao feminino, assim como o vermelho, mas com uma dose de delicadeza vinda do branco.
Mas nem sempre foi assim. Até o século XIX, quando o vermelho era uma cor masculina e o branco, feminina, o rosa não tinha uma conotação de gênero, sendo usado tanto por homens quanto por mulheres no vestuário.
À medida que o vermelho e o rosa passaram para o domínio feminino, foi natural associar aos homens uma cor oposta: o azul. Assim, com já dissemos, atualmente o azul é masculino.
O rosa é também a cor dos confeitos. Doce e suave, não há cor que melhor combine com as sobremesas.
Já o aroma dessa cor é associado ao das rosas, o qual também é doce.
Combinações com a cor rosa
O rosa praticamente não carrega atributo negativo, mesmo quando combinado com outras cores. Veja os acordes abaixo:
A ternura
rosa, vermelho, branco, violeta e azul
A feminilidade
rosa, vermelho, violeta e branco
O charme
rosa, vermelho, verde, prata e azul
A delicadeza
rosa, branco, amarelo, marrom e azul
O pequeno
rosa, amarelo, branco e prata
A cortesia
rosa, prata, branco, cinza e verde
A sensibilidade
rosa, violeta, branco e amarelo
O doce
rosa, laranja, amarelo, vermelho e marrom
O barato
rosa, laranja, cinza e marrom
Percepção e significado da cor OURO
Muito citada como a cor da beleza e da riqueza, o ouro é a cor favorita para 1% das mulheres e não aparece entre as preferências dos homens. Já para 2% das mulheres e 3% dos homens entrevistados, o ouro é a cor menos apreciada de todas.
Psicologia da cor ouro
Embora a associação do ouro com riqueza pareça algo bem direto, este é um grande exemplo de como o significado das cores, por mais arraigado, pode ser, antes de qualquer coisa, uma compreensão cultural.
É sabido que os povos nativos americanos, por exemplo, nunca associaram o ouro à riqueza. Os índios americanos usavam o metal ouro, não para comércio, mas em cerimônias religiosas, sendo assim associado aos deuses e à magia.
Qualquer pessoa que vê uma peça de ouro atualmente pode achar estranha a associação do metal com a magia, mas apenas porque estamos cercados de objetos que brilham. Para muitos povos, o brilho era reservado aos astros, como o sol e a lua, e a metais como prata e ouro.
Voltando ao nosso mundo atual e ocidental, a cor ouro em grande parte se associa ao dinheiro e ao luxo, mas também à felicidade e à celebração, talvez em parte herança das culturas que viam o ouro de outra forma.
Em nossa cultura, tudo que serve para ganhar dinheiro tem cor de ouro. Um cantor famoso possui uma “voz de ouro”, ao passo que um jogador de futebol talentoso tem os “pés de ouro”.
Isso acontece por esta forte relação entre ouro e dinheiro, mas também pela associação à felicidade.
Além disso, o ouro é considerado a cor da fama, porque esta brilha como a cor. O ouro é também a cor dos prêmios mais altos. O primeiro lugar nas olimpíadas recebe medalha de ouro e a taça da Copa do Mundo também é feita de ouro.
O ouro é visto como a cor da durabilidade e das virtudes que permanecem e se solidificam ao passar dos anos, como lealdade, amizade, honestidade e confiança. Por esse motivo, o ouro é a cor dos jubileus e das chamadas Bodas de Ouro.
O ouro é grande e pomposo. Coisas douradas atraem a atenção para si.
Porém o ouro também pode passar a sensação de algo distante e inacessível, por isso deve ser utilizado com cuidado para marketing.
Combinações com a cor ouro
Veja como o ouro passa sensações bem diferentes, de acordo com as combinações e proporções com outras cores:
A felicidade, A sorte
ouro, vermelho, verde e amarelo
A beleza
ouro, branco, vermelho e prata
A celebração
ouro, prata, branco e preto
O orgulho
ouro, azul, vermelho, prata e branco
O luxo
ouro, prata, vermelho, violeta e preto
A ostentação
ouro, laranja, amarelo e violeta
Percepção e significado da cor PRATA
Apenas 1% dos homens citam o prata como cor favorita. Já 2% dos homens e 1% das mulheres o citam como a cor que menos agrada.
Psicologia da cor prata
Assim como o ouro, em nossa cultura moderna a cor prata é diretamente associada ao metal precioso. Esta associação entre ouro e prata possui uma característica específica, em que a cor prata parece ter menos “valor”.
Mas a cor prata possui significados mais profundos nos quais assume o protagonismo.
O moderno tem a cor prata, pois, em comparação ao ouro, não é pomposo ou distante.
A cor prata é a mais veloz. Assim, a prata também é a cor do dinamismo e do esporte.
Embora a cor principal da pompa e do luxo seja o dourado, o prateado também está presente nesses acordes.
De acordo com a simbologia, enquanto o ouro simboliza o valor ideal, a prata representa o valor material.
A cor prata é constituída somente por cores frias – branco, azul e cinza -, e, por isso, carrega essa frieza consigo.
Por seu caráter introvertido, a prata também está presente no acorde da gentileza, considerada a mais fria forma de afeto. Por outro lado, possui discrição e elegância.
Além disso, a cor prata está associada à avareza, que é o contrário da generosidade e empatia.
A cor prata também é muito associada ao trabalho intelectual, incluindo a ciência e a exatidão. Quando comparada ao ouro, a prata representa essas características muito melhor, uma vez que a cor dourada passa um ar presunçoso e estridente.
Combinações com a cor prata
Veja nas combinações abaixo alguns dos significados em que a cor prata tem papel fundamental:
A velocidade
prata, vermelho, amarelo e preto
O moderno
prata, preto, branco, azul e laranja
O dinamismo
prata, vermelho, azul e laranja
Percepção e significado da cor MARROM
De todas as cores, o marrom é a mais rejeitada. Para se ter uma ideia, 17% das mulheres e 22% dos homens dizem ser o marrom a cor que menos apreciam. Somente 1% dos homens e mulheres o classificaram como cor favorita.
Psicologia da cor marrom
Na Idade Média o marrom já era considerado uma cor feia, e seus usos no vestuário estavam limitados aos pobres, camponeses, escravos, servos e mendigos.
Diante de tamanha rejeição, é fácil entender por que é bastante difícil, senão impossível, encontrar alguma peça, embalagem ou website com fundo marrom. Esta é uma regra de… ops, ouro.
Não à toa, o marrom é largamente associado a sensações e conceitos negativos. Esta é a cor da preguiça e da imbecilidade.
Por outro lado, é interessante notar que o marrom está em toda parte, sendo comum em móveis, decorações e vestuário. Isso ocorre pois, como o marrom é associado à natureza, tem um ar aconchegante e, se usado com moderação, pode passar desapercebido.
Além disso, o marrom é a cor da terra e possui associação com a fertilidade e, portanto, com o feminino.
Combinações com a cor marrom
Uma das cores mais negativas, o marrom precisa ser utilizado com extremo cuidado. Veja nas associações abaixo:
O aconchegante
marrom, verde, amarelo, azul e laranja
O outono
marrom, ouro, laranja e amarelo
O fora de moda
marrom e cinza
A caretice
marrom, cinza, ouro e rosa
A tolice, A estupidez
marrom, cinza, rosa e preto
O antipático
marrom, cinza, violeta, preto e rosa
O preguiçoso
marrom, cinza, preto e violeta
O feio
marrom, cinza, preto e violeta
O não erótico
marrom, cinza, branco e verde
O acre
marrom, cinza, verde e violeta
O intragável
marrom, cinza, verde, violeta e preto
Percepção e significado da cor CINZA
Somente 1% dos homens citam o cinza como cor favorita, sendo que 13% dizem ser a cor de que menos gostam. Enquanto isso, mulheres não o classifica como cor preferida e 14% dizem que é a cor menos apreciada.
Psicologia da cor cinza
No contexto da psicologia das cores, o cinza não é quente, nem é frio. Não é mental nem material. Não é feminino nem masculino.
Nada é decisivo no cinza, tudo é vago.
Assim, apesar de ser uma cor que de certa forma combina bem com outras cores, o cinza em si tende a não ser apreciado.
O cinza é a cor onde o nobre branco está sujo e o poderoso preto está fraco.
Quando a fogueira termina de queimar, o resto chamamos de “cinzas”.
Assim, o cinza é considerado a cor da velhice, da decrepitude, do enfraquecimento e também daquilo que destrói a alegria de viver.
O carnaval acaba em uma quarta-feira de cinzas.
Os dias chuvosos são “cinzas”, o que é associado negativamente por pessoas que vivem nas cidades. Para estas pessoas, cinza é a cor do mau tempo.
O cinza também é considerado bruto, grosseiro.
Além disso, esta é a cor que está relacionada aos maus odores, como mofo e coisas em decomposição. Em resumo, cinza é a cor do intragável.
Combinações com a cor cinza
Ao combinar o cinza com outras cores, é possível gerar sensações bem específicas, algumas delas poderosas. Veja nos arranjos abaixo:
A insegurança
cinza, amarelo, rosa, marrom e branco
A modéstia
cinza, branco, marrom e rosa
A insensibilidade
cinza, preto, branco, prata e marrom
O prosáico
cinza e marrom
A monotonia
cinza, marrom e preto
A hostilidade
cinza, preto e marrom
E então, viu como há muito mais sobre cores do que às vezes imaginamos? O uso preciso das cores pode fazer total diferença na composição de uma mensagem visualmente poderosa.
Aproveite para assinar nossa Newsletter e curtir nossas páginas nas Redes Sociais, para não perder outras postagens educativas como esta!
E nos ajude a fazer um blog cada vez melhor, compartilhando essa postagem com amigos e colegas! Até a próxima!
PS: se você quiser se aprofundar ainda mais, não deixe de encomendar o livro da Eva Heller.
Sobre o Laranja:
“…preponderante, por estar próximo de duas cores com muita personalidade: o amarelo e o laranja.”
“Laranja” aqui na ultima linha seria “vermelho”. 😉
Obrigado pela correção, Leandro!
Muito bem Leandro! Deveras com muita atençao ao tema por favor nunca desista.
Muito bom texto.
Só faltou mostrar exemplos práticos de como usá-los no marketing digital, de forma a persuadir o público, com gatilhos que tocam nas dores humanas ou nos maiores desejos.
Estou tentando aprender a usar essas técnicas em banners de anúncios e espero encontrar algum material prático.
Obrigado.