No início o conceito pode parecer pouco intuitivo: uma cor que simboliza um ano.
Porém, quem vem ditando esta tendência é nada menos que uma das maiores autoridades do mundo em cores, a Pantone. Por isso, desde 2000 profissionais de todo mundo passaram a se inspirar anualmente com a já famosa “Cor do Ano Pantone”.
Com a palavra Laurie Pressman, Vice-Presidente da Pantone Color Institute:
“A Cor do Ano Pantone tornou-se muito mais do que uma tendência no mundo do design e da moda; agora é realmente o resultado de uma reflexão e da identificação daquilo que está em falta no mundo atual.”
Laurie Pressman – Vice-Presidente do Pantone Color Institute
Nesta postagem especial, você pode conferir uma retrospectiva das últimas dez cores do ano e também a de 2018, e por que foram escolhidas. Assim, poderá se aprofundar cada vez mais na arte da Psicologia das Cores.
Continue acompanhando para descobrir mais sobre esta história incrível!
2008 – Blue Iris
Um azul-roxo muito equilibrado, Blue Iris combina os aspectos estáveis e calmantes do azul, com as qualidades místicas e espirituais do púrpura. A cor satisfaz a necessidade de segurança em um mundo complexo, ao mesmo tempo em que adiciona uma pitada de mistério e emoção.
Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute afirma que “Blue Iris reúne o aspecto confiável do azul, ressaltado por um matiz forte e inspirador. Em termos emocionais, é firme e meditativo com um toque de magia.”
Assim, procure por combinações artísticas com tons ameixa escuros, marrons avermelhados, amarelos esverdeados, uvas e cinzas.
2009 – Mimosa
No momento de incerteza econômica e mudanças políticas pelas quais o mundo passava em 2009, o otimismo era primordial e nenhuma outra cor expressava esperança e tranquilidade de maneira mais contundente do que a amarela.
Melhor ilustrada pelas abundantes flores da árvore de Mimosa, a cor do ano de 2009 representa as características esperançosas, radiantes e calorosas associadas à cor amarela. Além disso, é muito versátil em combinações com outras cores, com apelo para homens e mulheres.
“Mimosa também fala com o esclarecimento, pois é um matiz que desperta imaginação e inovação”, comenta Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute.
2010 – Turquoise
Combinando as qualidades serenas do azul e os aspectos revigorantes do verde, Turquoise inspira pensamentos de águas tropicais e reconfortantes para fugir dos problemas cotidianos do mundo, ao mesmo tempo em que restauramos nosso senso de bem-estar.
Em muitas culturas, acredita-se que a Turquoise seja um talismã protetor, uma cor de profunda compaixão e cura, e uma cor de fé e verdade, inspirada na água e no céu.
Seja imaginando a cor como um oceano tranquilo que rodeia uma ilha tropical, ou uma pedra protetora que evite espíritos malignos, a Turquoise é uma cor que responde positivamente para a maioria das pessoas.
Em termos de combinações de Cores, adiciona um toque de emoção aos neutros e castanhos, complementa vermelhos e rosas, cria um olhar marítimo clássico a azuis profundos e é uma tendência junto a tons amarelos.
2011 – Honeysuckle
Uma cor para todas as estações, Honeysuckle, ou Madressilva, inspira coragem, confiança, vitalidade. É uma cor nova e corajosa, para um mundo novo e corajoso.
A escolha da Honeysuckle buscou encorajar as pessoas a enfrentarem os problemas diários com entusiasmo e vigor.
A intensidade deste rosa festivo reflete e atrai. Na verdade, essa cor, não a doce fragrância das flores para as quais foi nomeada, é o que atrai colibris para o néctar.
A Honeysuckle também pode trazer uma onda de nostalgia pelo aroma delicioso que lembra os dias despreocupados da primavera e do verão.
Leatrice Eiseman dá a dica: “Em tempos de estresse, precisamos de algo para levantar nossos espíritos. A Honeysuckle é uma cor cativante e estimulante e que aumenta a adrenalina.”
2012 – Tangerine Tango
Tangerine Tango, uma cor laranja avermelhada, fornece o impulso energético de que precisamos para recarregar e avançar.
Reminiscente das sombras radiantes de um pôr-do-sol, Tangerine Tango casa a vivacidade e a adrenalina do vermelho com a amizade e o calor do amarelo, para formar um matiz de alta visibilidade e que emana calor e energia.
Em 2012, o laranja havia crescido em popularidade e aceitação entre designers e consumidores. Assim, o tom Tangerine Tango é um pouco exótico, mas de uma forma muito amigável e não ameaçadora.
Com um toque sensual e energético, a cor consegue se dar bem em várias áreas, tais como a moda, o design de interiores e o design gráfico.
2013 – Emerald
Emerald une elegância e beleza e ressalta sensações positivas de bem-estar, harmonia e equilíbrio. Apesar de o verde ser muitas vezes tido como uma cor fria, o tom esmeralda é animado, radiante e exuberante, chamando facilmente a atenção.
A cor transmite a sensação de autoridade, por estar associada a uma pedra preciosa. Além disso, em muitas culturas e religiões, o verde-esmeralda é associado à beleza, à vida nova, ao crescimento, à prosperidade, à regeneração e à cura.
Simbolicamente, a cor traz a sensação de renovação, clareza e rejuvenescimento, que são muito importantes no mundo complexo de hoje, o que se traduz em um tom poderoso e universalmente atraente para a moda e o design.
2014 – Radiant Orchid
Uma harmonia encantadora de tons magenta, roxo e rosa, Radiant Orchid emana grande alegria, amor e saúde. É um roxo cativante, que atrai com seu encanto sedutor.
Uma sombra moderna e surpreendentemente versátil, Radiant Orchid anima a pele, fazendo com que todos os que a vestem se sintam mais saudáveis e enérgicos. Combinando tons suaves e quentes, o roxo é uma tonalidade atraente para muitos tons de cabelo, olhos e pele.
Muito adaptável, a Radiant Orchid torna-se sedutora quando combinada com vermelho, ousada quando combinada com turquesa ou amarelos claros, e animadora quando combinada com tons neutros, como cinza e bege.
“Um convite à inovação, Radiant Orchid encoraja a criatividade e a originalidade expandidas, cada vez mais valorizadas na sociedade de hoje.”, afirma Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute.
2015 – Marsala
Marsala é o nome de uma cidade italiana na região de Sicilia que produz um vinho fortificado com o mesmo nome. A cor de 2015 tem esse mesmo nome pois sua tonalidade é semelhante à do vinho.
Este tom cordial e elegante é universalmente atraente e se traduz facilmente na moda, beleza e design.
Atraente para homens e mulheres, Marsala é uma cor viva para vestuário e acessórios, que incentiva a criatividade e experimentação. Boa para muitos tons de pele, sensual e sutil.
Dramático e ao mesmo tempo básico, o rico e completo vermelho-castanho Marsala traz calor para os interiores domésticos. O tom mate destaca a natureza orgânica da cor e ao adicionar um brilho, transmite uma mensagem completamente diferente de glamour e luxo.
2016 – Rose Quartz e Serenity
Em 2016, pela primeira vez na história das cores do ano, foi escolhida uma mistura de duas cores.
As pessoas buscam o bem-estar e a consciência como antídotos para as tensões modernas, favorecendo cores que transmitem a tranquilidade e a segurança, cada vez mais necessárias.
Além disso, em muitas partes do mundo, presenciamos uma indefinição entre os gêneros masculino e feminino. Esta abordagem, assim, coincide com movimentos sociais de igualdade de gêneros, com uma geração que não gosta de ser estereotipada ou julgada e uma troca aberta de informações digitais.
Pela primeira vez a Pantone fez um vídeo de divulgação da sua cor do ano, confira:
2017 – Greenery
Greenery é um tom fresco, moderno, amarelo-esverdeado, que evoca os primeiros dias da primavera, quando os verdes da natureza revivem, restauram e se renovam. A cor lembra as folhagens novas e a exuberância da vida ao ar livre.
Greenery é uma cor natural e neutra. Quanto mais envolvidas as pessoas estiverem na vida moderna, maior será o seu desejo inato de mergulhar na beleza física e na unicidade inerente ao mundo natural.
Uma cor que reafirma a vida, Greenery também é emblemática na nossa busca pelas paixões pessoais e nossa vitalidade. A cor simboliza a reconexão que desejamos com a natureza, com nós mesmos e com um propósito maior.
Veja o vídeo de divulgação desta cor do ano:
2018 – Ultra Violet
Finalmente chegamos à cor para o ano de 2018, uma tendência incrível para o futuro!
Um roxo resultante do azul escuro, sendo relacionado aos mistérios do Cosmos, ao que ainda está por vir e às descobertas que estão além do tempo.
Expressão de nuances e carregada de emoção, a cor Ultra Violet simboliza a experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecerem a sua marca única no mundo e a expandir as fronteiras através de soluções criativas.
As qualidades místicas e espirituais também estão presentes. Esta cor sempre foi associada a práticas de expansão da consciência, oferecendo uma base mais elevada para aqueles que buscam refúgio deste mundo super estimulado!
Leatrice Eiseman comenta que o Ultra Violet “evoca a exploração de novas tecnologias e das grandes galáxias, com a sua expressão artística e reflexões espirituais, a intuitiva cor ilumina o caminho daquilo que ainda está por vir.”
Veja o vídeo de divulgação desta cor do ano:
As Cores do Ano Pantone vêm ditando tendências na moda, no design, na produção audiovisual, na arquitetura e em diversas outras áreas de criatividade. Se você gostou desta postagem, não pode deixar de ler este artigo especial sobre a Psicologia das Cores!
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Até a próxima!