Guia sobre como anunciar na TV

Como anunciar na TV
Como anunciar na TV

Então você quer anunciar no mundo mágico da televisão, certo? É bom saber, para começar, que existem vários mitos a respeito do assunto. Por exemplo, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é preciso investir uma pequena fortuna. Um anúncio de 30 segundos no intervalo do Jornal Nacional custa por volta de meio milhão de reais, mas você não precisa ir por esse caminho nem essa é, necessariamente, a melhor estratégia. Quer saber mais? Então confira agora nosso passo a passo para anunciar na TV.

 

É realmente preciso contratar uma agência de publicidade?

A resposta curta é, simplesmente, não! Agências de publicidade fazem um trabalho importante e podem ajudá-lo, é verdade, mas alguns comerciais de TV que você vê por aí são desenvolvidos, efetivamente, por produtoras de vídeo – ainda que intermediados por agências. E há vantagens e desvantagens nas duas opções.

É bom deixar claro que há agências pra lá de talentosas, responsáveis por grandes obras publicitárias – e esse talento, em si, pode ser o diferencial de que você precisa.

Mas um dos motivos que faz com que agências preferencialmente intermedeiem produções de comercais de TV não está em algum diferencial do serviço propriamente dito, mas em uma legislação que determina que agências têm direito a 20% do investimento do cliente feito na emissora, o famoso de Bônus de Veiculação (BV). Ou seja, se o cliente compra 100 mil reais em veiculação junto à emissora, a agência recebe por lei da emissora 20 mil reais. Essa legislação faz com que os grandes anunciantes não paguem absolutamente nada pelo serviço das agências, que se contentam apenas com o BV. Na verdade, existe até uma concorrência entre agências pelas grandes contas e algumas chegam a devolver ao cliente parte do BV que recebem.

Dessa forma, esse é o cenário preferencial para anunciantes grandes ou recorrentes, pois suas verbas de mídia permitem que eles contratem excelentes agências pagando apenas o aluguel na grade da emissora.

 

Você deve estar se perguntando:
É a mesma coisa para empresas pequenas e médias?

A resposta é: na maior parte dos casos, não.

Se você não for realizar um investimento alto na grade de propagandas da TV, apenas o BV provavelmente não será suficiente para remunerar a agência. Por isso ela irá cobrar pelos próprios serviços, pelos honorários da produtora que vai fazer o vídeo e pelo aluguel na grade da emissora normalmente.

Dessa forma, a tendência é ser mais fácil e barato contratar diretamente o horário na emissora e o serviço da produtora, pois são apenas dois fornecedores e com eles você terá uma margem de negociação melhor. No caso das emissoras, isso vale principalmente se a sua campanha for local ou no interior.

Um ponto que é interessante observar é que, embora haja algumas agências de publicidade muito talentosas, a grande maioria das agências de pequeno e médio porte não fazem ou fazem apenas raramente comerciais de TV. Como no Brasil os grandes anunciantes ficam concentrados em agências específicas e também em regiões do país específicas, as agências pequenas e médias acabam trabalhando mais em outras mídias, como impressos e web, acumulando uma experiência muitas vezes limitada na produçao de comerciais de TV.

Um último ponto é que agências de publicidade em geral preferem trabalhar com clientes fechando contratos de médio e longo prazo, as famosas “contas”. Isso significa que para realizar uma propaganda muitas vezes avulsa, terá que contratar um plano de marketing mensal, o que pode não ser a melhor opção para clientes de pequeno e médio porte.

 

Como contratar propaganda na TV

Se optar por não contratar uma agência, você irá veicular uma propaganda de TV de forma avulsa, ou seja, você produz o seu vídeo por meio de uma produtora de vídeos e, depois, veicula essa propaganda na emissora de sua escolha. Nesse caso, o primeiro passo é discutir com a produtora de vídeo as melhores opções para atingir o público-alvo, qual horário ideal de veiculação e formato adequado para a campanha. Pode ser interessante fazer um levantamento prévio de custos na grade de TV para ter uma noção quanto à viabilidade do projeto, o que você cota diretamente com as emissoras.

Produtoras de vídeo experientes possuem expertise para criar e realizar comerciais de TV, pois estão acostumadas a lidar com marketing não só em propagandas de TV como também em vários outros segmentos do mercado audiovisual. Não raro, ainda que você contrate uma agência, é a produtora que irá realizar o comercial – do conceito à entrega final.

 

Dicas para escolher o melhor horário na grade

Entenda que nem sempre o horário nobre é a melhor opção. Dê preferência para programas que tenham o perfil específico que você quer atingir, para maximizar os resultados. Propagandas para públicos difusos também geram resultados difusos.

As cotações variam muito se a veiculação for local, regional ou nacional. E fique atento, ao contratar o horário no canal de televisão, em geral vale mais a pena você contratar várias veiculações locais simultâneas do que uma regional, pois o seu poder de negociação é maior.

Um recado importante: legalmente, a produtora de vídeos não pode contratar espaço na TV. Portanto, você mesmo precisa cuidar da negociação com os canais.

 

Preciso fazer o registro do comercial na Ancine?

Como bem se sabe, o Brasil é um país burocrático. Cabe à produtora de vídeos registrar devidamente o comercial de TV na Agência Nacional do Cinema (Ancine). Mesmo quando a propaganda é feita via agência publicitária, em geral é mesmo a produtora que registra o comercial, por isso produtoras acostumadas a realizar propagandas de TV conhecem bem esse trâmite, mas é interessante que você pergunte previamente se o registro está em dia pois do contrário a emissora irá recusar o material.

 

Como sei se deu certo?

O que é o sucesso? Você nunca vai saber se não tratar de medi-lo. Antes de definir o orçamento da campanha para a TV, você precisa saber o que espera dela — como aumentar as vendas em 50%, por exemplo. Só assim você poderá saber, no fim das contas, se ela funcionou.

Também é uma boa pedida publicar o mesmo anúncio em outras mídias, como no Facebook, no YouTube e no site da sua empresa. Essas mídias contam com várias ferramentas, tanto gratuitas quanto pagas, para aumentar o sucesso de sua campanha de TV.

Além dos anúncios digitais propriamente ditos, as campanhas on-line também oferecem boa plataforma de estatísticas e métricas para conhecer melhor o perfil do público que está assistindo. Consulte a sua produtora de vídeos quanto às melhores oportunidades de marketing digital através do vídeo.

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