3 dicas poderosas para estratégias de Video Marketing

3 dicas de ouro para uma estratégia de video marketing dar certo

3 dicas de ouro para uma estratégia de video marketing dar certo

Que fazer vídeos para turbinar o marketing de uma empresa é um investimento valioso você já sabe, certo? Afinal, além de ser o formato preferido do público, o video marketing é, hoje, a melhor maneira de atrair e encantar uma audiência de uma maneira verdadeiramente engajante. Mas se você acha que para colher os louros do video marketing basta simplesmente criar vídeos está muito enganado!

O sucesso da iniciativa está diretamente condicionado a uma estratégia bem estruturada, com objetivos definidos e alinhados às necessidades da empresa, além de um público-alvo delimitado e conteúdo coerente. O roteiro e a abordagem também precisam ser finamente elaborados e, claro, com métricas e indicadores de performance estrategicamente escolhidos para a devida mensuração dos resultados.

Por esse motivo, é interessante contar com profissionais acostumados a fazer video marketing para chegar aos plenos objetivos do projeto lembre-se: há uma grande variedade de possibilidades. E aqui vão três dicas de ouro para dar direção à sua estratégia de vídeo marketing:

Produza vídeos realmente interessantes

O video marketing encerra em si o poder de atrair e engajar. Isso é fato e há inúmeros dados que comprovam, por exemplo, que os vídeos melhoram seu tráfego orgânico, atraem a atenção do público e ajudam bastante nas vendas. Porém, o simples fato de fazer videos não representa sucesso garantido. Esse tipo de material precisa, em primeiro lugar, ser realmente relevante para o público-alvo, e, para isso, é necessário apresentar informações que sejam úteis, emocionantes, interessantes e assim em diante.

Isso significa que ter uma estratégia de video marketing é, em primeiro lugar, falar com um público muito bem definido. Não tente abraçar o mundo logo de cara, pois o mundo é grande. Fale para pessoas com as quais realmente é interessante criar um relacionamento duradouro e invista em conteúdo em vídeo de acordo com os interesses desse público, suas dúvidas, expectativas, problemas.

Pensando dessa maneira, não será difícil definir junto à produtora de vídeos o estilo de design e de roteiro adequados.

Amplie o poder do marketing já presente

Ao criar vídeos bem elaborados e coerentes com o público, é natural que os resultados apareçam de maneira estável ao longo do tempo. Mas uma boa forma de começar é pensar em vídeos que irão turbinar os canais de marketing que já estão implantados. Quer exemplos? Um vídeo para apresentar uma empresa no Youtube deve ser usado também na página inicial ou na página de “quem somos” do site. Os vídeos sobre temas de interesse geral do público (topo de funil) devem ser postados no blog e nas redes sociais, em uma estratégia de marketing de conteúdo em vídeo. E sempre que for conveniente os vídeos devem ser enviados em toda comunicação via email.

Enfim, há muitas maneiras de usar vídeos para uma empresa decolar, o importante é usá-las para que o processo de estabelecer uma estratégia vencedora de vídeo marketing traga resultados desde o início, colocando em harmonia os departamentos de marketing e de vendas – e também o financeiro da empresa.

Defina os objetivos e o que é preciso medir

Aquele velho ditado que diz que, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve também vale para video marketing! Sem definir as métricas que fazem diferença e acompanhá-las, não há clareza sobre os resultados que a estratégia está trazendo, será difícil realizar ajustes de rota e, em última instância, haverá dificuldades para justificar a manutenção ou ampliação do investimento com o passar do tempo.

Para falar em objetivos de uma empresa, é bom deixar claro que qualquer estratégia de marketing precisa ter um, e somente um objetivo final, que é turbinar os lucros da operação, seja em curto, médio ou longo prazos. Mas para chegar a esse resultado, quais métricas são importantes? Em qual ponto do funil você espera que os vídeos irão ajudar? Será na hora de atrair potenciais clientes? Será na qualificação dos contatos? Ou você quer que os vídeos ajudem a fechar vendas? Ou ainda, pelo outro lado, é interessante diminuir os tickets de suporte através de vídeos? E fidelizar os clientes atuais? Qual mix dos resultados anteriores é desejável?

Nós sempre gostamos de frisar para todos que nos questionam: a maior contribuição de longe que um cliente dá a qualquer projeto de comunicação é no momento de definir as metas. E um time de comunicação realmente competente deve sempre estar em sua melhor performance ao trabalhar de maneira incessante para alcançar essas metas. Pois apenas o cliente é capaz de dizer, dentro de sua sensibilidade de lucro, qual resultado será satisfatório para ele.

Das três regras de ouro que preparamos, esta conclusão sozinha talvez seja a mais importante de todo o processo: o responsável pelo marketing ou dono da empresa, antes de partir para a produção, deve ter em mente quais são os objetivos específicos do video marketing, externalizar esses objetivos de maneira clara junto à produtora de vídeos e depois acompanhar o andamento dos números que forem importantes no contexto destes objetivos.

E então, pronto para criar uma estratégia de video marketing matadora? Ficou ainda alguma dúvida? Comente e compartilhe seus questionamentos abaixo! Participe!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTAGENS POPULARES

Postagens relacionadas

Posts relacionadas

0
Would love your thoughts, please comment.x